Menu

15.1.24

Melhores praias Brasil

As melhores praias do Brasil 

O Brasil tem mais de 2 mil praias espalhadas em mais de 7 mil km de litoral, muitas delas consideradas como as mais belas do mundo!. 
Para você aproveitar o calor com todo conforto, separamos algumas das mais interessantes opções por "regiões", de praias, para quando for acampar, e a hora de ver o mar.
Camping Selvagem
As melhores praias do Brasil, são classificadas por região, melhor localização, infraestruturas como campings, informações e comidas típicas.
A lista pode deixar algumas de fora, não nos culpe se for puro esquecimento, aliás o Brasil é enorme!

Região Nordeste

★★★ Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Escondidas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e distante 250 km de Barreirinhas, as dunas formam um dos mais belos cenários litorâneos do Brasil.
Com área de 155 mil ha, localizado no mun. de Barreirinhas e Primeira Cruz - MA.
O parque distribui-se por uma área de cerca de 300 km²  de areia sob a forma de dunas que alcançam até 40 m de altura. 
Trata-se de uma formação geológica que poderia ser confundida com um deserto não fosse a presença de imensas lagoas de águas coloridas, formadas pelas chuvas que caem de dezembro a julho. 
Camping Selvagem
A explicação para o fenômeno das dunas é a presença dos ventos alísios, que sopram constantemente do mar, empurrando a areia trazida para o litoral pela força dos grandes rios da região. 
O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas. 
Apesar de temporárias, as lagoas são povoadas de peixes e aves migratórias como o maçarico-rasteirinho e a marreca-de-asa-azul, que visitam o local em busca de alimento.
Na beira do Rio Preguiças convivem ecossistemas de dunas, mangues e restingas.
Uma caminhada de 40' leva a uma paisagem única: quilômetros de dunas, lagoas, a foz do rio e as águas do mar. 
Pode-se fazer esse passeio num só dia, a partir de São Luís, em voo fretado, com retorno até as 17h, pois o aeroporto de Barreirinhas não conta com iluminação.
A entrada no parque é livre, incluindo o camping selvagem. Aconselhável levar água, chapéu, protetor solar e demais utensílios.

Porto de Galinhas (PE)

É uma das mais belas praias de Pernambuco e proporciona uma faixa de areia calma em que se pode posicionar sua cadeira de praia e observar o mar sem muito tumulto.
Esta vila de ruas estreitas fica congestionada nos fins de semana de verão.
Uma das mais frequentadas e mais bem estruturadas praias de Pernambuco.

Em Porto de Galinhas pode-se praticar esportes de terra, mar e ar. 
As piscinas naturais, com águas mornas e transparentes, são mais bem aproveitadas na maré vazante, normalmente pela manhã e à tarde. 
O Pontal do Maracaípe ao contrário, é frequentado por surfistas na maré cheia. 
Na Praia do Muro Alto, a 4 km do Centro, recifes formam uma piscina natural permanente de 2,5 km de extensão.

Camping Maracaipe -  Av. Beira Mar - Maracaipe, Ipojuca: área com pontos de luz, banheiros, cozinha.

Baía do Sancho (PE)

Baía do Sancho é uma baía de águas claras localizada a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, Brasil. 
A praia é isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, onde pássaros constroem seus ninhos. Tem areia branca e mar verde-esmeralda.

Depois da entrada da Eco Noronha, empresa que administra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, os horários de visitação estão mais controlados. Existem horários definidos para decida e subida da escadaria, único acesso à praia (e carece de fontes). O camping é proibido!

Genipabu (RN)

Famosa pelos passeios de bugue nas dunas móveis, de onde pode ser visto Natal e o Forte dos Reis Magos. Os bugueiros também fazem passeios para o litoral norte até Muriú e Cabo de São Roque, que duram o dia inteiro.

Quem garante o movimento desta pequena vila de pescadores são os turistas que procuram os bugueiros para passeio nas dunas. O acesso pode ser feito pela rodovia ou pela balsa para Redinha, sobre o Rio Potengi.
Para acampar em Genipabu, o mais próximo é em Maxaranguape, ou se preferir, em Tibau do Sul.
Aldeia Maracajaú - Camping e Chalés - Maracajaú, Maxaranguape: infra-estrutura para camping.

Cajueiro da Praia (PI)

Considerada um dos melhores destinos do estado, essa bela cidade é conhecida também por sua tranquilidade. 
Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e conhecer melhor a cidade. 
Com diversos atrativos naturais, o município conta com boas opções de passeios e belas paisagens. 

As praias são o ponto alto do lugar, que dispõe de umas mais agitadas e outras tranquilas, e o turista pode escolher o que preferir. Passeios de barco e prática de esportes náuticos são as principais atividades para os que visitam o litoral. 
O município também se destaca por abrigar a base do Projeto Peixe-boi-marinho, onde os visitantes podem conhecer e admirar os animais. 
A cidade conta com boa infraestrutura, com restaurantes, pousadas e hotéis.


Canoa Quebrada (CE)

Cercada por dunas e falésias, é movimentada dia e noite. Na Broadway, a rua principal, funcionam bares e o forró entra pela madrugada. Ainda como opção de praia, existe Majorlândia, onde surgiram as garrafinhas com areia colorida.

O escultor Toinho da Areia Colorida, pioneiro na técnica, deixou as miniaturas e resolveu esculpir em plena falésia. O resultado são imagens de 7 m a 10 m de altura.
O passeio de bugue pelas areias e dunas são a principal atração da cidade.
Camping e Pousada Via Láctea - Rua Descida da Praia - Av. Beira Mar - Praia Canoa Quebrada, Aracati: área camping com 3 500 m², estacionamento.

Tambaba (PB)

Praia de ondas fortes, mas com piscinas naturais e falésias, a pequena Tambaba faz parte do município de Conde. O acesso, após Jacumã, é em estrada de terra mal sinalizada e até mesmo precária em alguns trechos.

Primeira e única praia oficial de naturismo (nudismo) do Nordeste, apenas parte dela - cerca de 200 m - é para quem prefere usar trajes de banho. 
O restante é de uso exclusivo dos adeptos da modalidade e, nos finais de semana, há seguranças da prefeitura e 2 quiosques que servem refeições. 
Não é permitida a entrada de homens desacompanhados.

Camping Tambaba - Próximo  Estacionamento de Tambaba, Conde: área para camping normal, ou natural (não é naturista ou camping de nudismo).

Praia do Forte (BA)

Com 14 km de faixa litorânea, a baía da Praia do Forte oferece espaços mais calmos e, ao mesmo tempo, com atividades e quiosques para recreação.
A cidade tenta preservar a rusticidade da antiga vila de pescadores. 

As ruas não dispõe de calçamento, as casas não ultrapassam a altura de um coqueiro e suas fachadas são obrigatoriamente simples. A Praia do Forte possui 12 km de praias semidesertas, áreas de matas naturais, rios, lagos e um projeto de preservação de tartarugas marinhas.

Nos fins de semana barreiras policiais impedem o tráfego de veículos dentro da vila, mas o carro pode ser deixado em um estacionamento.

Projeto Tamar

Base nacional do projeto que cuida da preservação das tartarugas que desovam em praias brasileiras; pequeno museu com painéis sobre as cinco espécies ameaçadas de extinção, vídeos, tanques de criação de filhotes e cercado de incubação.
Camping Reserva da Sapiranga - Mata de São João - Praia do Forte: estacionamento, luz, cozinha comunitária, banheiros.

Aracaju (SE)

Cidade planejada de fácil circulação. O trecho da orla mais urbanizado fica na Praia de Atalaia, onde estão concentrados os melhores hotéis e a maioria dos restaurantes.

A capital de Sergipe e outras cidades próximas são muito conhecidas por suas festas juninas. Ponto de partida para passeios de catamarã pelos rios Sergipe, Real e Vaza-Barris. 
Aracaju tem uma orla de praias desertas (na Ilha de Santa Luzia) e urbanas (Atalaia).

Camping CCB SE-01 - Av. Santos Dumont, Praia de Atalaia: grande área para camping, frente a praia, estacionamento, trailers, motorhomes, pontos de luz, banheiros, cantina.


Barra de São Miguel (AL)

Alagoas é um estado reconhecido pela beleza de suas praias, e Barra de São Miguel confirma essa história, é calma, mas tem toda a infraestrutura necessária para que você se acomode em sua cadeira de praia a beira d'água.
Um dos pontos mais frequentados no litoral sul de Alagoas. 
É margeada pela Lagoa do Roteiro e por uma extensa barreira de recifes, que forma piscinas naturais, bancos de areia em pleno mar (onde se pode caminhar) e canais com criadouros de ostras e mariscos.

As praias oferecem ótima estrutura de lazer, com quiosques, bares e aluguel dos mais variados equipamentos náuticos.

Comida típica

Peixada

O prato mais comum e característico do litoral alagoano, principalmente do norte, é feito em uma panela de ferro. Juntam-se, cebolas, batatas e cenouras (todas picadas em grandes pedaços), ovos cozidos e uma posta de peixe, que pode ser olho-de-boi, badejo, cavala ou robalo. 
Refoga-se com tomates sem pele e tempera-se com coentro. 
No final o leite de coco é espalhado sobre o peixe. 
O arroz branco e o pirão acompanham a peixada. 
Da mesma forma são preparados a lagosta e o camarão.
Para acampar em Barra de São Miguel, somente na Praia do Francês - Pousada Trilha do Mar.

Região Sudeste

Búzios (RJ)

26 das mais belas praias do estado do Rio de Janeiro estão na península de Búzios, ali as famílias podem explorar as praias que, em muitos casos, contam com piscinas naturais e ótimas opções de recreação.

Pequeno distrito de Cabo Frio, como Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, teve crescimento rápido por advento do turismo, se emancipando em 1995, reúne o melhor que há na região, inclusive uma quase inacreditável concentração de praias das mais belas do Brasil:

Azeda, da Ferradura, da Ferradurinha, da FocaForninho, Geribá, João Fernandes - beleza selvagem mas calma, águas transparentes, areias finas e brancas.

Armação é o local de luxuosas residências, mas também é uma vila de pescadores, e recebe turistas de todos os níveis.


Camping das Acerolas Búzios - Rua José Gonçalves - Bairro José Gonçalves, área 3 000 m² , cozinhas coletivas, churrasqueiras, atende motorhome e trailers.

Existe outro organizado: o Camping Praia de Geribá, na Rua Âncora, s/n (Manguinhos); outro pode ser encontrado na Praia da Ferradura, porém selvagem.
Camping Búzios – Alto de Búzios
alto-de-buzios
Camping selvagem na Praia da Ferradura

Praia do Lázaro (SP)

Procurada por muitas famílias, com mar calmo e areias finas, essa praia de Ubatuba possui ótimas opções de restaurantes e quiosques que agradam a todos.
Movimentada, recebe cerca de 500 mil pessoas na temporada. 

Em suas praias há desde ondas fortes (Itamambuca) até águas calmas (Lagoinha). 
Possui trechos preservados de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar. 
Várias operadoras oferecem mergulho nas Ilhas das Couves, das Cabras, Palmas e Ramadas.

Para os apreciadores do camping selvagem, um só endereço: a Ilha Anchieta. E saindo de Ubatuba, a 9.4 km, o da Praia Vermelha.
Uma dica - Praia de Picinguaba - Colônia tradicional de pescadores em frente a um remanso de águas verdes e piscosas. A vila tem casas, opções de passeio (trilhas, pesca e mergulhos) e banho na praia e nas ilhas próximas.

Itaguá Camping - Av. Leovigildo Dias Vieira, Praia do Itaguá, Ubatuba: área gramada e arborizada, pontos de luz (220 v), banheiros masculinos/ femininos, churrasqueiras.

Camping Tio Gato - R. Manoel Soares da Silva, Praia de Itamambuca, Ubatuba: na reserva ecológica da Mata Atlântica, banheiros privativos, chuveiros quentes/ frios, pontos de luz.


Setiba Pina (ES)

Nessa praia de Guarapari, as famílias podem encontrar praias de águas calmas e boas faixas de areia para posicionar as cadeiras de praia. 
Além disso, ela tem uma ótima infraestrutura para refeições e aluguel de equipamentos para recreação.
Região em litoral recortado, oferece uma variedade de praias. 
A Enseada Azul possui bons locais para mergulho (em um deles existe um cargueiro inglês que naufragou em 1850). 
A Setiba Pina costuma ser procurada pelos surfistas e a dos Padres é cercada por mata e amendoeiras. Outras características são as areias monazíticas e radiativas. Pode-se conhecer algumas praias em passeios de escuna.

As praias possuem recortes e desenhos variados, separadas por morros ou rochas. A orla é quase toda urbanizada e dominada por edifícios.
Setiba Camping - Rod. do Sol; área em contato toda natureza, infra-estrutura padrão.

Comida típica

Moqueca capixaba

O litoral do Espirito Santo apresenta, basicamente, duas opções de comidas típicas: a moqueca e a torta capixaba. A moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê, nem leite de coco. 
Peixe, camarão, lagosta, siri ou marisco são refogados na panela de barro, com muito coentro, cebola, alho, tomate, pimenta, limão, azeite de oliva e tintura de urucum. 

Quando a moqueca é de peixe, utiliza-se robalo, badejo, namorado ou vermelho (papa-terra). 
Para acompanhamento, arroz e pirão de cabeça de peixe. 
A torta capixaba segue uma tradição de ser servida somente durante a Semana Santa. 
É feita com mariscos variados, siri, caranguejos, camarões secos, lagosta, peixe fresco, bacalhau e palmito. 
Trabalhosa, exige que se faça um refogado de cada componente em separado, e depois juntam-se todos em uma panela de barro e misturam-se ovos batidos, antes de ir ao forno para corar.

Região Sul

Ilha do Mel (PR)

Bela, embora diferente das outras praias que comentamos aqui, a Ilha do Mel possibilita famílias a fazerem interessantes caminhadas e passeios de barco para visitar o farol e outros pontos turísticos.
Local ideal para quem gosta de passeios ecológicos e não se incomoda com desconforto. 
Todos os trajetos pela ilha são feitos a pé. 
Os carros ficam no continente. 
Como a luz elétrica ainda é fornecida por geradores, é sempre recomendável a utilização de lanternas durante os passeios noturnos.

A ilha possui vila de pescadores, muitas praias, trilhas em meio a grandes áreas verdes e construções históricas. 
No Farol está concentrada a maioria das pousadas e existe mais infra-estrutura.
Recanto Nativo - Baía de Paranaguá: área para até 12 barracas, banheiros, chuveiros quente frio, cozinha comunitária, iluminação e tomadas, churrasqueira.


Florianópolis (SC)

A ilha vizinha à capital catarinense abriga várias praias dos mais diferentes estilos e com todos os tipos de atividades para qualquer tipo de público ou família.
Ao escolher a praia ideal para a sua viagem e da sua família, não se esqueça de confirmar tudo o que você precisa levar, como guarda-sol, cadeiras de praia e isopor para conduzir seus alimentos e bebidas.

Muitas das praias possuem locais para camping, mas em praias mais afastadas e/ou pouco movimentadas é ainda mais importante levar seus próprios itens de camping para curtir a praia sem desconforto.
São mais de 40 praias e paisagens como dunas, lagoas e mangues, além de trilhas e vistas panorâmicas do alto de morros.

- A Ilha do Campeche tem Mar azul-Caribe, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres.
Ao norte ficam os balneários mais urbanizados, como Canavieiras, Ingleses e Jurerê. Ao sul, as praias de Armação, Campeche e Pântano do Sul.

- Oferece passeios de barco, pontos de mergulho e refeições à base de peixes e crustáceos.
Uma boa pedida é a chamada "sequência de camarão"; uma espécie de rodízio oferecido perto da Lagoa da Conceição.
No verão os congestionamentos são inevitáveis, principalmente nos fins de semana. A duplicação da BR-101 facilitou o acesso para quem vem do sudeste.

Camping Recanto do Santinho - Rua Raul Pereira Caldas,  Costão do Santinho. Infraestrutura para barracas, trailers e motorhome. Banheiros com chuveiros quentes, luz, segurança e tranquilidade, aberto o ano inteiro.

Camping Costa do Sol - R. Clorinda Ventimiglia - Cachoeira do Bom Jesus. Área 15 000 , estacionamento, vagas barracas, trailers restaurante, playgound, salão de jogos, quadra futebol, churrasqueiras.

Camping Lagoa da Conceição - Av. das Rendeiras. Completa infraestrutura para camping, estacionamento mensal para motorhomes, aberto o ano todo.

Casarão Camping &  Hospedaria - Rua Raul Pereira Caldas, Praia do Santinho. Área de camping com vasta sombra, aproximadamente 300 metros do mar, quartos coletivos e privativos, lotes individuais para barraca, estacionamento, banheiros, ampla cozinha e sala de convivência.

Torres (RS)

Suas praias são exceções ao chamado litoral gaúcho, reto e monótono. Primeira cidade a partir de Chuí a ter praias divididas por acidentes geográficos. 
As "torres" são 3 grandes rochedos (Norte, Sul e do Meio, com altura variando entre 25 e 30 m). 
As praias tem dunas e são separadas por extensas lagoas.

A Ilha dos Lobos, local de onde se observam leões-marinhos, pode ser conhecida em um passeio de barco. A cidade é considerada a mais sofisticada do litoral do Rio Grande do Sul.

Camping Cabanas Guarita - Rua Porto Alegre - Praia da Cal - Área 3 000 m², banheiros, cozinha e lavanderia coletivas, churrasqueiras. Próximo a Reserva Ecológica Parque Estadual da Guarita.

Camping Mampituba - Av. Castelo Branco, Centro - Torres: capacidade aproximadamente 400 barracas, acesso à internet wireless, 30 banheiros, segurança 24 horas, churrasqueiras e tomadas de luz individuais. 

Camping das Furnas - Av. Beira Mar - Localiza-se próximo ao mar e fica entre duas praias de Torres (Praia da Cal e Praia da Guarita), dando boas opções para o turista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário