Menu

12.1.24

Litoral Rio-Santos

Litoral da Rio-Santos entre praias e serras

Camping Selvagem
Como chegar - Pela RJ-101, a Rio-Santos alterna trechos de serra com outros perto da praia. Nas imediações de Parati a pista tem ondulações. A estrada sofre repetidas erosões e quedas de barreira (quando chove) até Mangaratiba.
Nas proximidades de pontes e viadutos, o motorista deve ficar atento com os degraus formados pelo desnivelamento do asfalto. 

O que ver na Rio-Santos?

Nas curvas da estrada de Santos "ou melhor" no litoral da Rio-Santos você encontra:
Passeios de escuna em praias e ilhas, mergulhar em Parati, Angra, Ilha Grande. 
Visite também as construções históricas de Parati e não deixe de visitar o Rio de Janeiro.
Para aproveitar melhor as praias, os meses de verão são mais adequados (mas durante as férias pode haver congestionamentos e, as vezes, falta de água).
Acampar ao longo da Rio-Santos – de Parati até a Barra da Tijuca – pode ser muito mais que apenas desfrutar algumas das paisagens mais lindas do litoral brasileiro, com praias, serras, baías, enseadas, o verde das matas e o azul de um mar pouco atingido ainda pela poluição, além das ilhas, praticamente uma para cada quilômetro: só Angra dos Reis, no Rio, se orgulha de possuir mais de 400 delas.

Mensagem aos campistas naturalistas (selvagem):

Percebe-se, em determinadas praias, um mal-estar contra os campistas, traduzido não somente em placas (é proibido acampar), como no relacionamento com os frequentadores naturais. 
Eles se queixam do estranho comportamento dos campistas, “mais do que estranho, inesperado, pois, ao que tudo indica, são pessoas de nível social e econômico acima da média”.
E explicam a sua animosidade: a poluição deixada pelos campistas não fica nada a dever à dos farofeiros (os excursionistas de ônibus), dentro do princípio do “se dane, também a gente não volta mais aqui”.

O que não é verdade: 

Aos campistas; eu sei que não é fácil para nós, então, aquele nosso conselho: assim que dobrada a barraca e tudo colocado no carro. 
Abra um buraco perto de onde acampou e jogue nele o que restou (coisas perecíveis é claro; como ex: resto de alimentos) de dias de descanso e lazer; e levar de volta tudo o que for como lixo urbano; como garrafas, latas, plásticos, etc. 
E deixar tudo como estava antes. Para quando voltarem – "pois sempre um dia se volta" – serem bem recebidos.
Leia mais em.. As regras do camping selvagem

Parati

Fundada no fim do séc. XVI, preserva no Centro Histórico um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos do país. Durante o período colonial, Parati - "viveiro de peixes" em tupi-guarani - foi um florescente centro comercial e exportador de ouro das Minas Gerais. 
A cidade tanto conservou a arquitetura e o aspecto dessa época que hoje está parcialmente tombada pelo Patrimônio Histórico.

Parati junta a atração de uma natureza privilegiada; há belas praias e passeios às várias ilhas.
Quem está procurando sol e areia não deve deixar de visitar a Vila de Trindade, onde estão as melhore praias (de mar aberto) e piscinas naturais.
Na Vila de Trindade, há ainda praias quase isoladas, povoadas somente por vilas de pescadores, uma delas é a Praia do Sono, que possui uma extensa faixa de areia branca, águas claras e deserta, e vale um acampamento selvagem nela.
parati
Vale a dica: gaste um pouco do seu tempo perguntando sobre preços e como encontrar alguns produtos, como gás, alimentos e bebidas, pois existem várias opções. A diferença pode compensar em seu bolso.

Vila de Trindade

Conheça as praias e cachoeiras da simpática vila de Trindade no RJ

Como chegar

Para quem vai até Paraty siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Ubatuba SP e no Bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente desça a serra até chegar na vila. 

Se você está indo de Ubatuba para Trindade siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Paraty RJ, fique atento logo após passar a divisa do Estado de São Paulo com o Rio de Janeiro.
No bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre a direita por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente e desça até chegar a vila, ande por alguns metros assim que chegar na Vila.

O que ver em Vila de Trindade?

Localizada no município de Paraty no litoral sul do Rio de Janeiro, a simpática vila de Trindade está em uma religião tranquila, onde a natureza preservada se torna o principal atrativo. 
Um dos poucos locais no País onde ainda existe uma grande faixa da Mata Atlântica intocada, com suas árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante.

O ambiente em Trindade é bem rústico, com restaurantes, campings e pousadas espalhadas pela vila e pelas principais praias, todas com acesso fácil. 
As praias mais próximas a vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. 

Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes e o turista necessita realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo da vila.
Outros atrativos naturais como a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole também valem a visita. Assim podemos definir Trindade como um destino turístico para quem não liga para requinte e prefere o contato rústico com a natureza. 
Na vila não há caixa eletrônico de banco e o posto de gasolina mais próximo fica a cerca de 11 km na estrada, sentido Paraty.

Praia do Cepilho

Paraíso dos surfistas, a praia do Cepilho tem muitas ondas e correnteza forte. Não é muito indicada para banho. 

Piscina natural Cachadaço

Protegida do mar aberto por grandes pedras, a piscina natural do Cachadaço é indicado para quem pretende praticar o snorkeling, pois além de águas calmas, encontram-se peixes de várias espécies e cores.

Praia do Meio

É também considerada uma das praias mais lindas de Trindade, sendo interrompida por uma formação rochosa de onde é possível ver as outras praias da cidade e o mar aberto. Não possui uma estrutura turística muito completa, contando com bares e com área para camping. Porém, é indicada como um lugar para se comer bem.

Praia do Cachadaço

A praia possuí uma larga faixa branca de areias brancas e mar cristalino. 
O acesso é pela Praia do Meio, por trilha íngreme ou por passagem perigosa pelas pedras. No final da praia é possível pegar a trilha para a famosa piscina natural do Cachadaço.

Cachoeiras e Pedra que Engole

Muito procurada, essa é uma atração muito divertida para os corajosos, pois para ser “engolido”, a pessoa deve entrar em meio as pedras, em uma passagem de água, e escorregar de baixo de uma delas. Próximo existem outras opções com poços de águas cristalinas e pequenas cachoeiras. 
O Acesso pode ser feito por trilha, partindo da Praia do Meio.



Comida típica

Camarão casadinho 

Prato típico da região que pode ser encontrado com facilidade nos restaurantes da cidade. É feito com os grandes camarões rosas preparados dois a dois, em forma de casal, e depois unidos e fritos em óleo quente. O recheio é uma farofa com camarões miúdos.

Campings em Parati

Camping Portal de Parati - Av. Roberto Silveira. Os carros podem parar ao lado das barracas devido a ampla área do camping, que são mais de 13 000 m2. 

Camping e Pousada Marymar - Rua 7 de Setembro. Fica na praia do Jabaquara, localizado à 1500 metros do Centro Histórico de Paraty.

CCB - RJ-4 - Av. Orlando Carpinelli (Praia do Pontal).Em frente à praia, capacidade: 150 barracas.

Em Trindade Parati 

Camping Nascer do Sol - Em frente ao mar na Praia de Fora o camping fica na região central de Trindade.

Camping Menina Flor - Rua da Cachoeira. Está ao lado da Cachoeira e a apenas 100 m da Praia do Meio. Próximo das Principais atrações de Trindade.

Camping Ponta da Trindade - De frente para a praia de Fora, capacidade: 60 barracas.

Camping e Pousada Guaiamum - Rua da Cachoeira. Está ao lado das Cachoeiras e da Praia do Meio. Contato com a natureza ao lado do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Camping Beira Mar - Em frente ao mar na Praia de Fora, fica na região central de Trindade. 

Camping Américo Rosa - Av. Principal. Com vista para o mar e a 15 metros da Praia de Fora.

Camping Alto Astral - Rua da Cachoeira, a 100 metros das cachoeiras e a 200 metros das Praias do Meio, do Canto e Praia do Cachadaço.

Camping do Cepilho - A 50 metros da Praia do Cepilho, com vista para a Vila da Trindade,   camping familiar, com área arborizada em meio à Mata Atlântica. 

Para quem não quer ficar em um camping, está de passagem, com pouco dinheiro, ou outro motivo; há opção das pousadas de preços bem acessíveis. 
Algumas delas:
Refúgio das Caravelas - (Beira Mar) - BR-101 Sul (Praia da Boa Vista).
Pousada dos Navegantes - acesso pelo km 175 da BR-101 Norte (Praia Grande).
Pousada Luar de Prata - V. de Trindade.

Praias - passeios - Parati e Parati Mirim

Para quem gosta de aventuras e enfrentar desafios; a boa pedida é escolher um roteiro mais audacioso em busca do camping selvagem. 
Apesar dos imprevistos repentinos que fazem parte dessa empreitada, Parati reserva momentos de adrenalina para os mais durões e veteranos, encarar as trilhas de horas a pé.
Estas são algumas das praias "outras fechadas ao público" que você pode armar a barraca tranquilo; sabendo que a maioria são praticamente isoladas e selvagens.

Não se engane, pois terá muitas decepções no seu caminho, farão de tudo para colocar uma barreira entre você e a natureza. Seja insistente " a maioria desiste", mas com vontade e sabendo algumas dicas chega lá. Mas isso é bom, faz parte da aventura. 
Então vamos as praias, direção Rio-São Paulo:
Parati-mirim-12
Batanguera - É uma praia deserta, mas em certas épocas torna-se movimentada, com areias escuras em alguns trechos e em outros mais claras. Várias barracas de ambulantes ficam instaladas na areia para vender seus produtos. 
Praia ótima para as férias em família. 
A entrada da praia é feita por um condomínio, sendo necessário autorização para entrar.
Com águas azuis e frias, ondas fortes. Em frente ficam as ilhas de Araraquara, Araraquarinha e o Rochedo de S. Pedro, com parcéis, sendo apropriada para pesca e mergulho.
Prainha - Tem 1,5 km de extensão com areias finas e claras. Águas rasas e límpidas.
Tarituba - De enseada, com águas mornas e mansas.
São Gonçalinho - Estreita, areia grossa, em forma de ferradura e cortada por rio. Em frente fica a Ilha do Breu, vale a pena fazer uma visita.

São Gonçalo - Extensa, com areia branca e águas protegidas pelas ilhas Pelado e Peladinho, está dentro de uma fazenda que solta o gado para pastar perto da praia. Não é permitida a entrada pela fazenda. 
É bom desistir, para você não se aborrecer.
de Iriri - Dentro dos limites da fazenda, é praticamente deserta, ladeada por costões e com mata nativa ao fundo.
Humaitá e Taquari - Orla estreita, cortada pelo Rio Taquari, que as divide.
São Roque, Barra Grande, Jundiaquara, Graúna e Engenho Velho - Praias ocupadas por fazendas pertencentes a empresas e de acesso interditado ao público. 
Em frente à Graúna está a Ilha do Ventura, com praia onde se pratica o nudismo!.
Prainha e Grande - A Grande tem fundo lodoso e sem ondas. À esquerda, uma trilha (15') leva à Prainha, de areia fofa e águas transparentes.
Ilha do Araújo - Em frente ao Saco Grande, tem praias de águas verdes a leste (Salvador Moreira e Brava) e a oeste (Pontal e da Tapera).

Barra Grande do Corumbê e Corumbê - Ambas com águas mornas, de fundo lodoso. Já em Barra Grande existem piscinas naturais de água doce e ducha.
Jabaquara - Urbana. Tem águas mansas e lama medicinal, mas não é boa para banho (muito lodo).
Pontal - No Centro de Parati. Poluída. 
No morro, o Forte Defensor Perpétuo proporciona uma vista panorâmica da cidade.
Boa Vista - Abriga náuticas e estaleiros.
Joaninha (ou Cantagalo) - Tem coqueiros e pedras.
Bom Jardim e Icupê - Bom Jardim guarda as ruínas de um antigo forte sobre morro. 
A orla é cheia de coqueiros. Icupê é praia de fundo de enseada, com águas claras.
Baré - Casas na encosta, ranchos de pesca e um cais.
Vermelha - Enseada na frente das ilhas da Pescaria e dos Ganchos.
Lula - Prainha de areia fofa, com bica nas pedras. Com saída de passeios de barco até as ilhas Comprida e do Catimbau.

Conceição - Tem areias claras e longos costões. Acesso marítimo, como as próximas 4 praias.
Parati-Mirim - Enseada mansa, com ruínas da Igreja de N.S. da Conceição e de casarões. Da orla, vista para Ilha do Algodão e da Cotia onde escravos eram jogados ao mar.

Saco do Mamanguá - Entre as altas encostas de vegetação abundante, as águas abrigam uma rica fauna marinha. Pequenas ilhas, praias semisselvagens, rios e cascatas ao longo da orla.

Cajaíba - Costões ricos em peixes favorecem o mergulho, em especial a Ponta da Cajaíba. Praias do Pouso, da Cajaíba, Grande e Itaoca.

Martins de Sá - Deserta, silenciosa e cercada por montanhas.

Ponta Negra, Furado, Antigos e Antiguinhos - Orla de pedras, com mar verde e agitado. Acesso a pé.


Sono - Acesso a pé (40') a partir da Vila Oratório. A partir daqui chega-se  a duas praias selvagens: Antigos e Antiguinhos. O acesso para essas praias pode ser por trilha (15') ou de barco.

Laranjeiras - Duas enseadas com quatro praias boas. Um luxuoso condomínio ocupa as praias de Laranjeiras, do Sobrado e da Fazenda, impedindo a passagem. 
Para se chegar à praia, só por trilha (1h30' de caminhada) a partir da entrada do condomínio.

Brava - Escondida na Enseada de Trindade, entre costões e densa vegetação. Acesso a pé a partir da estrada de terra para Trindade.

Cepilho - A preferida dos surfistas: as ondas chegam a 4 m. Fica na Ponta do Cepilho, tem forma de ferradura e é pequena (300 m).

Fora (ou Ranchos) - Extensa, com ranchos de pesca. Areia clara e solta e águas frias.

Meio - Deserta e pouco frequentada.  Prainha bem inclinada à beira de águas fundas, com pedras e uma ilhota à frente. No canto direito, trilha leva a uma cachoeira.

Cachadaço - Enseada de areias finas e brancas, deserta e cercada por vegetação nativa. O acesso é pela Praia do Meio, por trilha íngreme ou por passagem perigosa pelas pedras. 
Uma trilha conduz ao Cachadaço: uma piscina de pedras que represa o mar.


Angra dos Reis

Voltada para o mar, tem condomínios de luxo, dezenas de baías, pequenas enseadas com costões rochosos, ilhas e praias tranquilas. 
O mais difícil é driblar a exclusividade e achar lugares com acesso livre. 
Há passeios de barcos pela baía e para as ilhas de Cataguases, "Ilha Grande", Botinas e Gipóia.
A cidade decepciona um pouco, mas, como Salvador, que se orgulha de possuir 365 igrejas, Angra se orgulha de possuir 365 ilhas e “as mais lindas do mundo”.

O que, parece, não está longe de ser verdade, porque seu fascínio extrapolou as 200 milhas, e a maioria dos proprietários da maior parte das ilhas, é de milionários norte-americanos, alemães e outros famosos.
Historicamente, Angra se orgulha também de ser das mais antigas povoações brasileiras.

Mambucaba 

Dividida pela Foz do Rio Mambucaba. De um lado, a Vila Residencial da Furnas Centrais Elétricas. São 4 km de orla urbanizada e um cais fluvial (acesso com autorização na portaria). Muito procurada por ônibus de excursões. 
Do outro lado, uma antiga vila histórica colonial com a Igreja do Rosário.
Vila Histórica de Mambucaba

Camping Prainha - Prainha de Mambucaba - Angra dos Reis: Possui  áreas de camping. 
Pertence à Estação Ecológica de Tamoios, unidade de conservação de proteção integral que protege 29 ilhas. 
Situada em frente à três ilhas da Estação: Araraquarinha, Araraquara e Jurubaíba.

Camping Guaiamum - Rua das Flores - Mambucaba - Angra dos Reis: organizado, banheiro limpo, banho quente, eletricidade. pequeno, próximo a praia.

Angra dos Reis – Praia Grande
800px-Angra-PraiaGrande
Ao sul de Angra há algumas praias pequenas e selvagens, como a da Ribeira, Freguesia da Ribeira, Enseada, Bica (Tanguá), Biquinha (Tanguazinho), Figueira, Vila Velha, Retiro, Mambucaba, e Monsuaba (km15.3 do roteiro), que está muito explorada; e ainda as Ilhas Grande e Gipóia, para campings selvagens.



"Se já não proibiram em algumas praias; sempre damos aquele jeitinho, como todo brasileiro".
Leia mais em.. Onde acampar 

Ilha da Gipóia

Um navegador português achou que a ilha tem o formato de uma grande cobra jiboia e a batizou assim. O uso popular criou o Gipóia.
No cais de Sta. Luzia (Centro) podem ser alugados barcos ou iniciados passeios de escuna.
A ilha fica entre Angra dos Reis e Ilha Grande, por isso muita gente confunde como sendo Ilha Grande.

As melhores praias e locais para acampamentos selvagens (se ainda é possível), é a Jurubaíba (ou do Dentista), boa também para mergulho livre. 
A areia é muito branca e o mar tem vários tons de verde, possui um criadouro de mexilhões e currais-de-pesca.
Ela fica a meia hora do cais de Angra, e as praias indicadas são: Tenório com vegetação densa e nascente, por picadas na mata chega-se a praia da Fazenda, e por último a das Flexas, sendo esta a melhor, nela possui um restaurante que funciona um armazém.


Praias - passeios - Ilha da Gipóia

A Praia das Flechas é a mais povoada e a maior da ilha (1 km), um canto da praia é ocupado por um núcleo de pescadores.
Outra boa pedida é a da Fazenda e Piedade.
Ilha-gipóia-22
Flechas - Um canto da praia é ocupado por um núcleo de pescadores. A procissão marítima de ano-novo é uma tradição local.

Jurubaíba (ou do Dentista) - Boa para mergulho livre. A areia é muito branca e o mar tem vários tons de verde. Possui um criadouro de mexilhões e currais-de-pesca.

Sururu - Bonita e deserta. Tem areias amareladas. amendoeiras e bambus. O mar sempre verde levanta ondas fortes sobre recifes.

Oeste - Tem 400 m, é deserta e selvagem. Possui águas rasas e mornas.

Juraba - Pequena, abrigada por morros e costões, com vegetação selvagem e areias claras. Os pescadores armam redes e montam currais-de-pesca. O acesso é melhor de canoa.

★★★ Ilha Grande

Esta bela ilha foi refúgio de piratas europeus e ponto de tráfico de escravos. 
Transformada posteriormente em presídio até ser desativado em 1994. 
A ilha é considerada Área de Proteção Ambiental e cerca de 1/3 do território (5 600 ha) constitui o Parque Estadual e a Reserva Biológica da Praia do Sul. 
A circulação de automóveis é proibida, assim alguns dizem o camping selvagem. 

As praias têm águas verdes, transparentes e repletas de peixes.
O mar que separa a ilha do continente, com águas calmas, é usado para esportes náuticos. 
Diversas trilhas cortam a Mata Atlântica são boas opções para caminhadas, algumas exigem bom preparo físico, e o mergulho é praticado em quase toda a costa.

Tanto do Rio (150 km), como de São Paulo (400 km), a melhor opção para se alcançar a Ilha Grande é por Angra dos Reis, uma das mais antigas povoações brasileiras. Fica a 22 km de Angra onde há lanchas que partem, 2ª, 4ª e 6ª às 15h. Ou de Mangaratiba, diariamente, 9h/17h.
Ilha Grande é a maior das ilhas de Angra, tem 195 km2, 36 km de comprimento e 13 de largura, e sua população ainda predomina os pescadores. 
Sua topografia é essencialmente montanhosa, possuindo dez picos com altitudes superiores a 500 metros e dois com quase 1000; o pico do Papagaio, com 965 metros, e o pico da Pedra D`Água, com 990. 
Outra das característica da Ilha Grande é o seu grande número de nascentes de água doce, que formam numerosas cachoeiras, lagos e riachos onde vão desovar robalos e tainhas. 
A maior enseada é a Vila do Abraão, uma espécie de "capital" da Ilha Grande. 
Existiu um presídio, já extinto em 1994, do outro lado da ilha - na enseada Dois Rios -, hoje ruínas que só pode ser alcançadas por uma estrada de terra, que parte da Vila do Abraão.

Acampando na Ilha

Para acampar na Ilha Grande; antes era uma verdadeira aventura, hoje existem dezenas de campings organizados com toda infraestrutura.
Mas alguns nem tantos; parecem abandonados. Em todo caso, fuja desses como medida de precaução para sua própria segurança; é melhor acampar sozinho.

Nota: os campings organizados "quase maioria" se transformaram em cartéis de fazer dinheiro ao invés de proporcionar lazer público. 
Não só na Ilha Grande, mas em todo Brasil! estão chegando a equiparação de preços à hotéis cinco estrelas. 
Então, muito cuidado amigo, e não se assuste com preços absurdos. Corra dessas falcatruas de interesses e proteja seu dinheiro.
É bom pesquisar antes e pedir informações aos moradores do local.
Aqui alguns deles com preços bem acessíveis:
camping raio_sol_6 Ilha grande
Camping Raio do Sol – Ilha Grande
camping do peixoto - ilha grande
Camping do Peixoto – Ilha Grande
alfa_camp Ilha Grande
Alfa-Camp – Ilha Grande
camp_lucio_7 Ilha grande
Camp-Lucio – Ilha Grande
Quem vai passar pouco tempo na ilha e não prefere campings ou a grana tá curta; pode escolher uma das pousadas, com preços bem razoáveis:
Pousada Mar da Tranquilidade - Rua Profª. Alice Kury da Silva.
Pousada Só Natureza - Rua Projetada.
Pousada Velho Capitão - Rua Amâncio Felipe de Souza.
Recanto dos Pássaros - fica no outro lado da ilha, na Enseada Sítio Forte, é o mais distante.


Incursões pela Ilha

Os melhores passeios e as praias mais lindas não estão no Abraão; distribuem-se ao longo da ilha e a melhor maneira de conhecê-los é alugar um barco. 
Entretanto, para aqueles que gostam de caminhar no meio da mata, a Ilha Grande também não oferece obstáculos, pois trilhas e veredas a cortam em todas as direções.

As praias da ilha, como quase em toda maioria possuem vila de pescadores, com suas casas, algumas reformadas, já adquiridas por veranistas, e também onde, em longas faixas de areia e por entre as palmeiras, o campista pode armar sua barraca, sem preocupações.

Outros veranistas, donos de espetaculares mansões, procuram defender a sua privacidade a qualquer custo, soltando na praia verdadeiras matilhas de cães ferozes, fora alguns que mantém seguranças na entrada da praia, constrangendo os visitantes. 
Entretanto, sempre restarão outras praias, que se abrem para o mar aberto, das mais lindas e sossegadas que se possam imaginar. Vale salientar que algumas dessas praias são praticamente isoladas e selvagens.

Praias - passeios - Ilha Grande:

Para acampar nas praias é preciso antes de tudo comportar-se bem. 
Quase a metade da ilha agora é área de preservação, então tome cuidado, é bom perguntar antes e pedir informações aos moradores do local. 
E leia com atenção sobre cada uma delas:

Grande das Palmas - Com 600 m, tem areia clara e grossa, águas verdes e transparentes. Há palmeiras junto à praia - daí o nome. Possui um antigo vilarejo de pescadores e uma capelinha. 
Pode ser alcançada por terra do Abraão, em uma hora e meia mais ou menos.

Mangues - Tem 500 m e nos extremos há riachos que formam mangues. Localizada na Enseada das Palmas é boa para mergulhos e esportes náuticos.

Lopes Mendes - Tem 3 km com areia branca, muito fina, e água que impressiona pela transparência quase irreal, é considerada, com justiça, a mais linda da Ilha Grande. 
É cortada por três riachos. Pode-se chegar de barco ou por trilha (2,5 km) que sai da praia dos Mangues. 
Em frente da praia, já em mar aberto, fica a ilha do Jorge Grego, o melhor local de caça submarina do litoral fluminense. 
Ainda moram algumas famílias de pescadores, que mantém o melhor relacionamento com os campistas.

Cachadaço - Tem apenas 10 m, águas calmas, muito verdes e costões dos 2 lados. 
Por ser protegida do mar aberto, era ponto de desembarque de mantimentos e escravos. 
Nela deságua um riacho que forma um poço (bom para banho) com pequena queda d`água. 
Daqui sai uma estradinha de pedra de 3 km, construída por escravos, que vai até Dois Rios.

Dois Rios - É a praia onde ficava o presídio, com acesso por estrada de terra (partindo de Abraão), 2h de caminhada.

Parnaioca - Do Abraão, a pé ou de barco, a distância é a mesma: 3h 30min. Mas vale a pena enfrentar o balanço das ondas ou subir e descer montanhas para conhecê-la. 
Com cerca de 1 km, areia amarelada e batida. 
À esquerda há costões, bons para pesca. 
À direita, o Rio Parnaioca forma pequena lagoa e cachoeira. 
Há ruínas de fazendas de traficantes de escravos e de um vilarejo abandonado devido às fugas dos presos. 
Parnaioca já foi uma praia das mais prósperas da Ilha Grande, quando já teve mais de mil moradores, e hoje poucas famílias. 
No verão, é uma das praias mais procuradas pelos campistas, que ali dispõem de água doce em abundância. 
Em frente a Ponta Alta da Parnaioca há um cargueiro afundado.

do Leste e do Sul - Juntas têm 5 km e são separadas pela pequena Ilhota do Leste. 
Estão dentro da reserva biológica e só podem ser visitadas de passagem. 
A permanência é proibida. Próximas estão as lagoas do Sul e do Leste, cercadas de manguezais e que possuem água doce. A região tem cachoeiras e animais (pavões, capivaras, lagartos e macacos).
Aventureiro - Também está dentro da reserva biológica. Tem 600 m, areia fina e prateada, águas verdes e um vilarejo. 
Quando o mar está agitado, permite a prática do surfe. 
À esquerda existe a pequena Praia do Demo, onde, segundo os pescadores, 3 demônios com cara de garoto perseguiam um morador do local. 
Uma trilha liga Aventureiro à Provetá.

Meros - Tem 100 m, faixa inclinada de areia clara e águas piscosas. 
É boa para caça submarina. Entre ela e Aventureiro estão a Ponta dos Meros (com o mar bravo é difícil passar de barco) e a Ponta do Drago; segundo os nativos, ali morava um dragão que matava pescadores que se aproximassem. 
Um padre benzeu o local e o dragão desapareceu no mar.

Provetá - Com 500 m, areia grossa amarelada e águas verdes. 
O mar é calmo, mas quando sopra o vento sudoeste torna-se tão agitado que provoca estragos no vilarejo. 
Uma colônia de pescadores marcada por uma peculiaridade: são todos crentes, adeptos da Igreja Assembleia de Deus, que possuem escola, padaria e um bar que só vende refrigerantes (o comércio de bebidas alcoólicas e cigarros são proibidos).

Muito simpáticos e acolhedores, os habitantes de Provetá afirmam que até gostam da companhia dos campistas - eles são muitos no carnaval -, desde que, evidentemente, se comportem com "decoro e dignidade". 
E, se houver um entendimento maior entre um turista e um pescador de Provetá, é bom aceitar depressa o convite para almoçar um peixe-com-banana, por exemplo, o prato típico da Ilha Grande.

Ponta e Gruta do Acaiá - A gruta fica entre as pedras, com entrada por meio de mergulho ou por terra, saindo no mar. 
A trilha que leva a gruta é fácil de caminhar, com pequenas subidas e descidas, alguns trechos descampados, vegetação rala. O mergulho é perigoso, já que parte da gruta é submersa.

Vermelha - Tem 100 m, areia grossa e um vilarejo com ancoradouro. Perto está um navio afundado (bom para mergulho).

Araçatiba e Grande de Araçatiba - Respectivamente com 150 m e 500 m, têm areia fina e clara, águas límpidas e calmas e vilarejos.

Longa - Fica numa enseada bem protegida, usada por barqueiros para pernoitar.

Ubatuba, Tapera e Sítio Forte - Na Enseada de Sítio Forte (o nome deve-se a um grande paredão rochoso). Ligadas por uma trilha, têm vilarejos e atracadouros. Muitos peixes e um navio afundado são atrações para os mergulhadores.

Bananal - Tem cerca de 150 m, areia amarelada e grossa e um vilarejo.

Baixo - De enseada, com 200 m, areias amareladas e finas, águas verdes e mornas. Uma trilha de 500 m a liga à Freguesia de Santana.

Freguesia de Santana Sul - Deserta e pequena, tem areia amarelada e densa vegetação.

Freguesia de Santana Leste - Tem 300 m, areia clara e fina, águas verdes e mornas e grandes pedras nas pontas. Aqui existiu a primeira vila da ilha. Hoje restam apenas a igreja (1796) e o antigo cemitério, onde eram enterrados piratas. 
Nas proximidades, em frente a ilha dos Macacos, o mar forma uma piscina rasa de águas azuis - a chamada Lagoa Azul -, ótimo local para mergulho.

Baleia - Bem protegida, tem águas mansas e areias claras. Daqui sai uma trilha para a Praia da Freguesia de Santana Sul.

Japaris - Pequena, areia amarelada e águas calmas. Tem vila de pescadores e pequeno cais.

Saco do Céu - Cercado de mangues e protegido por montanhas, este santuário ecológico não tem ondas, apenas pequenas praias: Raposinha e Enseada. 
É um dos locais mais espetaculares para se fazer passeio de barco. 
Há quem pernoite na embarcação, vendo o céu refletido nessa enseada, daí o nome.

Fora - Com 500 m, tem areia amarelada e vegetação selvagem na orla. A cerca de 1 km dela está a Cachoeira de Perequê.

Camiranga - Tem 400 m e faixa de areia clara cercada por vegetação densa, com coqueiros e bananeiras. O Riacho Camiranga deságua nela.
Iguaçu e Feiticeira - Têm areia clara, águas mornas, boas para banho. 
A Cachoeira da Feiticeira fica bem perto do mar.

Dica gastronômica:

Não há propriamente grandes restaurantes na Ilha Grande, apenas pequenos barzinhos, principalmente nas praias mais distantes.
Mas se procura algo para comer com preços módicos, na Vila do Abraão, por exemplo, existem três locais onde se consegue refeições completas. 
Todos na Rua da Praia, Centro:
Lua e Mar, pescados; 
Casarão da Ilha, pescados; 
Tropicana, variada.
A base das refeições na Ilha Grande é frutos do mar. Peça, por exemplo, uma pescada recheada com queijo parmesão e camarão em molho grosso, com arroz; ou se já estiver cansado de frutos do mar, uma "jardineira" (cozido com carne de vaca, lombo, linguiça e verdura variada), com arroz e feijão!

Mangaratiba

Deixando Angra dos Reis para trás, 56 km depois está Mangaratiba, que até o Rio só é permitido acampar nas praias Grande, algumas no Saco de Mangaratiba, Ribeira, Ibicuí, Brava, Saí e Saizinho, e Praia Grande, a de Muriqui está totalmente poluída.
Ilha de Itacuruçá
ITACUR~1
Assim passando por Mangaratiba e Itaguaí (onde, para acampar, segundo a delegacia, só com ordem escrita, não merecendo suas praias, entretanto tal preocupação) pode-se dar uma olhadinha na Ilha de Itacuruçá e Jaguanum, são muito bonitas, mas não sabemos agora, se é proibido acampar. 

Ilha de Jaguanum

Tem várias praias, como Pitangueiras, Cabeceiros, Calabouços, Calhaus, Mocambo, Várzea, da Estopa, do Catito, do Sul e Araçá. A orla é coberta de verde, com várias árvores frutíferas. 
Possui águas mornas e grandes pedras, propiciando banhos, pesca e esportes náuticos.
Ilha de Jaguanum

Rio de Janeiro


As praias da zona sul, urbanizadas, têm postos de salvamento a cada 1 km, quiosques de alimentos em toda orla, ciclovia e áreas de lazer (principalmente o vôlei). As principais praias são: Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca.

Para saber mais sobre suas praias veja.. Praias selvagens do Rio

Camping Verde Mar - Estr. dos Bandeirantes - Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes. Próximo a praia (10 min. de carro), área arborizada, barraca, estacionamento trailer e motorhome, 2 piscinas, banheiros masculino e feminino.

Ainda no Rio há o CCB RJ-10 Recreio dos Bandeirantes, na Estrada do Pontal 5.900, Praia da Macumba,  possui uma extensa área cercada de mata preservada e animais silvestres.
Tem perdido partes de seu terreno na justiça e atualmente ganhou com a urbanização da avenida da praia que ganhou asfalto, calçadão, ciclovia e novos quiosques.
CCB-RJ-10

Barra - A mais extensa do Rio (18 km), é muito badalada. É mais urbanizada nos primeiros 6 km. Tem areia branca e fina e um mar de tombo, com ondas fortes, perigosas para banho, mas boas para surfe e bodyboard.


Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário