Menu

14.1.24

União dos Palmares

União dos Palmares

Camping Selvagem
União dos Palmares é considerado um dos mais antigos municípios do estado de Alagoas. 
Nela o Quilombo dos Palmares foi a primeira tentativa de vida livre promovida pelos negros africanos nas Américas.
É considerada uma das principais cidades de Alagoas, e ficou conhecida por ser “A Terra da Liberdade”.
Serra da Beleza
Camping Selvagem
Foi nela, onde foi dado o primeiro grito de liberdade pelo Zumbi dos Palmares. 
Um dos pontos turísticos da cidade é a Serra da Barriga, famosa pelo monumento do Quilombo dos Palmares. Este ponto turístico é declarado Patrimônio Histórico do Brasil.
As primeiras habitações do município de União dos Palmares surgiram no século XVIII, num povoado chamado "Macacos", à margem esquerda do rio Mundaú. 
O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local dedicada à Santa Madalena. 
A povoação passou a ter o nome da padroeira.
Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para "União dos Palmares", homenageando o Quilombo, que permaneceu na região por quase um século.



Foi em União dos Palmares, mais precisamente na Serra da Barriga (uma das atrações turísticas da cidade) que os negros rebelados contra a escravidão construíram a República Independente do Quilombo dos Palmares, o símbolo do anseio e da resistência negra pela liberdade, tendo como líder maior o negro Zumbi, imortalizado numa estátua no alto da serra.
O Quilombo está a apenas 80 km da capital de Alagoas, a entrada é gratuita no solo que foi um dos palcos de momentos importantes da história do Brasil.
A comunidade quilombola de Palmares foi o mais famoso povoado de resistência negra do país. 
Criado no final de 1590 pela princesa congolesa Aqualtune, transformou-se num estado autônomo e resistiu por quase "cem anos" no alto da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. 
Em 1695, um ano após a morte de Zumbi, líder na ocasião, ele foi destruído.



Hoje, o antigo lugar que abrigava o quilombo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985 e, desde 2007, abriga o Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, que em 2017, foi reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul.

Como chegar

A cidade é pequena e conta com algumas opções de hospedagem; Se for de carro, a partir da capital, é preciso seguir pela BR-316 até o município de Satuba e pegar a BR-104 até União dos Palmares, onde esta tem início a uma estrada de 9 km de terra para a Serra da Barriga (a estrada foi pavimentada em 2019).

A visita

Lá dentro, experimenta-se  muitas sensações, como paz, isolamento, silêncio, contato com a natureza.. pelo menos no período em que estiveram livres da escravidão no quilombo.

Foi justamente a natureza uma das razões pelas quais o quilombo resistiu tanto tempo. 
As altitudes dificultavam a chegada, a floresta que os cercavam como sentinela, as frutas que os alimentavam. 
No instante em que se pisa no parque, os aromas doces das jacas, laranjas e outras frutas ajudam a te levar de volta à atmosfera da época. Em outros momentos sente um peso, uma angústia ao ouvir uma história tão vergonhosa como a escravidão.

Quando ir

O calor quase não dá trégua, então, é melhor escolher os meses mais frios do ano. Uma dica melhor é ir em novembro, quando acontecem as comemorações de 20 de novembro durante todo mês. A data em que Zumbi morreu significa muito para a comunidade afro-brasileira e embala os festejos que recebem mais de 10 mil visitantes de todo o Brasil e exterior.

Algumas dicas

Há um restaurante no parque, o Baobá Raízes e Tradições da Mãe Neide, que oferece comida quilombola. Como não há nenhum tipo de comércio por perto, é bom levar também água e um lanche. Mas, depois de descer, em União de Palmares você encontra de tudo, incluindo posto de gasolina, bancos, restaurantes, hotéis e pequenas atrações turísticas.

Um museu a ser visitado é a Casa de Maria Mariá, instalado na antiga residência da historiadora Maria de Castro Sarmento, onde é possível encontrar vários e diferentes objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana.
Outro local muito importante da cidade é a Casa Jorge Lima, dedicada ao príncipe dos poetas alagoanos Jorge de Lima.

O aeroporto mais próximo é o de Maceió, rodovia BR-104, Km 91, s/n. No site do parque é possível fazer um passeio virtual e sentir o gostinho do que você vai ver lá, além de conferir mais informações a respeito.

Campings

Chácara malokinha - Sementeira - Fazenda sementeira, União dos Palmares - AL. Cabana de camping, muito bom lugar, agradável e tranquilo.

Camping do Bacurau - Loteamento Praia de Japaratinga s/n Zona Rural, Japaratinga - AL. Ambiente acolhedor, estrutura com ótima da cozinha, há tomadas, banheiros, rede e mirante.

Rancho dos Araçás - Antônio Sarafim Costa, 123, alameda Chã de Pilar, Pilar - AL. Excelente lugar para camping, sossegado e de natureza incrível, proporciona uma experiência única.

Camping do Jesus - Ponta de Mangue, Barra Grande, Maragogi - AL. De frente pra praia, maravilhoso, com acesso fácil, passeios e barracas, cozinha dispõe de geladeira, fogão a álcool e a lenha.

Rancho GuiGa - Camping, Fazenda Vila Nova Alagoas, L B7, Satuba - AL. Instalações para camping, sem mais informações.


História

Entre 1597 e 1695, milhares de pessoas fugidas da escravatura foram viver no Quilombo dos Palmares – estima-se que, no auge, mais de 30 mil habitantes estiveram lá. 
A partir de agora, o local onde ficava o Quilombo é considerado um Patrimônio Cultural do Mercosul.
A região escolhida foi a Serra da Barriga, em Alagoas, onde ficava o núcleo do quilombo, onde fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, inaugurado em 2007. 
Trata-se do único parque temático voltado à cultura negra no Brasil e conta com instalações como a casa de farinha (Onjó de farinha), a casa do campo santo (Onjó Cruzambê) e o terreiro de ervas (Oxile das ervas).

O Quilombo dos Palmares era dividido em pequenos povoados, chamados de mocambos. 
Os principais eram Cerca Real do Macaco, Subupira, Zumbi e Dandara, e o maior deles chegou a ter 6 mil moradores. Zumbi, nascido no Quilombo, foi o mais célebre deles, liderando a resistência contra as tentativas de invasão por parte dos bandeirantes.

Elcias Pereira, presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas, acredita que o novo título poderá ajudar a dar visibilidade ao Parque. 
“Recebendo esse título pode haver a melhoria dos equipamentos. Nestes últimos 10 anos, os investimentos não foram feitos como deviam”, diz.

Carolina Nascimento, diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, responsável pelo parque nacional, também comentou o assunto. 
Para ela, “neste momento em que casos de racismo estão se acirrando, o reconhecimento deste bem cultural é uma forma de combater a discriminação racial e valorizarmos a cultura afro-brasileira”.

A lista de patrimônios culturais do Mercosul inclui vários itens, o Quilombo é o primeiro item 100% brasileiro. Antes, já estavam lá a Ponte Internacional Barão de Mauá, ligação entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai, e a região das Missões Jesuítas, que abrange cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).


Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário