Menu

6.2.23

Naturalismo

Naturalismo - Realidade e sobrevivência

O camping selvagem - chamado também de natural/ e ou naturalismo - possibilita não apenas maior mobilidade e variedade de opções quanto ao lugar, mais sobretudo a prática de uma mentalidade essencial ao campista: a de saber improvisar com seus próprios recursos.
Camping Selvagem

O que é o conceito do Naturalismo?

O naturalismo como um sistema filosófico, é o que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio básico da realidade humana. 
A corrente naturalista no campismo sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.

Em que se baseia o Naturalismo?

No campismo, o conceito de naturalismo se baseia na ideia de que os mais fortes sobrevivem melhor às adversidades da sociedade perante os desafios da natureza, enquanto os outros perecem com essa prática.

Num camping selvagem, ao contrário que muita gente pensa; você pode sim acampar sozinho ou não, sem receios, também levar crianças ou idosos, tendo assim, é claro, muito maior responsabilidade e que você, principalmente, e todos tenham algum conhecimento, prática ou já estarem acostumados com essa rotina.
Camping Selvagem
Veja mais em.. Como acampar

lirio15animalani45
Eles sabem por exemplo; que a caça e a pesca não são atividades predatórias se forem feitas na época certa e com os devidos cuidados, sabe ainda que a coleta de lenha e a utilização das fogueiras não atentará contra a flora se forem observados vários cuidados elementares na escolha dos galhos e na segurança dos locais de fogo.

Observe muito bem o local antes de pôr a barraca; se não há ninhos nas árvores próximas, ou se os pássaros ficam muito agitados, isso é sinal de algum local de nidificação por perto.

E ao contrário do que se imagina, o camping selvagem oferece muito mais chances de aproximação com os moradores da região. 
Escolha uma área não muito acidentada, de preferência o litoral, cujo acesso é geralmente mais fácil.
mico 112
O camping selvagem acarreta uma série de cuidados com a escolha do local, proteção da barraca, lixo, fossa , água, fogueira, proteção contra insetos e cobras, sempre visando a sua comodidade, sem a depredação da área, e o essencial é utilizar o maior número possível de recursos naturais, evitando levar em sua bagagem equipamento sofisticado e desnecessário.

A arte do campista consiste justamente em utilizar os recursos que estão à mão. 
Assim, você acampando em praia ou perto de rio, prepare-se para os cardápios à base de peixe, ao invés de feijoada em lata.

Você pode passar muito bem com as frutas e legumes da região, então leve o mínimo possível de compras de supermercados, e um soro antiofídico e anti-aracnídeo é recomendável. 
É essencial acampar sempre perto de água doce, se houver dúvidas quanto a água é conveniente fervê-la antes de usá-la. 
Em um local selvagem é praticamente impossível acampar sem água doce, e sem ela você estará bem encrencado e possivelmente terá que procurá-la a todo custo.

Não lave louça em água corrente, nem jogue restos de comida no rio. 
Para lavar louça, retire água numa bacia ou balde (já abordamos isso em outros capítulos) e os restos jogue dentro de um buraco ou fossa, e quando for embora, não esqueça de cobrir tudo com terra.
animalani50
Os animais não devem ser mortos, salvo se for em sobrevivência própria; nem mesmo afugentá-los, pois o  verdadeiro campista convive com a natureza lado a lado, e utiliza seus recursos, mas sabe respeitá-los.
Olhe bem o local se não há ninhos de pássaros próximos, nem atire pedras para não afugentá-los.
Leia mais.. O camping selvagem

Ao sair verifique cuidadosamente a área e procure deixá-la exatamente da maneira como encontrou; para evitar insetos, é conveniente nunca deixar a barraca aberta e usar os repelentes, se por acaso não tiver, uma outra boa dica é usar óleo de cozinha mesmo; (o usado na fritura é melhor ainda!). 
Antes de usar as roupas é conveniente agitá-las e verificar sapatos e botas. 

Jogar alho na fogueira espanta os insetos ou  um monte de folhas verdes também os espanta por causa da fumaça, e para as abelhas, jogar uma salmoura forte (um litro de água com meio quilo de sal) perto do acampamento, elas fogem e desaparecem.
Recomenda-se que ande sempre de botas e com um facão para abrir clareiras. 72% dos casos dos acidentes com cobras acontecem na parte dos pés o o terço inferior da perna.
macaco-animalani88

É claro que os campings organizados contribuem para um maior distanciamento com a natureza, pela série de facilidades e comodidades que oferecem, e isso é dito pelas próprias pessoas que ali frequentam.
Alguns destes campings foram formados obedecendo padrões europeus e norte-americanos, com piscinas, salão de jogos, e outros chegam a ter fliperamas e rede Internet gratuitas.
"Só que moramos num país tropical totalmente diferente dos gringos, e nossos campings não tem que obedecer regras ou padrões de nenhum deles, isso tinha que ser revisto pelos empresários!."

Tudo bem, as facilidades e conforto são coisas indispensáveis para o ser humano, mais que tal sentir a sensação de entrar no mato e colher uma fruta (como um tomate, por exemplo, que você estava pensando em comprar no supermercado) ou um legume qualquer, como um palmito extraído do próprio caule; coco, manga, jaca, chuchu, fruta pão, e até plantas medicinais.
Um acampamento sendo selvagem é uma ótima oportunidade para apreciar comida natural.

Um pouco de Biologia

Teorias evolutivas 

Uma das grandes questões da Biologia foi justamente explicar como o planeta abriga uma diversidade tão grande de seres vivos. Além da quantidade de espécies, as variadas formas dos seres vivos também intrigavam as pessoas.
No início, mediante explicações místicas e religiosas, propunha-se um modelo estático, segundo o qual a vida teria sido criada tal como hoje a conhecemos. 
Entretanto, o desenvolvimento das ciências naturais, particularmente da Biologia, permitiu a elaboração de novas hipóteses para explicar o processo de mudanças que vem ocorrendo ao longo do tempo nas espécies de seres vivos.
Essas mudanças dinâmicas - que podem levar à formação de novas espécies, à adaptação ou à extinção - é o objeto de estudo da evolução, ramo da Biologia que se tornou o paradigma central dessa ciência.


animalani54


PASSADO – Não importa o que o passado fez de mim.
      Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.
                     Jean-Paul Sartre – filósofo francês (1905-1980)

Nenhum comentário:

Postar um comentário