29.11.16

Naturalismo

O camping selvagem - chamado também de natural - possibilita não apenas maior mobilidade e variedade de opções quanto ao lugar, mais sobretudo a prática de uma mentalidade essencial ao campista: a de saber improvisar com seus próprios recursos.

Num camping selvagem, ao contrário que muita gente pensa; você pode sim acampar sozinho ou não, sem receios, também levar crianças ou idosos, tendo assim, é claro, muito maior responsabilidade e que você, principalmente, e todos tenham algum conhecimento, prática ou já estarem acostumados com essa rotina.

Veja mais em..Como acampar

lirio15animalani45
Eles sabem por exemplo; que a caça e a pesca não são atividades predatórias se forem feitas na época certa e com os devidos cuidados, sabe ainda que a coleta de lenha e a utilização das fogueiras não atentará contra a flora se forem observados vários cuidados elementares na escolha dos galhos e na segurança dos locais de fogo.

Observe muito bem o local antes de pôr a barraca; se não há ninhos nas árvores próximas, ou se os pássaros ficam muito agitados, isso é sinal de algum local de nidificação por perto.

E ao contrário do que se imagina, o camping selvagem oferece muito mais chances de aproximação com os moradores da região. 
Escolha uma área não muito acidentada, de preferência o litoral, cujo acesso é geralmente mais fácil.
mico 112
O camping selvagem acarreta uma série de cuidados com a escolha do local, proteção da barraca, lixo, fossa , água, fogueira, proteção contra insetos e cobras, sempre visando a sua comodidade, sem a depredação da área, e o essencial é utilizar o maior número possível de recursos naturais, evitando levar em sua bagagem equipamento sofisticado e desnecessário.

A arte do campista consiste justamente em utilizar os recursos que estão à mão. 
Assim, você acampando em praia ou perto de rio, prepare-se para os cardápios à base de peixe, ao invés de feijoada em lata.


Você pode passar muito bem com as frutas e legumes da região, então leve o mínimo possível de compras de supermercados, e um soro anti-ofídico e anti-aracnídeo é recomendável. 
É essencial acampar sempre perto de água doce, se houver dúvidas quanto a água é conveniente fervê-la antes de usá-la. 
Em um local selvagem é praticamente impossível acampar sem água doce, e sem ela você estará bem encrencado e possivelmente terá que procurá-la a todo custo.

Não lave louça em água corrente, nem jogue restos de comida no rio. 
Para lavar louça, retire água numa bacia ou balde (já abordamos isso em outros capítulos) e os restos jogue dentro de um buraco ou fossa, e quando for embora, não esqueça de cobrir tudo com terra.
animalani50
Os animais não devem ser mortos, salvo se for em sobrevivência própria; nem mesmo afugentá-los, pois o  verdadeiro campista convive com a natureza lado a lado, e utiliza seus recursos, mas sabe respeitá-los.
Olhe bem o local se não há ninhos de pássaros próximos, nem atire pedras para não afugentá-los.
Leia mais.. O camping selvagem

Ao sair verifique cuidadosamente a área e procure deixá-la exatamente da maneira como encontrou; para evitar insetos, é conveniente nunca deixar a barraca aberta e usar os repelentes, se por acaso não tiver, uma outra boa dica é usar óleo de cozinha mesmo; (o usado na fritura é melhor ainda!). 
Antes de usar as roupas é conveniente agitá-las e verificar sapatos e botas. 

Jogar alho na fogueira espanta os insetos ou  um monte de folhas verdes também os espanta por causa da fumaça, e para as abelhas, jogar uma salmoura forte (um litro de água com meio quilo de sal) perto do acampamento, elas fogem e desaparecem.
Recomenda-se que ande sempre de botas e com um facão para abrir clareiras. 72% dos casos dos acidentes com cobras acontecem na parte dos pés o o terço inferior da perna.
macaco-animalani88

É claro que os campings organizados contribuem para um maior distanciamento com a natureza, pela série de facilidades e comodidades que oferecem, e isso é dito pelas próprias pessoas que ali frequentam.
Alguns destes campings foram formados obedecendo padrões europeus e norte-americanos, com piscinas, salão de jogos, e outros chegam a ter fliperamas e rede Internet gratuitas.
"Só que moramos num país tropical totalmente diferente dos gringos, e nossos campings não tem que obedecer regras ou padrões de nenhum deles, isso tinha que ser revisto pelos empresários!."

Tudo bem, as facilidades e conforto são coisas indispensáveis para o ser humano, mais que tal sentir a sensação de entrar no mato e colher uma fruta (como um tomate, por exemplo, que você estava pensando em comprar no supermercado) ou um legume qualquer, como um palmito extraído do próprio caule; coco, manga, jaca, chuchu, fruta pão, e até plantas medicinais.
Um acampamento sendo selvagem é uma ótima oportunidade para apreciar comida natural.


Um pouco de Biologia

Teorias evolutivas 

Uma das grandes questões da Biologia foi justamente explicar como o planeta abriga uma diversidade tão grande de seres vivos. Além da quantidade de espécies, as variadas formas dos seres vivos também intrigavam as pessoas.
No início, mediante explicações místicas e religiosas, propunha-se um modelo estático, segundo o qual a vida teria sido criada tal como hoje a conhecemos. Entretanto, o desenvolvimento das ciências naturais, particularmente da Biologia, permitiu a elaboração de novas hipóteses para explicar o processo de mudanças que vem ocorrendo ao longo do tempo nas espécies de seres vivos.
Essas mudanças dinâmicas - que podem levar à formação de novas espécies, à adaptação ou à extinção - é o objeto de estudo da evolução, ramo da Biologia que se tornou o paradigma central dessa ciência.


animalani54


PASSADO – Não importa o que o passado fez de mim.
      Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.
                     Jean-Paul Sartre – filósofo francês (1905-1980)

Nenhum comentário:

Postar um comentário