Menu

6.2.23

Ilha de Naxos: Grécia

A ilha de Naxos na Grécia

A Ilha de Naxos é uma das quatro ilhas gregas do Mar Egeu, pertencente ao arquipélago das Cíclades.que você vai adorar conhecer, e passar dias tranquilos.
Camping Selvagem
Confira dicas para organizar sua viagem e saiba o que esperar quando visitar essa ilha grega paradisíaca. Quando se pensa em conhecer as ilhas gregas pouca gente pensa em ilhas alternativas e menos turísticas.

As praias de lá são perfeitas, mas por algum motivo Naxos não é uma ilha que seja favorita. Provavelmente por ter mais cara e clima de “cidade grande”. 
Além disso, Naxos é bem mais turística que Paros, Antiparos e Folégandros, ilhas conhecidas até então. 
Tudo era mais cheio, mais caótico e mais bagunçado. 
Com uma ilha tão grande é difícil decidir o que fazer, onde ficar e acampar em Naxos, então vamos deixar aqui algumas dicas.

Clima na Ilha de Naxos

O tempo não fica muito ruim em Naxos (nem em nenhuma outra ilha), mas durante 2 ou 3 dias acontece de o mar ficar muito agitado, com vento muito forte. Nesses dias, é bom ficar mais tempo relaxando no camping, já que é quase impossível entrar na água.

O Que Fazer na Ilha de Naxos


Maragas Beach

Essa é a praia que é bom acampar e se hospedar (falaremos sobre hospedagem mais adiante) e onde passar a maior parte do tempo. Água calma e cristalina, areia branquinha e algumas opções bem interessantes de bares e restaurantes na beira mar.

Ayia Anna Nudist Beach

A menos de 1km de Maragas fica a Ayia Anna, uma praia de "nudismo". A caminhada até lá é bem tranquila, algumas partes pela rua e outras por uma passarela de madeira que passa por sobre a areia e alguns trechos de vegetação. 
Não tiramos fotos porque a praia estava bem cheia, e não queríamos arriscar desrespeitar algum banhista.

Iria Beach

Praia de mar um pouco mais agitado, logo depois da praia nudista. O legal ali são os vários bares e restaurantes com mesinhas bem perto da água. Bem agradável para o pôr-do-sol.

Templo de Apollo

Para explorar um pouco mais da ilha, no final de tarde, pegue um ônibus até a cidade. Essas fotos incríveis foram tiradas do Templo de Apollo, cartão-postal de Naxos, que fica ao lado do porto.

O pôr-do-sol ali é incrível, mas deve ser também ótimo ficar durante o dia, para tirar mais fotos da cidade. A parte histórica, que é esse amontoado de casinhas brancas, tem até um castelo bem no alto.
Ao lado do templo de Apollo tem um pedaço de praia onde dá pra se banhar, embora não seja muito convidativo. Quando passamos até que tinha bastante gente.

Centro de Naxos

Caminhar bastante pelo centro da cidade, principalmente à noite, é encontrar muitas ruas lindas e agradáveis, mais pro alto da cidade, onde menos turistas chegam. Perto do porto tem um calçadão beirando a água, é ali que fica a maior parte dos bares e restaurantes. 
É muito legal chegar no fim da tarde e achar um happy hour pra assistir um pôr-do-sol inacreditável de bonito.

Onde Ficar na Ilha de Naxos

Naxos é uma ilha imensa, com várias cidades espalhadas. O nome da “capital” da ilha também é Naxos e é onde chegam os barcos, para quem quer conhecer uma praia diferente a cada dia, ficar em Naxos com certeza facilita o transporte.
Como se você estiver num ritmo de viagem supertranquilo, acampando e cozinhando sua própria comida, opte por ficar na praia Maragas.

Maragas Beach

Não fique preocupado com o camping ser tão longe da cidade. Porque depois perceberá que é melhor assim. Ficar num local bem mais tranquilo.
Lá é possível encontrar hospedagem de todo tipo, inclusive uns lugares maravilhosos com piscina de frente pra praia, como o Aegean Land.


Iria Beach

Todas as praias perto da Maragas também são interessantes para se hospedar. Na Iria Beach há mais estrutura, inclusive um pequeno centro com lojas e restaurantes, e fica um pouco mais perto de Naxos. Uma opção bem legal é o Aggelikis Diamond e Klimatario Studio (econômico).

Camping na Ilha de Naxos

O clima em setembro é absolutamente perfeito para acampar nas ilhas gregas. Não há sequer uma gota de chuva em nenhuma das ilhas. 
Os campings possuem ótimas estruturas e sempre são mais econômicos que outros tipos de hospedagem.
Algumas vezes foi difícil encontrar informações sobre camping. 

A pesquisa era basicamente no Google e no Google Maps: só dar um zoom na ilha e escrever “camping” na caixa de pesquisa, e o Maps vai te mostrar todos os campings que estão naquela área do mapa.
Também é importante ficar atento às datas de funcionamento dos campings, pois alguns encerram a temporada já no meio do mês de setembro. Quase todos os campings tem barracas para alugar.

Camping Maragas

O camping é imenso, com muito espaço na sombra, várias cozinhas bem equipadas e banheiros bem limpos. Mesas e cadeiras disponíveis para os campistas.

Fica a 6,5km do centro de Naxos, na praia Maragas, o que não é uma má localização, já que no centro não tem praias, possui um bar/restaurante dentro, um mercadinho e um outro restaurante ao lado, que oferece desconto para os campistas. 
Para ir à cidade há ônibus frequentes até o começo da madrugada.

Seguro Viagem Para a Grécia

Em alguns países do mundo a contratação de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Esse é o caso da Grécia.

E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19! Dá para viajar bem mais tranquilo assim.

Nas viagens é bom sempre utilizar o site Seguros Promo, porque ele dá a opção de escolha entre várias seguradoras com cobertura de despesas médicas e de bagagem extraviada. E o preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem.

Saiba o que precisa para viajar para Europa

Muitas pessoas levam anos planejando uma viagem e precisam colocar tudo na ponta do lápis para saber o que precisa para viajar para Europa. Confira o que é obrigatório:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite;
  • Comprovante de capacidade financeira;
  • Seguro viagem;
  • Passagem de retorno.

Não há voo direto do Brasil para a Grécia. 

Você precisará fazer conexão em uma das cidades da Europa. A maioria das companhias aéreas tem voos saindo do Brasil até Atenas, fazendo conexão em suas capitais. Exemplo: São Paulo/Roma/Atenas. Ao chegar em Atenas será preciso pegar um voo interno ou ferries (balsas) até a ilha desejada.


Como se locomover entre as ilhas gregas?

Transporte público: algumas ilhas têm transporte público. Mas são poucos horários de ônibus, que acabam ficando cheios e não exploram muitos locais;

Ferryboat: é possível fazer o passeio entre as ilhas de balsa. As embarcações são bem confortáveis;

Avião: saindo de uma ilha até outra, pode pegar um avião. Porém, é sempre necessário fazer conexão em Atenas;

Cruzeiro: você também pode escolher um cruzeiro marítimo entre as ilhas. Mas o período que ficará em cada uma delas será curto, o que pode tornar o passeio inviável;

Carro: alugar um carro é uma das melhores opções, pois dá bastante liberdade para ir e vir quando quiser e você encontrará preços legais.

Trem: Tem poucas linhas e horários mas atende a quem vai conhecer a parte continental.

Documentos necessários para viajar para a Grécia:

Os turistas brasileiros não precisam de visto para ir à Grécia.

Você pode entrar no país portando o seu passaporte, com prazo válido de, no mínimo, 3 meses depois da saída da Europa e permanecer pelo período de até 90 dias.

É necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter no país como turista no período da sua viagem e levar os comprovantes de hospedagem, que podem ser solicitados.

É preciso fazer a contratação de um seguro viagem para Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para viajar para a Grécia e em quase todo o continente.

A medida é estipulada por conta do Tratado de Schengen, um acordo que permite a livre circulação pela área Schengen, e que tem como um dos seus requisitos o seguro viagem.

Se alugar um carro, a CNH do Brasil é aceita para dirigir por lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário