Menu

7.1.24

Carrancas - MG

Carrancas - A cidade das cachoeiras

Carrancas é uma pequena e tranquila cidade de interior de Minas Gerais, pequena em número de habitantes, mas grande em extensão territorial.
Camping Selvagem
A cidade vem se destacando nos últimos anos como polo do ecoturismo em Minas Gerais, graças ao grande número de atrativos naturais que oferece, principalmente cachoeiras.
Como toda tradição de cidades do interior, Carrancas possui uma praça e um igreja, que ficam no coração da cidade. 
A cada 15 minutos, o sino da belíssima Igreja de Nossa Senhora da Conceição pode ser ouvido por boa parte da cidade, lembrando a religiosidade do povo.

Como chegar

Para chegar até Carrancas à partir de São Paulo, pegue a BR 381 até a entrada da cidade de Lavras (saída 688). Em seguida pegue a BR 265 e entre à direita no município de Itutinga (trecho sinalizado). Ande por mais 27km e chegará até Carrancas.

Poderá também optar pela BR 040, porém há muito trânsito de caminhões e em muitos trechos a pista está mal sinalizada.

História

Carrancas foi fundada por volta de 1720 em meio ao ciclo do ouro, quando paulistas da capital e de Taubaté encontraram-se às margens do Rio Grande, e decidiram criar um povoado, empolgados com o potencial de suas terras e a possibilidade de encontrar ouro em grande quantidade.
Mais tarde, os portugueses se interessaram pelo local, pela possibilidade de encontrar ouro e também pela agricultura. 
As escavações em duas rochas na serra mais próxima do lugar formavam fisionomias parecidas à duas caras, dando o nome de Carrancas ao lugar.

Além dos atrativos naturais, Carrancas: A cidade das cachoeiras se destaca também pela religiosidade de seu povo: a fé dos carranquenses impressiona à todos, sendo que a festa de carnaval na cidade acontece duas semanas antes da data oficial, conhecido como carnaval antecipado, e quando chega a data oficial do carnaval, os homens de Carrancas se reúnem em retiro espiritual.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em meados do século XVIII e fica na Praça Manoel Moreira, conhecida como “praça da igreja” pelos moradores. 
A construção é toda em quartzito, a pintura do teto do altar é atribuída a Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho e os retábulos do altar tem pinturas a ouro.

Onde ficar e acampar

Camping Sossego do Jeca - R. Padre Tolêdo Taques, 73 - Centro, Carrancas. Boa estrutura, perto do centro e mercado, banheiros unissex separados, chuveiros quentes.

Camping da Praça - Praça Manoel Moreira, 256 - Centro, Carrancas. Em frente a praça da igreja, supertranquilo, área camping, chuveiros, banheiro, cozinha comunitária.

Aconchego da Serra Camping - 1200, Av. Cel. Rozendo - Centro, Carrancas. Boa estrutura e cobertura wi-fi, banheiros, cozinha, tomadas de luz.

Camping da Ponte - Estrada Carrancas/Itutinga km 1 - zona rural, Carrancas (Para quem chega de Itutinga, virar a esquerda antes de atravessar a ponte e começar as lombadas. No endereço: R. Maria Custódia, 39. Ótima infraestrutura, contato natureza, bom acolhimento, ordem e receptividade.
Camping Campo Belo - Estrada KM 2, Carrancas a Itutinga, MG. Ampla área, churrasqueiras, cozinha, banheiros, café da manhã, próximo cachoeiras e grutas.

Hostel e Camping Tira Prosa - Estrada do Tira Prosa, Zona Rural, Carrancas, MG. Entrar no bairro João XXIII, seguir para Estr. Capela do Saco. Ampla área plana, gramada, sombras de arvores, banheiros, chuveiros, cozinha, pontos de luz, aluguel de barracas.

Carrancas possui aproximadamente 5.000 habitantes e uma população hospitaleira, podendo encontrar várias pousadas e hotéis-fazenda bem aconchegantes.
Para quem visita à cidade e procura uma pousada, uma boa pedida é a Pousada das Candeias, muito rústica, simples, tranquila, com café da manhã bem completo. 
Ou também, localizada na serra, a Pousada Céu e Serra, muito charmosa e aconchegante.

Onde comer

A cidade possui algumas opções de gastronomia bem interessantes: podem ser encontrados restaurantes e pizzarias facilmente, caminhando pelas ruas da cidade, tem opções mais simples, até as mais sofisticadas.

Atrativos 

A cidade possui mais de 110 atrações naturais, dentre elas estão, serras, grutas, poços e principalmente cachoeiras. São diversas opções de ecoturismo para quem gosta de aventura ou simplesmente caminhar e ver de perto os belos atrativos naturais. 
Algumas empresas oferecem passeios, esportes de aventura e guias para acompanhar os turistas durante a visita.

Carrancas é uma linda cidade, com vários atrativos naturais, indicada para quem deseja paz e descanso e para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura. 
Se você ainda não conhece a cidade, não perca tempo, reserve já a sua hospedagem para não ficar sem vaga. 
E não faça os roteiros por conta própria, contrate um guia, várias trilhas não são bem sinalizadas e você poderá se perder.

COMPLEXOS

Complexo do Grão Mogol

O Complexo do Grão Mogol é um dos complexos mais distantes da cidade de Carrancas, está a cerca de 12 quilômetros e possui lindas piscinas naturais, algumas quedas e a Lagoa Azul, principal atrativo do complexo. O Grão Mogol ficou fechado por cerca de 15 anos e foi reaberto para visitação recentemente.

É um pouco complicado chegar até lá, devido ao trecho não ser sinalizado. Se não tiver contratado um guia, certamente não conseguirá chegar até o complexo. 
Para percorrer o Complexo do Grão Mogol e todos os outros complexos turísticos de Carrancas, é recomendado contratar um bom guia para acompanhá-lo, pois as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder.

O Complexo do Grão Mogol fica para o mesmo lado do Complexo da Zilda, o mais famoso de Carrancas. 
Como está localizado em uma propriedade particular, é necessário pegar uma chave em um sítio que fica no caminho, para abrir a porteira que dá acesso ao complexo.
Porém não há nenhuma sinalização indicando o acesso ao complexo e ao sítio onde a chave deve ser retirada, então, o guia é essencial neste roteiro. 
O casarão principal deste sítio possui mais de 250 anos e fica na Antiga Estrada Real (a verdadeira), sendo o primeiro atrativo deste complexo.

O local não é aberto à visitação pública deste casarão histórico, várias partes estão preservadas e ainda são originais, sem nenhuma restauração. A entrada ao local foi autorizada por um casal de senhores que estavam lá, eles são de Cruzília-MG.

Cachoeira do Grão Mogol

Há uma trilha bem leve, até o primeiro atrativo, a Cachoeira do Grão Mogol, uma queda pequena que deságua em uma piscina natural azul de águas cristalinas e geladas, com cerca de 4 metros de profundidade.

O local é fundo mas há várias pedras ao redor que podem servir de apoio para ficar dentro d’água, sem afundar. Ao redor da queda, há enormes paredões que formam um pequeno cânion. Muitas pessoas ficam somente por ali durante o dia, mas há um outro atrativo mais interessante no complexo, a Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Para seguir até a Lagoa Azul, é necessário ir andando sobre as pedras nas laterais e sobre as águas, trilha com dificuldade média. 
Use um tênis confortável pois é necessário saltar em alguns trechos, passar por baixo de galhos e tomar cuidado para não escorregar em algumas pedras. 
No caminho, há alguns trechos que rendem belas fotos, com pequenas quedas, pedras e mata fechada, com águas cristalinas.

A trilha é meio chatinha mas o esforço é recompensado com uma linda piscina natural, ótima para um refrescante mergulho. 
O local é fundo, possui cerca de 8 metros de profundidade, mas também possui pedras que permitem ficar na água sem afundar.

Há uma pequena queda na Lagoa Azul, mas a tonalidade de cores é a grande beleza do lugar, se revezando entre o verde e o azul. 
A água também é bastante gelada, então procure ir em uma época de calor, para unir o útil ao agradável.

Complexo da Vargem Grande Esmeralda

O Complexo da Vargem Grande Esmeralda está a aproximadamente 8 quilômetros do centro de Carrancas e, apesar de não possuir tantos atrativos, é um dos mais procurados pelo fácil acesso e pela beleza do local. 
Este complexo fica em uma área particular e o principal atrativo é a belíssima Cachoeira da Esmeralda.
Para chegar até o Complexo da Vargem Grande Esmeralda siga as placas no sentido Cachoeira da Fumaça. 
Você percorrerá 7 quilômetros passando direto (desconsidere a entrada para a Cachoeira da Fumaça) até chegar a uma entrada à direita (sinalizada). 
Depois percorra mais 1 quilômetro até chegar a uma área particular. 
Nesta área, há um estacionamento e o Bar e Restaurante Esmeralda, onde há algumas opções de lanches e refeições.

Em frente ao bar, há um trilha que leva até os poços e cachoeiras do complexo. 
Siga pela trilha e com apenas alguns metros já avistará os primeiros poços para banho. 
No topo do primeiro morro, há um ótimo poço para banho, o Poço Três Irmãos.

Para continuar até as outras atrações do Complexo da Vargem Grande Esmeralda, siga a trilha pelo lado esquerdo da corredeira e avistará algumas placas, indicando o caminho até a Cachoeira da Esmeralda.

Existem alguns poços no trajeto até a Esmeralda e você conseguirá avistá-los ao caminhar pela trilha, já que ela passa às margens da corredeira. O destaque por ali é o Poço Louva a Deus, ótimo para banho.

Poço Louva à Deus

Seguindo pela trilha, você chegará até a Cachoeira da Esmeralda e o Poço da Esmeralda, principais atrações do Complexo da Vargem Grande Esmeralda.  
A queda d’água da Cachoeira da Esmeralda não é muito grande mas o Poço da Esmeralda é enorme e possui águas cristalinas. 
A área ao redor do poço possui muito verde, deixando o cenário ainda mais belo. 
Alguns pontos do Poço são bem fundos então não se arrisque, fique nas áreas mais rasas.

Poço da Esmeralda

Seguindo a trilha após a Cachoeira da Esmeralda, há vários poços e piscinas naturais que podem ser aproveitados e conhecê-los, é recomendável uma ida até eles.

Complexo e Cachoeira da Fumaça

O Complexo da Fumaça fica à 6 quilômetros do centro de Carrancas e possui um dos mais belos atrativos naturais da cidade, a Cachoeira da Fumaça. 
O complexo ainda possui outros atrativos como Cachoeira da Serrinha, Cachoeira do Luciano, Fundo da Fumaça, Véu de Noiva e o Poço da Pedra Furada. 
O complexo é um dos mais próximos do Centro de Carrancas e possui fácil acesso.

A Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é o primeiro atrativo natural do complexo, é uma das cachoeiras mais famosas de Carrancas e já foi palco de algumas novelas globais. 
Parada obrigatória para os turistas de Carrancas e cartão postal da cidade, a cachoeira possui uma queda de 15 metros e o nome “Fumaça” vem da fumaça que se forma quando a água bate com força nas pedras.

Esta é a única cachoeira de Carrancas que é pública. Mas aí vem a notícia triste, a queda possui águas poluídas, sendo impróprias para banho. 
Mesmo que suas águas não fossem poluídas, o grande volume de água de suas quedas poderia ser um risco aos possíveis banhistas, então, resta admirar toda a beleza da cachoeira e só.

Um pouco mais à frente está a cachoeira Fundo da Fumaça, que possui uma pequena queda d’água mas também não é recomendada para banho pois possui as mesmas águas poluídas da Cachoeira da Fumaça.
Após curtir a cachoeira, siga pela trilha e após uma pequena caminhada chegará à Cachoeira Véu de Noiva, formada pela junção de 2 córregos, sendo uma das cachoeiras mais altas de Carrancas com 40 metros de queda d’água. 
Com águas limpas e cristalinas, esta sim é recomendada para banho em seus vários poços, tanto no alto da cachoeira como na parte de baixo, após a queda.

No caminho para a Cachoeira Véu de Noiva, dá pra avistar a Pedra do Índio, uma rocha onde seu formato lembra o rosto de um índio. O complexo possui ainda a Cachoeira da Serrinha e Cachoeira do Luciano.

Complexo da Toca

O Complexo da Toca fica à 3 quilômetros do Centro de Carrancas e possui bons atrativos como o Escorregador da Toca, Gruta da Toca, Poço do Coração, Poço do Coraçãozinho e algumas piscinas naturais. 
O complexo fica bem próximo do centro e pode ser alcançado a pé, ficando em uma região onde há diversas pousadas.
Para chegar até o complexo da Toca, pegue a rodovia no sentido Itutinga e, após atravessar uma pequena ponte, pegue a primeira entrada à direita, uma estrada de chão e depois pegue à direita novamente. 
Você chegará até uma porteira e uma área de camping, onde é o limite para automóveis, caso esteja de carro. 
Para acessar o complexo da Toca, é cobrado uma taxa, segundo indica uma placa no local, porém, nem sempre há uma pessoa na portaria para cobrar.

Escorregador da Toca

Passe pela porteira junto ao guia e siga pela trilha até chegar ao primeiro atrativo, um escorregador natural chamado de Escorregador da Toca, que possui também uma piscina. 
O escorregador possui 15 metros de extensão. 
Há uma piscina natural muito boa para banho que fica no topo do Escorregador da Toca, basta seguir pela trilha para alcançá-la.

Seguindo pela trilha, chegue à Gruta da Toca que possui aproximadamente 400 metros de extensão. Na parte mais extrema do complexo da Toca estão os Poços do Coração e do Coraçãozinho, os principais atrativos do Complexo da Toca. 
Há uma placa, meio que no improviso, indicando o caminhos até eles.

Poço do Coração

O Poço do Coração possui uma grande piscina natural e uma bonita queda d’agua, uma excelente opção para banho. As águas são cristalinas e o acesso até o poço é tranquilo, necessitando descer de uma ponte e caminhar sobre umas pedras.

Poço do Coraçãozinho

Mais á frente está o Poço do Coraçãozinho, esse sim é bem fácil visualizar o formato de um coração que dá origem ao nome. O Poço do Coraçãozinho é muito fundo, portanto, banho somente na piscina natural ao lado.

Complexo da Ponte e Complexo Tira Prosa

Ao lado do Complexo da Toca está o Complexo da Ponte e o Complexo do Tira Prosa, a apenas 2 quilômetros do centro de Carrancas. Estes complexos possuem belas cachoeiras e entre os atrativos estão a Cachoeira do Tira Prosa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Tico Tico/Salomão, Poço do Pulo e Poço da Canoa. 
É o complexo mais fácil de ser alcançado e possui belas quedas, que não pode ficar de fora do seu roteiro.
A localização é um diferencial, além da proximidade com o centro da cidade, este complexo fica em uma região onde há diversas pousadas, ficando ainda mais próximo caso você se hospede em alguma dessas pousadas. 

Conhecendo melhor os complexos


Complexo do Tira Prosa

Logo na entrada da cidade no sentido Carrancas – Itutinga, você pega uma entrada à direita e logo chegará na Cachoeira do Tira Prosa. 
O nome Tira Prosa é uma homenagem a um senhor que morava perto da trilha e adorava tirar uma prosa com os visitantes.
As águas da Cachoeira do Tira Prosa são limpas e transparentes, responsáveis por abastecer toda a cidade de Carrancas. 
Um pouco à frente está o Poço da Canoa que também está bem próximo da cidade e possui águas limpas, sendo uma excelente opção para banho. 
Seguindo à beira d’água, chega-se ao Poço do Pulo e o Poço do Remo, formando assim um pequeno complexo.

Para seguir do Complexo Tira Prosa, depois vem o Complexo da Ponte, uma trilha de dificuldade média deverá ser percorrida, em meio às pedras e escalando paredões. 
Neste caso, a presença de um guia é fundamental, sem ele fica bem difícil saber onde ir para chegar ao Complexo da Ponte.

Complexo da Ponte

Já no Complexo da Ponte, a Cachoeira do Salomão é bem alta e possui uma belíssima queda d’água, ela pode ser avistada pela trilha e ao lado dela, descendo uma pequena trilha. Esta cachoeira não possui um poço, sendo assim, não é recomendado o banho na mesma.

No caminho da Cachoeira do Salomão, vá até a Cachoeira do Moinho, onde muitas espécies de plantas podem ser avistadas, como a “Drosera Montana” uma planta carnívora, “Chapéu de Couro” uma espécie de samambaia, e outras espécies, além de animais como grilos, que podem ser avistados poucas vezes ao ano.
A Cachoeira do Moinho, que também é conhecida como a cachoeira do Tico Tico, é muito bonita e possui diversas piscinas naturais que são ótimas para banho, sendo um dos principais atrativos do Complexo da Ponte. 
A cachoeira possui uma boa queda d’água, que pode ser desfrutada pelos visitantes. 
Recebe este nome pois, antigamente, havia um moinho de milho que usava a força da cachoeira para produzir farinha.

Complexo da Zilda

O Complexo da Zilda se destaca pela variedade de atrativos naturais como nascentes, lindas cachoeiras, gruta, cânion, escorregador natural e até pinturas rupestres. 
Este complexo é o mais famoso de Carrancas e dentre os atrativos se destacam a Cachoeira dos Índios, a Cachoeira da Zilda, o lindíssimo Poço do Guatambu e o Escorregador da Zilda.
A parte ruim é que o complexo é um dos mais distantes do centro de Carrancas, cerca de 12 quilômetros. 
Para chegar até o Complexo da Zilda, suba a rua da praça de Carrancas e vire a esquerda (há placas). Daí pra frente, não há sinalização, mais um motivo para contratar um guia.
Além da grande quantidade de atrativos naturais, este complexo se destaca pela estrutura, com grande espaço para estacionar os carros, uma pequena lanchonete e facilidade para chegar nos principais atrativos.

Cachoeira dos Índios

A cachoeira é pequena e há uma piscina natural antes da queda que é boa para banho. 
Devido a proximidade com a lanchonete e a facilidade de acesso, é grande a chance desta cachoeira estar cheia de pessoas, é melhor seguir pela trilha e encontrar um atrativo mais tranquilo para curtir.

Bem ao lado da Cachoeira dos Índios, há algumas pinturas rupestres que datam 3.500 anos atrás.

Cachoeira da Zilda

Para seguir até a Cachoeira da Zilda, a próxima atração, é necessário passar por dentro d’água para atravessar com segurança. 
Há também a opção de atravessar pelas pedras (molhadas) alguns metros à abaixo, porém há o risco de escorregar nas pedras e se machucar. 
É necessário pagar uma taxa para chegar a esta cachoeira.

A trilha até a Cachoeira da Zilda é de dificuldade média, passando pelo meio da mata, caminhando sobre pedras e atravessando por dentro d’água. 
Mas vale a pena, a cachoeira possui uma belíssima queda d’água, com um ótimo poço para banho e uma areia branca bem ao lado.
Próximo à Cachoeira da Zilda há uma pequena gruta, a Gruta da Zilda, na qual somente para adentrá-la é preciso estar com equipamento necessário.

Seguindo pela trilha, a próxima atração é a Cachoeira da Proa e o Poço da Proa, cuja entrada está inclusa na taxa da Cachoeira da Zilda. 
A Cachoeira da Proa deságua no Poço da Proa que também é uma boa pedida para banho, com águas limpas e refrescantes. 
Neste local, é possível encontrar algumas plantas Carnívoras, as “Drosera Montana” em meio as pedras.

A próxima atração, e uma das mais bonitas em Carrancas, depois de passar por uma trilha ao lado da água em meio a mata e caminhando sobre as pedras, chega até o Poço do Guatambu. O caminho até lá é bem complicado mas o lugar vale muito a pena conhecer.

Poço do Guatambu

O poço é uma queda d’água, não muito extensa porém alta, em uma mata fechada onde a luz do sol reflete na água bem no local da cascata. 
O lugar é lindo, dá pra mergulhar nas águas cristalinas do local. 
Pela dificuldade de chegar até o local, a recompensa é a tranquilidade do mesmo.

Cachoeira dos Anjos, a Racha da Zilda e o Escorregador da Zilda

Escorregador da Zilda

Seguindo para o outro lado do Complexo da Zilda, está o famoso Escorregador da Zilda, um escorregador natural em uma pedra lisa de aproximadamente 6 metros, onde crianças e adultos podem se divertir. 
Pode escorregar à vontade e, se estiver na alta temporada, prepare-se para enfrentar fila. 
Após escorregar, você pode subir pelas pedras do lado direito do escorregador para escorregar mais vezes, há uma corda auxiliando a subida.

A trilha até o Escorregador é de fácil acesso e vale lembrar que o local é uma propriedade particular, onde paga-se uma pequena taxa para entrar. O lugar também é uma "área de camping". 
Pela facilidade de acesso, o local também costuma ficar cheio, principalmente se estiver na alta temporada.
Finalize o passeio pelo Complexo da Zilda indo até a belíssima Cachoeira dos Anjos.

A cachoeira possui três quedas d’água e fica pertinho da entrada do Cânion e a Racha da Zilda. No caminho, passe pelo Poço do Saci.




















Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário