Menu

6.2.23

Pratos típicos - BA/SC

Pratos típicos - BA/SC - Comida no camping

Gastronomia no camping é uma arte em especialidades típicas de cada região. É bom saber as comidas típicas da região onde for acampar. 
Camping Selvagem
Em se tratando de comida, seja em camping selvagem ou campings estruturados, é sempre bom "para os que gostam da boa mesa", saber as especialidades de cada cidade.
É claro que em um camping selvagem você não encontrará um restaurante cinco estrelas à disposição, mas dependendo do lugar há sempre os ribeirinhos "moradores locais" com suas comidas típicas da região, pequenos barzinhos, botecos, que servem pratos ou refeições, próximos do seu acampamento.

A culinária brasileira é uma das melhores do mundo. Aproveite e delicia-se com esses pratos típicos de nossa culinária, rica em ingredientes só encontrados aqui.
No caso de camping estruturado, é muito mais provável de ter um restaurante/ lanchonete com suas comidas típicas do estado em que você for acampar.
Saiba quais são as comidas nesses estados, e como se pode experimentá-las:

Cozinha baiana

A culinária baiana é conhecida por seu tempero forte. A moqueca é o prato mais encontrado nos restaurantes. Outros pratos representativos são: Bobó de camarão; Vatapá; Acarajé e caldo de sururu. A pimenta é servida à parte, quase sempre fortíssima, bastando apenas poucas gotas.
Uma mistura de África e Europa, praia e sertão. 
Aquele tempero inconfundível (quem não gosta de dendê?). Não tem lugar melhor para experimentá-la do que no próprio estado, onde as comidas típicas da Bahia são o que há de melhor, especialmente em destinos turísticos.
Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. O peixe está sempre presente, assim como também os frutos do mar, azeite de dendê e pimenta. É o calor baiano que você pode experimentar nos pratos típicos, basta decidir onde comer na Bahia e se esbaldar.
As comidas que você encontrará em Salvador:

1 - Acarajé   

Ir para Salvador e não provar um de seus famosos e tradicionais acarajés é quase a mesma coisa de nunca ter ido. Existem muitas bancas espalhadas pela orla e por toda a cidade, mas um dos lugares que virou marca registrada de bom acarajé na capital baiana é o largo da Dinha. O acarajé da Dinha já ganhou até prêmio, e sua receita vem sendo passada de geração para geração.

Cuidado com a diferença entre pedir Acarajé frio e quente. Não tem nada a ver com a temperatura do bolinho (que sempre sai da frigideira muito quente), mas sim com a pimenta extra que se coloca dentro dele. Um acarajé quente é aquele mais apimentado, apenas para paladares mais acostumados, então, fica a dica!.

2 - Abará

O Abará é um dos pratos típicos da culinária baiana, presente em muitos locais de Salvador. Um bolinho de feijão cozido em banho-maria e embrulhado em folha de bananeira, que pode acompanhar a moqueca baiana ou ser recheado com vatapá e caruru, servido com camarões seco ou uma saladinha verde.

Além da opção tradicional do abará, alguns restaurantes resolveram incrementar esse quitute e trazem inúmeras opções de recheios, para todos os gostos dos turistas e moradores locais, que tem em seu cardápio opções como bacalhau, camarão, carne seca, lagosta, polvo, vegetariano, etc.

3 - Arroz de Hauça 

Prato originário da Nigéria, que chegou na Bahia com os africanos e se tornou parte importante da culinária baiana. Mas não é só isso, esse prato ganhou ainda mais notoriedade fora do estado depois que a filha de "Jorge Amado" disse que esse era uma das comidas baianas mais amada pelo escritor.

Bem diferente do arroz consumido no dia-a-dia dos sulistas, este prato típico da Bahia consiste em uma mistura de arroz cozido com leite de coco, azeite de dendê e carne seca.

4 - Caruru 

A palavra Caruru significa, em língua tupi, “erva de comer”. Trata-se de um cozido de quiabos, que geralmente é servido acompanhando alguns pratos típicos baianos, como o acarajé ou o abará, ou mesmo com pedaços de carne, frango, peixe, camarão.

Os ingredientes do preparo quase que se repetem em relação ao Vatapá, outro acompanhamento típico na culinária baiana: castanha de caju, gengibre, amendoim, sal e, como não poderia deixar de faltar, a pimenta malagueta.

5 - Mugunzá (ou Mungunzá) 

É quase certo que você já tenha experimentado o Mugunzá (ou mungunzá como também é conhecido em todo nordeste brasileiro). Veja se isso lembra alguma coisa: um doce feito de milho, leite, açúcar, manteiga e canela... Isso mesmo. Em outras regiões brasileiras o Mungunzá ganha o nome de canjica.

O Mugunzá, ou a canjica mineira e paulista, é um prato muito apreciado durante as festas juninas. Exatamente porque no nordeste brasileiro o quitute é presença obrigatória desses festejos. Vem daí a tradição de se comer esse prato típico baiano em todo o Brasil.

6 - Cocada 

Dos coqueirais da Bahia vem esse prato típico que é considerado o mais prestigiado entre os doces. A cocada baiana é a rainha soberana nas bancas das baianas típicas em Salvador. A receita, apesar de simples, com coco e leite condensado basicamente, ganha variações infinitas nas mãos hábeis das cozinheiras locais.

Há cocadas de todas as cores e de texturas, das mais consistentes às mais pastosas.
A cocada vem ganhando outras formas para ser apreciada entre os melhores pratos de Salvador. Hoje é possível encontrar sorvete, biscoito, até churros recheados com a cocada mais pastosa.

7 - Maniçoba 

A maniçoba é muito conhecida na culinária nordestina e nortista brasileira. Há um segredo no preparo desse prato: as folhas de mandioca, ingrediente principal da receita, devem ser moídas e fervidas por toda uma semana para ser consumida. A partir daí, são acrescentadas carnes bovina e suína, e outros ingredientes defumados e salgados.

Por isso, em certos lugares também é conhecida como “Feijoada Paraense”. Existem muitos locais em Salvador que servem a maniçoba.

8 - Caldo de Sururu 

O pequeno molusco conhecido como “sururu”, muito comum nos manguezais, sai direto de suas conchas para agradar aos paladares mais exigentes dos que provam as delícias dos pratos de Salvador. O caldinho de sururu é uma pedida indispensável como entrada dos pratos principais nos melhores restaurantes da capital baiana.

A receita leva cebola, tomate, coentro, cheiro-verde e leite de coco.
Como na Bahia a pimenta é ingrediente obrigatório para quase todos os pratos, por isso quando é servido, o caldinho vem acompanhado de algum molho picante. Mas, caso você não seja fã da pimenta, pode pedir um limão para acompanhar.

9 - Xinxim de galinha 

Somente na Bahia você vai encontrar uma receita que consiga casar tão perfeitamente o frango com o camarão. O xinxim de galinha é uma combinação surpreendente de quase todos os ingredientes que fazem da culinária baiana um sucesso.

Amendoim, castanha de caju e camarão seco batidos, formam o “fundo negro”, base para muitas receitas baianas. Com o xinxim de galinha não é diferente. A base é feita com o “fundo negro”, misturado com azeite de dendê, pimenta, frango e outros temperos. É bastante consumida em Salvador, e vai bem com muitos acompanhamentos como arroz branco, caruru, vatapá, feijão fradinho, entre outras opções.

10 - Vatapá 

O Vatapá é um prato típico da culinária nordestina e nortista, e tem presença garantida nos cardápios dos pratos típicos de da Bahia, seja servido como acompanhamento de outras comidinhas ou como recheio de um bom acarajé ou abará.

O seu preparo pode incluir amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, farinha de rosca e fubá. Como todo prato baiano, se você não está familiarizado com pimenta, é bom lembrar de pedir o seu “frio”, que é a opção menos picante do prato.

11 - Moqueca Baiana 

De maneira geral, a moqueca é um prato servido em todo o Brasil. Mas, na Bahia, ela exige algumas regras no preparo que a tornam especial. Primeiro, o uso do azeite de dendê, sempre mais forte que os comuns. Depois, sua confecção lenta nas "panelas de barro". A receita leva pescado em postas – ou frutos do mar, como camarão, lagostim, polvo, siri (ou ainda todos eles juntos) - , tomate, cebola, pimentão, coentro, pimenta e alho. Antes de servir, uma generosa parcela de leite de coco dá o toque final na receita.

Para acompanhar a tradicional moqueca baiana, servida também em pratos de barro (nagé) pode-se optar pela simplicidade do arroz branco, ou a sofisticação do arroz de castanhas e farofa de dendê.

12 - Cachaça de Cravinho

A cachaça de cravinho é mais uma dessas descobertas surpreendentes que vai fazer você lembrar de sua viagem para a Bahia por muito tempo. Trata-se de uma infusão de cachaça artesanal com cravo, canela e limão. O sabor adocicado e picante é marcante. Difícil mesmo é parar na primeira dose.

A cravinho original é servida no bar de mesmo nome que fica localizado na região do Pelourinho. É indicada para todos os amantes da cachaça e para os turistas que querem experimentar a bebida tradicional de Salvador.

13 - Tapioca ou Beiju

De origem indígena e à base de mandioca, a tapioca é um dos pratos típicos mais comuns na Bahia, onde também é conhecida como “beiju”. Se come no café da manhã, no almoço, no jantar e a qualquer hora do dia.

A mais simples é feita apenas com manteiga, mas existe uma infinidade de possibilidade para o recheio. No interior da Bahia, é comum encontrar tapioca de carne seca. No litoral, os sabores mais pedidos em restaurantes são camarão e até caranguejo.

14 - Casquinha de Siri

Tradicional em praias espalhadas por todo o litoral brasileiro, a casquinha de siri é um dos pratos típicos do verão baiano, consumido tanto em barracas à beira-mar como nos melhores restaurantes do estado. O quitute é feito à base de peixes e outros frutos do mar preparados dentro da casquinha de siri, encontrado em manguezais e lagunas por todo o litoral baiano.

O prato é bastante leve e bem temperado, servido geralmente como entrada não apenas no Brasil, mas em destinos mediterrâneos, como França, Espanha e Portugal.

15 - Rabada 

Um dos pratos mais saborosos do nordeste, a famosa rabada. Sendo que o prato em si nada mais é do que um guisado do rabo do boi, ao qual se adicionam verduras e legumes, como tomate, cebola e pimentão, juntamente com temperos frescos e secos.

Além disso, é possível comer a famosa rabada com polenta cozida e molho de tomate. Por fim, a melhor época para comer esse prato é no frio ou em dias não tão quentes.

16 - Baião de dois

Considerado como um dos pratos típicos mais conhecidos da Bahia, o baião de dois faz sucesso quando o assunto é culinária nordestina. Já em relação a receita, ele é composto por feijão de corda, queijo coalho, arroz, pimenta e outros ingredientes locais.

Sendo que, o baião de dois já se transformou em figurinha carimbada da região, e, hoje, é um dos pratos mais amados pelo povo brasileiro.

17 - Bobó de Camarão

O Bobó de Camarão tem origem afro-brasileira, provavelmente recebeu grande influência indígena e se popularizou tanto na Bahia que se tornou um dos pratos típicos do estado. A receita, no entanto, é muito famosa em todo o país, especialmente nos estados do Nordeste, onde é tão tradicional quanto a cultura regional.

Creme de consistência cremosa, preparado com ingredientes bem brasileiros, como o leite de coco e o azeite de dendê, o prato tem sabor surpreendente e, no paladar, remete à alegria e à irreverência do povo nordestino.


Cozinha açoriana - Santa Catarina

Os imigrantes açorianos que se instalaram na região adaptaram a seu paladar os produtos da terra recebendo influência dos nativos índios carijós. A principal contribuição indígena é a farinha de mandioca, base do pirão. Alguns pratos: peixe frito, ovas fritas, pirão d`´agua escaldado; e peixe assado na folha de bananeira.

Santa Catarina tem uma forte cultura europeia, que muda de acordo com a região do estado. Do lado leste do estado por exemplo, temos a predominância alemã na parte norte, e italiana na parte sul. Indo para o centro, você vai encontrar uma forte cultura austríaca.
Sem contar é claro, com outros influências, como a polonesa, tcheca, ucraniana, portuguesa, e espanhola. Como você pode imaginar, tudo isso está presente também na gastronomia, que é bastante rica e diversa.

Pratos típicos de Santa Catarina

Alguns pratos são mais comuns, e você poderá encontrar em qualquer lugar do estado. Já outros são bem específicos, e você poderá provar apenas em determinadas regiões e cidades.

1 - Eisbein

O estado de Santa Catarina tem fortes raízes européias e isso se traduz diretamente na culinária. A principal prova está no Eisbein. O prato é o mais tradicional entre a colônia alemã com uma mistura de sabores para quem ama carne suína. Se trata de "joelho de porco" cozido ou à pururuca acompanhado com chucrutes e batatas cozidas com bacon.

O melhor é que pode ser preparado frito, cozido ou assado. O formato mais conhecido, no entanto, gira em torno de cozinhar o joelho de porco por cinco horas e adicionar uma série de temperos, como folha de louro, pimenta da Jamaica e gominho.

2 - Kassler

Bisteca de porco, defumada e grelhada, também acompanhada de chucrute e batatas cozidas com bacon. Em alguns casos, pode ser empanada. Esse é outro prato de origem alemã que é obrigatório para os visitantes da região sul. Vale lembrar que além da influência germânica, essa receita também tem alguns traços austríacos. De modo geral, na parte central de Santa Catarina, existe uma cultura muito forte vinda da Áustria que contribui para a diversidade da culinária.

Entre os catarinenses, também é chamada de chuleta de porco e basta pedir sugestões de harmonizações que os locais apresentam várias possibilidades para agradar aos paladares mais exigentes.

3 - Salsichas alemãs

São várias, e os nomes são um mais complicado que o outro. Bratwurst, Rostbratwürste, Weisswurst e por ai vai. São preparadas de diversas maneiras, e geralmente consumidas com uma boa mostarda. A tradição catarinense envolve comer as salsichas alemãs com mostarda e uma boa cerveja. São tantas variações de sabores e formatos que é possível fazer um tour gastronômico segmentado durante uma viagem de férias, por exemplo.

Uma curiosidade interessante é que em alemão não existe diferença entre salsicha e linguiça. A colônia germânica chama o prato de Wrust. Para quem busca opções de degustação em família, o melhor caminho é experimentar a tradicional salsicha seguida por um pretzel e equilibrar os sabores na medida certa.

4 - Ostras

Santa Catarina é o estado que mais cultiva ostras no Brasil, representando mais de 90% de toda a produção nacional. Inclusive, em Florianópolis você poderá encontrar a rara ostra depurada.

O processo de depuração da ostra é feito através de uma tecnologia criada pela UFSC em parceria com o restaurante Ostradamus. Com ela, produzem-se ostras mais claras, mais suáveis e saudáveis, sem risco de contaminação.

5 - Apfelstrudel

Traduzindo para português, Apfelstrudel significa folhado (ou redemoinho) de maçã. É uma sobremesa típica austríaca e alemã, nascida em Viena, tornando-se popular internacionalmente, e muito comum em Santa Catarina. ] É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em Alemão por Strudel (redemoinho). Consiste num invólucro oblongo de massa de strudel, recheado com maçãs cortadas em quadrados pequenos, canela, passas e migalhas de pão.

Por vezes, é utilizado rum para intensificar o sabor. Outros ingredientes possíveis são os pinhões, as nozes e as amêndoas. A arte da preparação consiste em fazer a massa muito fina e elástica. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela.
Você pode também encontrar variações dessa sobremesa, com recheios diferentes da maçã ou banana
.

6 - Chucrute

É muito difícil ir a um restaurante que sirva comida alemã e não encontrar o famoso chucrute. O chucrute é uma conserva de "repolho picado" que é fermentado em salmoura. Ele é o acompanhamento perfeito para Eisben e também outros pratos como as salsichas alemãs.

Essa comidinha de sabor forte e azedo é originária da Alemanha e consiste em repolho (branco ou roxo) temperado e fermentado.

7 - Cuca

Cuca de banana com farofa é a mais tradicional. A famosa cuca ou streuselkuchen, na Alemanha, é um bolo cujas principais características é levar fermento biológico e ser coberto por uma farofa doce crocante. Por causa da fermentação, o sabor é diferente de um bolo comum. Os descendentes de alemães fazem a massa da cuca um pouco mais baixa, recheada com frutas ou geleias de frutas.

Já os descendentes de italianos costumam fazê-la mais alta, igualmente recheada e com farofa.
A mais tradicional das cucas é a de banana com farofa, mas novas receitas surgem constantemente. São ótimas opções para o café da manhã e o café da tarde. Tem até quem come cuca junto a carnes.

8 - Tainha

Tainha é um dos peixes mais tradicionais em Florianópolis. A tainha é um peixe presente em todo litoral de Santa Catarina. Tanto é que vários municípios do Estado organizam suas festas da tainha, como Florianópolis, Porto Belo, Barra do Sul, entre outros.

É um peixe com alto teor de gordura e que pode ser preparado de diferentes formas, como assado na brasa, no forno ou na telha. Você também encontrará pelo litoral tainha frita em postas e até cozida no feijão. Os açorianos e populações nativas do litoral catarinense costumam fazer dessa forma. Outro modo de preparo bastante comum e saboroso é a tainha recheada com pirão de camarão ou com ova.

9 - Linguiça Blumenau

A linguiça Blumenau é feita de paleta, pernil e toucinho de porco. Como o próprio nome indica, essa iguaria surgiu na cidade de Blumenau e era preparada pelos imigrantes alemães lá pelos anos de 1880. O embutido é feito de paleta, pernil e toucinho de porco, formando uma massa que é curada e defumada.
Diferentemente de outras linguiças, a de Blumenau tem uma consistência mais cremosa, como a de patê, ideal para “schmiar”, ou seja, lambuzar o pão. No entanto, é um alimento bastante versátil e usado em diferentes pratos, como risotos, escondidinhos, hambúrgueres, ensopados, entre outros. Ela também pode ser consumida crua como aperitivo ou então nos cafés da manhã e da tarde.

Existem cerca de 20 estabelecimentos na região do Vale do Itajaí que produzem, atualmente, Linguiça Blumenau de forma artesanal, seguindo uma receita de imigrantes alemães. O embutido representa tanto a história, a cultura e o modo de saber e fazer de pessoas de uma determinada região que está sendo pleiteado o selo de Identificação Geográfica para ela.

10 - Pinhão

O pinhão é um alimento muito presente no planalto Sul e na Serra Catarinense, já que são regiões com forte presença da floresta de Araucária. Os maiores produtores de Santa Catarina ficam na região serrana.
Por ser um alimento bastante versátil, há inúmeras receitas que levam a semente como destaque. As mais famosas são o entrevero, um prato mais moderno, e a paçoca de pinhão, uma mistura de carne bovina e suína moída, bacon e pinhão cozido triturado.

Este último já era feito na época em que os tropeiros atravessavam a região com gado até o Rio Grande ou São Paulo, lá no século 19. Para aguentar o frio e as longas viagens era preciso pratos fartos e nutritivos. Por isso e também pela influência gaúcha, é comum encontrar receitas com misturas de carnes na serra catarinense. Várias delas combinadas com pinhão.

11 - Polenta no fio

Essa é, talvez, a principal comida típica de Santa Catarina. É difícil encontrar algum catarinense que nunca tenha experimentado essa iguaria.

Diferente das outras opções, a polenta no fio possui raízes italianas e sua preparação é bem específica: deve-se cozinhar até que a massa fique dura para poder ser fatiada como um fio de algodão. Este tipo de corte foi o que deu origem ao nome.

12 - Pirão – peixe e farinha de mandioca

O pirão é outra comida típica catarinense e é incrivelmente simples de preparar. Os ingredientes são peixe, farinha de mandioca, água e temperos. Esta é uma refeição comum, principalmente, em Florianópolis e está, junto com a polenta no fio, nas principais regiões do estado. Assim como os demais pratos, o pirão é incrivelmente saboroso, motivo pelo qual é tão famoso no estado.
Esta é uma das opções que se diferenciam das demais, quando o assunto é influência europeia.

O pirão de peixe é originalmente angolano, com fortes raízes brasileiras. O nome “pirão” vem do termo mindipi’rõ, em Tupi, que significa ensopado.
Fica fácil perceber que você pode encontrar este prato em vários estabelecimentos, ou fazer você mesmo. O importante é conhecer e experimentar!

13 - Marreco

“No Brasil não há marreco”, explica um professor. Quando os alemães imigraram para cá encontraram o Pato de Pequim, aquele bem comum, costumamos ver nos parques com penas brancas e bico amarelo. Preparado do jeito tradicional, o Pato de Pequim com o passar do tempo começou a ser chamado de marreco e a indústria seguiu na mesma linha.


O marreco preparado do jeito tradicional normalmente acompanha repolho roxo. O prato é tão celebrado na região do vale europeu que dá nome a uma das festas mais famosas de Santa Catarina. É a Fenarreco, que acontece desde 1985, em Brusque, no início de outubro.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário