Menu

5.2.24

Introdução

Camping Selvagem


Olá você, e todos os adeptos ao campismo, sejam bem-vindos! 

A  frequência e os benefícios da vida ao ar livre são dados comprovados que mostram as vantagens do sol e exercícios, os bens que faz ao organismo o contato com a natureza, uma estada na praia, um camping onde inspira alegria e bom humor, dá energia ao corpo " especialmente à pessoas que trabalham muito", conservam elegância da mocidade, ficam uns verdadeiros Apolos.
O sedentarismo faz engordar, torna os músculos flácidos e moles, a pele enrugada, o homem e a mulher envelhecem precocemente, um homem de trinta anos parece ter quarenta e cinco ou mais.

Acreditamos que o verdadeiro campista está intimamente ligado com a saúde e o bem estar, sendo assim a melhor maneira é ter um contado direto com a natureza.

"O camping selvagem  mobiliza a variedade de opções quanto ao lugar, e pratica uma mentalidade essencial ao campista: a de saber improvisar com seus próprios recursos".

Camping Selvagem
NOTA: este blog tem uma história meio irônica, ele é predecessor do blog Camping Natural, que alguns dos amigos já viram ou ouviram falar. 
Só, que quando o blog Camping Natural foi publicado, o Camping Selvagem já existia há 10 anos! 
É isso mesmo, então decidimos publicá-lo agora para ajudar ainda mais a vocês e avaliar resultados.
Não se impressione quanto algumas imagens e ou postagens serem relativamente parecidas (principalmente o modelo), isso deve-se da reminiscência do outro (Tal pai, tal filho). Para visitar e curtir Camping Natural clique aqui. Camping Natural

O termo camping selvagem, nesse nosso século, torna-se uma expressão um pouco "agressiva" para alguns, pelo fato de estarmos passando por uma fase de total preservação ao meio ambiente.

Assim mesmo, é ilusório, já que estamos todos focados em um só ponto - a natureza.
Haja a predileção por camping natural, por ser mais justo e aparentemente mais conservacionista.
Se quiser saber mais sobre o que é o camping selvagem/ natural leia em.. Regras do camping selvagem

O campista sabe, por exemplo, que a caça e a pesca não são atividades predatórias se forem feitas na época certa e com os devidos cuidados (em parques nacionais de outros países a permissão para a caça e pesca visa a manter o equilíbrio ecológico, evitando-se a proliferação desordenada de certos animais).
Sabe ainda que a coleta de lenha e a utilização das fogueiras não não atentam contra a flora se forem observados vários cuidados elementares na escolha de galhos e na segurança dos locais de fogo.
Camping Selvagem
O verdadeiro campista não joga detritos na água, não faz fossa perto de rio e não espalha lixo na área, e são normas que sequer precisariam ser ditas.
O verdadeiro campista vai além desses princípios básicos de higiene.

O camping selvagem acarreta uma série de cuidados com a escolha do local, proteção da barraca, lixo, fossa, água, fogueira, proteção contra insetos e cobras, sempre visando à comodidade sem a depredação da área.
Alguns veem e pensam com certa estranheza sobre o camping selvagem, como sendo coisa de gente rebelde, sem rumo e sem muito relacionamento humano. 
Mas chega-se a conclusão que, em se tratando de alguns campings organizados ou não, passam também por várias fases de transformações, se tratando de senso de comunidade e preservação do meio ambiente. 
E no caso de relacionamento humano, pode-se tornar alusivo o termo camping em toda a sua extensão e particularidade.
Camping Selvagem
O essencial é utilizar o maior número possível de recursos naturais, evitando levar em sua bagagem equipamento sofisticado e desnecessário.
O camping natural ou selvagem não é apenas  uma forma mais econômica de viajar; ele é um meio de fugir a rotina do convencional, de se entrar em contato com as coisas mais simples. 
Construir sua própria casa, protegê-la da chuva e do vento com nossas próprias mãos, cozinhar nossa própria comida, cuidar, enfim dos elementos básicos de nossa sobrevivência; são prazeres estimulantes e incrivelmente novos para quem está habituado ao conforto sedentário de nossa civilização.
Camping Selvagem
A arte do campista consiste justamente em utilizar os recursos que estão à mão.
Assim, se você -acampar em praia ou perto de rio, prepare-se para os cardápios à base de peixe ao invés de feijoada em lata. 
Leve o mínimo possível de compras de supermercado: você pode passar muito melhor com as frutas ou verduras da região. 

Em um camping selvagem existe a divisão de trabalho; cada um tendo suas tarefas, cada um ajudando numa coisa determinada.
No camping o trabalho conjunto aproxima pais e filhos, estimula as responsabilidades de cada um e o prazer de estarem todos juntos.
Camping Selvagem
Se você é daqueles que nunca acampou, pense que essa pode ser uma excelente experiência de lazer, vida comunitária, junto com seus amigos e sua família, volta com a natureza e outras coisas novas que você aos poucos irá descobrindo.

Nesta aventura você vai ver que acampar não é um bicho de sete-cabeças, não é perigoso e desconfortável. 
É muito desagradável ter um acampamento estragado por uma noite mal dormida graças as intempéries: insetos, ao frio e buracos no chão da barraca, etc.

Mas você têm que ser paciente nos primeiros dias do acampamento. 
Para se descobrir um bom local paradisíaco, por exemplo, leva algum tempo para saber onde e como encontrar lenha, onde e como pescar e armar sua barraca sem ser atingido por árvores ou ventos.
Até chegar o dia de descobrir finalmente o seu paraíso "particular" preferido.
Camping Selvagem
Aqui tudo foi elaborado cuidadosamente, com o intuito de atingir ao principiante, aos que acampam de vez em quando, e até os veteranos, englobando todos os aspectos de uma forma ou de outra em torno do campista.
Leia com atenção, procure entender tudo o que achar importante e julgar necessário. A finalidade é ajudar você, a abrir novos horizontes, a cuidar de si, de sua família e amigos.

E, ao contrário do que se imagina, o camping natural (selvagem) oferece muito mais chances de aproximação com os moradores da região. Quando eles percebem que você está lá para curtir e não para depredar, ele próprios te ensinam todos os "macetes" do lugar.

Tendo esta agradável lembrança em mente de vários acampamentos e imaginando que alguns dos amigos ainda não praticaram esse tipo de lazer e desejariam faze-lo, vou tentar, dentro do possível, passar muitas informações e técnicas básicas colhidas ao longo dessas deliciosas aventuras.
"Você estar preparado é tão importante quanto o desejo de sobreviver.
Não se esqueça que por pior que seja o panorama, se você permanecer focado e otimista, pode vencer qualquer obstáculo". 
E também desejo aprender muitas coisas; até com você amigo, que espero a ajuda bem acolhida de toda e qualquer informação, para facilitar a todos um bom lazer e entretenimento.
Bem, só resta agora dizer-lhe uma boa aventura, e um feliz acampamento.

Valter da Silva Luna
Comida-ana-450
"O camping selvagem "natural": Além de ser comprovadamente mais seguro, com certeza é mais cômodo, prazeroso e econômico. Muito saudável e viciante; ele é muito mais você, é muito mais família. Sendo uma forma inesquecível e gratificante de se encontrar diretamente com a natureza. Venha, faça turismo, conheça lugares e participe dessa viagem ecologicamente correta".



Nenhum comentário:

Postar um comentário