Menu

22.1.24

Praia Aventureiro RJ

Praia de Aventureiro na Ilha Grande

A Praia de Aventureiro segundo muitas opiniões é o local mais paradisíaco da Ilha Grande, com deslumbrantes paisagens.
Camping Selvagem
Resistente a décadas sem alterar suas características, é o lugar para ouvir o som das ondas e curtir a luz de lampião, velas, ou ao luar. 
Aqui o tempo parece que quase parou, o que notamos ao observar sua modesta vila de pescadores que guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 moradores.
A praia de Aventureiro apresenta cerca de 500m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado, exceto na extremidade esquerda de quem chega pelo mar, onde existe um pequeno cais para atracação.

No lado esquerdo de quem olha do mar, está o coqueiro mais famoso da Ilha Grande, o “coqueiro deitado” que é cartão postal da praia de Aventureiro e da Ilha Grande, no local também existe uma pequena piscina natural.

A praia de Aventureiro é muito procurada por surfistas que chegam em grupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. 
Existe dois mirantes em Aventureiro, o da Espia, ao lado esquerdo de quem chega no cais, onde há uma escada de corda que conduz ao topo da pedra mais alta da ponta do Aventureiro.

O outro é o mirante da Sundara acessado por uma trilha em subida, que parte também próximo do cais, são cerca de 20 minutos de subida, mas o visual vale a pena, abrangendo grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande. 
A praia vizinha, uma extensão de Aventureiro é chamada de praia do Demo, esta não tem habitações.

Seu nome "Aventureiro" faz sentido porque nem sempre é fácil chegar até lá. 
Quando o mar está de ressaca não é aconselhável navegar fazendo a travessia das “temíveis” pontas do Drago e Meros. 
Nessas circunstâncias o único jeito para se chegar em Aventureiro é caminhando a partir da Vila de Provetá.


Como chegar em Aventureiro:

Aventureiro é uma praia que faz parte da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Para chegar até lá, pegue a estrada do Rio até Angra dos Reis (para quem vem do Rio) e depois 2h de barco até Aventureiro. 
Tem também a opção de ir com a lancha rápida que leva 40min, mas custa o dobro do preço.

De barco ou lancha desde Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba ou Angra dos Reis. 
Ou caminhando pela "Trilha T9" que inicia no fim da Praia de Provetá. 
A T9 pode ser considerada de dificuldade média para alta. 
Trechos de grande declividade, mata fechada e descampados.
Pouquíssimos barcos estão autorizados pela Capitania dos Portos para transportarem turistas até Aventureiro, já que se trata de percurso em mar aberto. 
Quando o mar está muito bravo por motivo de vento ou ressaca o transporte marítimo é inviável.

Então, se você tem dia certo para retornar, tome isso em consideração, porque pode acontecer de ter que sair no dia anterior, fazer a trilha para Provetá que é uma das mais difíceis da Ilha Grande, e dormir em Provetá para pegar um barco no outro dia de manhã cedo.

Autorização

A Praia do Aventureiro está localizada no sudoeste da Ilha Grande e para chegar até lá não é tão simples. O nome “Aventureiro” faz sentido, já que é uma aventura chegar lá, principalmente em dias de mar agitado.

Não se esqueça de que há um número máximo permitido de pessoas para acessar a localidade, portanto você deve se cadastrar pessoalmente na Prefeitura de Angra dos Reis (levando identidade) antes de ir a Aventureiro, principalmente no Reveillon, Carnaval, mês de janeiro e dias de feriados prolongados.

Como pegar autorização

Antes de mais nada, você precisará pegar uma autorização no TurisAngra (na Prefeitura), o centro de informações turísticas da cidade. Isso porquê a praia faz parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), com a intenção de proteger o patrimônio natural e cultural da região, além de garantir a permanência exclusiva da população nativa de lá.

O número máximo de pessoas permitido na praia é de 560 por dia. 
Aqui vai uma dica: em feriados grandes como Carnaval e Reveillon, a praia fica lotada, então se você quiser garantir o seu lugar e não perder a viagem, chegue bem cedinho para pegar a sua autorização.

Nesses dias, como o Reveillon por exemplo, aparece muita gente sem autorização na praia, e com certeza deve estar acima do limite de pessoas permitidas. 
Você pode arriscar e ir direto sem autorização, mas, corre o risco de ter a fiscalização do INEA e você ter que ir embora. 
Nunca soubemos de ninguém que tenha passado por isso, mas fica aqui o aviso!

Estrutura

Aventureiro é uma praia, não é uma cidade. Ao longo da orla tem vários campings, uma igrejinha, uns 2 restaurantes e poucas casas nos locais. 
Não tem hotel, não tem luxo. A maioria das pessoas vai para acampar, mas alguns dos campings também oferecem quartos privativos.

Por lá não tem sinal de celular e o wi-fi é escasso. É um lugar para se desconectar e curtir os dias off-line. Os restaurantes são supersimples, a maioria com cadeiras na beira da areia mesmo. 
É tudo muito familiar, humilde e rústico. À noite só tem energia elétrica nos campings – que normalmente não ficam ligados a noite toda.

Essa simplicidade combina perfeitamente com o lugar. Seria até uma afronta montarem uma megaestrutura ou um resort em um lugar como Aventureiro. 
O atrativo é a natureza e a grande vantagem é ser uma praia praticamente intocada. 
A natureza selvagem é a protagonista. 
De um lado o mar cristalino e do outro a Mata Atlântica. Para realmente sentir essa energia, a melhor coisa é acampando mesmo!

Escolhendo o camping

O barco atraca no deck que fica no canto direito da praia. Como os campings são dispostos ao longo da praia, as pessoas vão se acomodando pelo caminho. 
O primeiro camping sempre é o mais lotado porque muita gente já chega pegando lugar. 
Se você for andando pra dentro e pegar um camping que não fica na beira da praia, ele provavelmente será mais barato.

O camping mais famoso da praia (ou um dos mais famosos) é o Camping do Luis. 
Ele é o último da praia, fica no canto esquerdo. 
A estrutura dele é realmente boa, tem wi-fi pros hóspedes, chuveiro quente e chuveiro frio, quartos privativos e restaurante. 
Mas também, se prepare, é o mais caro.
No camping ao lado do Luis, fica o chamado Camping Nas Ondas; É pequeno, mas sendo todo coberto de árvores a barraca não fica no sol e nem muito exposta. 
Tem um banheiro, um chuveiro fechado e dois chuveiros abertos (no estilo Big Brother) e uma cozinha.

Mas se você não quiser acampar, não precisa dormir em Aventureiro para conhecer a praia. 
Aventureiro é só uma das praias da Ilha Grande "a ilha é imensa". 
Você pode se hospedar em outra parte da Ilha, como Abraão, e fazer um passeio de barco que pare em Aventureiro.
O passeio mais clássico é o “volta da ilha” onde você vai parando nas principais praias de toda a ilha. Nesses passeios, você vai ter cerca de 1h em Aventureiro para conhecer.


Também não há pousadas e hotéis na Praia do Aventureiro. Algumas pessoas ficam hospedados em campings mesmo, ou em quartos simples das casas de moradores.
Alguns campings são simples, mas a maioria tem chuveiro com água quente e cobertura para as barracas. 
Pra quem fica preocupado em ficar sem bateria, dá para pagar para carregarem seu celular.
Apesar de haver algumas suítes e casas para alugar, o camping continua sendo a forma mais procurada de hospedagem na região. 
O preço médio da diária dos campings é boa por pessoa. No verão o preço sobe, e a taxa de permanência não pode ser cobrada, pois não está prevista em lei.

Alguns campings são simples, com chuveiros de água fria e apenas árvores para proteger as barracas. Mas, a maioria dos proprietários estão mais atentos no quesito conforto, oferecendo mais sanitários, duchas de água quente e cobertura das barracas para dias de chuvas. 
Alguns campings também oferecem a comodidade de alugar a barraca com roupas de cama e banho.

Estes são os campings em Aventureiro:

Camping Menino da Canoa – É um dos mais frequentados da praia do Aventureiro, mais conhecido como camping da Neneca, possui excelente localização (primeiro nas areias da praia) é um dos mais estruturados do Aventureiro. 
Aberto em qualquer época do ano, possui capacidade para atender 45 pessoas. Dispõe de gerador, ampla área arborizada com parte coberta, cozinha com pia, fogão e panelas, área para lavar roupas e higiene pessoal, sanitários e duchas com água quente e fria.

O restaurante da Neneca oferece pratos simples, mas saborosos com arroz, feijão, peixe ou frango e salada ou fritas por um preço acessível. Também oferece bebidas em geral e café da manhã com vários itens a sua escolha.

Camping do Ferreira – Oferece ampla área coberta e excelente localização em Aventureiro. É um dos mais tradicionais da praia. Fica localizado no centro, um pouco antes da igreja. 
Possui capacidade para atender 45 pessoas e dispõe de cozinha com fogão e utensílios, 06 sanitários e 02 chuveiros sendo 01 com água quente e área para higiene pessoal.

Para sua segurança e conforto, o camping é totalmente cercado e coberto, possui pontos de energia (gerador ligado de 18 às 22h), filtro de água e churrasqueira. 
Também oferecem pranchas de surfe, caiaque, frescobol e bola de futebol sem custo. Diárias especiais por pessoa (fora dos feriados), e preços para períodos prolongados e baixa temporada.

Camping do Valdomiro – É um recanto agradável e acolhedor situado no Aventureiro. Simplicidade, simpatia e excelente atendimento para os turistas que desejam conhecer a praia. 
Está situado no centro da praia, cercado de árvores frutíferas e plantas medicinais.

O camping é coberto e possui capacidade para atender até 30 campistas com diárias por pessoa (fora de pacotes e feriados). Oferece cozinha com fogão e utensílios, área para lavar louças e fazer a higiene pessoal, sanitários feminino e masculino e 01 ducha com água quente.

Para seu maior conforto, o camping do seu Valdomiro possui gerador (19h às 22h) e aluga barracas com roupas de cama e banho.

Camping da Larissa – Possui capacidade para atender 15 campistas. Está situado perto da igreja de Santa Cruz, bem no centro da praia do Aventureiro. 
Um recanto agradável onde o campista será muito bem atendido. Oferece cozinha com utensílios e pia e 01 banheiro com 02 duchas, sendo 01 com água quente.

Também servem café da manhã, lanches e açaí e alugam pranchas de surfe e stand up, caiaques e equipamentos de snorkel. Tudo para o seu conforto e lazer.

Camping Caiçara – É mais uma das opções de hospedagem, também conhecido como camping do Naldo, é mais uma boa opção para quem deseja curtir a Praia do Aventureiro com simplicidade. 
A estrutura do camping oferece cozinha completa e banheiro, além de uma ampla área verde que comporta até 15 pessoas.

Também tem uma embarcação para 14 passageiros e uma quitinete com um quarto (cama de casal), banheiro privativo e cozinha completa, pronta para usar.

Camping do Luis – É um dos mais conhecidos e estruturados em Aventureiro. Localizado ao final da praia, o Camping do Luis possui uma área para 45 pessoas. 
Cozinha coletiva com fogão (traga seus utensílios) e pia, banheiros com duchas quentes e frias e 04 sanitários estão à disposição dos campistas.

O camping também dispõe de restaurante que serve pratos simples, bebidas geladas e café da manhã. 
O PF (prato feito) é a principal refeição e acompanha arroz, feijão, fritas ou salada e uma carne (peixe, calabresa ou frango). Pagamento em dinheiro. 
O camping do Luis aluga barracas de camping e pranchas de surfe e stand up padle. Possui gerador.

Camping do Digão – É um local simples e acolhedor localizado na praia do Aventureiro. 
É o mais novo meio de hospedagem. Um lugar bem tranquilo, que fica a menos de cinco minutos da praia. 
Recém-autorizado pelo INEA, o camping conta com espaço arborizado  e estrutura com dois banheiros com sanitário e dois chuveiros, sendo um deles com água quente e uma cozinha equipada com fogão, panelas, pratos, talheres e etc.

Também aluga quartos e disponibiliza barco para a travessia (Angra dos Reis X Aventureiro).

Outros campings em Aventureiro são:

Camping do Nezinho, Camping do Verti, Camping do Ruben, Camping do Mario, Camping do Clementino, Camping do Roseno, Camping do Ita, Camping do Seu Zé, Camping do Benedito, Camping do Luciano, Camping do seu Jorge e Camping do Adilson.



Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário