Menu

4.11.23

Lagoa misteriosa

Lagoa misteriosa em Jardim MS

Algumas das atrações imperdíveis entre os passeios de Bonito, na verdade se localizam no município de Jardim MS, a 50 km de distância, entre elas a flutuação Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.
A cidade de Jardim MS possui poucos pontos turísticos urbanos, mas na zona rural é que estão suas riquezas naturais. 
O solo com elevada concentração de calcário favorece na formação de dolinas e grutas, assim como na incrível transparência da água dos rios.
Junto com Bonito e Bodoquena, a cidade de Jardim MS, integra o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico, mais conhecido somente como “Bonito”, principal polo de turismo no Mato Grosso do Sul.
Camping Selvagem
Se você está de viagem marcada para Bonito, na região sudoeste do Mato Grosso do Sul, não deixe de dar uma esticadinha até Jardim, cidade vizinha, que fica a menos de uma hora de carro.
Lá você vai encontrar lugares encantadores para curtir a natureza. 
A Lagoa Misteriosa em Jardim MS leva destaque em muitos aspectos: 
Apesar de muitas pessoas pensarem que ela fica em Bonito, esta joia rara é de Jardim. 
Pense em uma lagoa de águas azuis com visibilidade superior a 40 metros onde mergulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade e não encontraram o fundo.
Camping Selvagem
É um dos quatro municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (juntamente com Guia Lopes da Laguna, Bonito e Bodoquena), apresentando grande potencial turístico. Também possui um grande potencial no segmento do Turismo Histórico-Cultural.

A Lagoa Misteriosa 

Depressão ideal para mergulho, possui este nome por que no mês de fevereiro ouve-se sons estranhos emitidos nas proximidades da lagoa, que lembram turbinas de avião ou tambores indígenas. 
Situado às margens do Rio da Prata, possui 80 metros de profundidade por 40 metros de diâmetro e composto por dois fossos (um de 60 metros e o outro ainda não medido, mas relatos dizem que mergulhadores já desceram 220 metros e ainda assim não conseguiram avistar o fundo). 
Possuindo águas límpidas, é possível avistar a vegetação às margens da lagoa a 20 metros de profundidade.

A flutuação no Rio da Prata começa com uma caminhada por uma trilha que leva à nascente do Rio Olho D’água onde começa a flutuação em um trecho de 2,2 km do rio, terminando no Rio da Prata, já bem maior. 
O rio é raso é oferece um mundo encantado repleto de peixes, plantas e nascentes que brotam na areia. A água é absurdamente cristalina com variados tons de azul.

Lá nesse pedacinho de paraíso você pode escolher entre fazer flutuação ou mergulho, vai depender se você quer fazer algo mas leve flutuando apenas com máscara, snorkel e colete, ou, se prefere ir mais fundo na aventura mergulhando com cilindro de oxigênio.
A Lagoa Misteriosa proporciona uma experiência única durante os meses de outubro a meados de abril. É neste período que ocorre a temporada com algas, fenômeno natural que altera o azul cristalino de suas águas para tons de verde.

Mergulhadores que possuem certificação avançada ultrapassam a camada de algas e, ao atingirem 30 metros de profundidade, se deparam com águas transparentes.

Sua visita à Lagoa Misteriosa deverá ser agendada através de uma agência de turismo.
Eles não possuem hospedagem e disponibilizam serviço profissional de fotografia. 
Para fazer a trilha e flutuação o grupo de até 10 pessoas acompanhado por guia credenciado parte da recepção da Lagoa, de lá, faz-se uma caminhada de 600 metros por trilha até a chegada ao mirante de contemplação e a escadaria de acesso, depois da descida da escadaria, a contemplação da lagoa e flutuação em circuito circular. 
Depois é hora de subir a escadaria, retornar pela trilha por 500 metros até o receptivo. O passeio dura em torno de 1 hora e 40 minutos.

A idade mínima para a Trilha e Flutuação é 08 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. 
Idade mínima para o Mergulho com cilindro: 10 anos, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. 
Já a idade máxima tanto para o mergulho, como para a flutuação, é de 65 anos, contudo a mesma é flexível, dependendo da forma física e estado de saúde do visitante, já que para realizar o passeio na Lagoa Misteriosa é necessário descer e subir uma escadaria grande.

Após se apresentar no receptivo do Refúgio Ecológico Rio da Prata, em horário agendado, você será encaminhado junto com um grupo de até 10 pessoas e orientado pelo guia condutor. 
Diferente do mergulho, na flutuação da Lagoa Misteriosa não é disponibilizado o traje de neoprene. 

O motivo é que a água da lagoa é bem agradável, a uma temperatura constante de 24°C o ano todo. Porém, é possível alugar no receptivo, e no inverno, quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 20°C a roupa e as botas são disponibilizadas gratuitamente.
Dica: Vá com traje de banho (sunga, biquíni ou maiô) por baixo de sua roupa. A máscara de snorkel e colete serão fornecidos no deck da lagoa.

Mergulhos com cilindro podem ser realizados em 4 categorias diferentes:

Batismo - É uma experiência de mergulho para iniciantes de forma totalmente segura e confortável. Vai até 2 visitantes acompanhados por um instrutor e a profundidade máxima é de 8 metros.
Autônomo Básico - É para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Vai até 2 visitantes acompanhados por um instrutor e a profundidade máxima é de 25 metros.
Autônomo Avançado - É para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Vai até 2 visitantes acompanhados por um instrutor e a profundidade máxima é de 25 metros.
Avançado Nitrox - É realizado sob consulta e apenas no período de setembro a março para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Vai até 2 visitantes acompanhados por um instrutor e a profundidade máxima é de 30 metros.

Como chegar: 


A Lagoa fica em Jardim, a 47 km do centro de Bonito e você tem duas opções para chegar: De carro próprio ou alugado, ou contratar um transfer.
Se você estiver de carro próprio ou alugado basta colocar em seu GPS. Dica: salve o mapa off-line da região para o caso de ficar sem sinal ter GPS da mesma forma. 
Sempre há opções de transfer compartilhados até o Recanto Ecológico Rio da Prata, mas que deve ser reservado junto com o passeio através de uma agência. O Refúgio (sede do atrativo) fica a 37 km da cidade de Jardim e 50 km de Bonito.
O receptivo oferece uma ótima infraestrutura para receber os visitantes. Tem restaurante, conveniência, banheiros, vestiários, jardins e áreas para descanso à sombra.

Para acampar:

Camping Seu Assis - Rio da Prata -  Jardim - MS: área 10 ha, quiosques com piso de cimento, luz, água, pia, churrasqueira, mesas e bancos, conforto para até 10 campistas. Toda a área de camping é gramada e arborizada.



Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário