Menu

20.1.24

Holambra: As flores

Holambra a cidade das flores 

E, de fato, vale muito a pena visitar Holambra. A cidade é um exemplo de IDH. Seja em sua beleza, na manutenção das vias públicas ou no atendimento com empatia em seus comércios.
Além disso, para quem sempre quis viajar para outro país, Holambra é uma ótima opção. Isso pois, de fato, você tem a sensação de estar nos Países Baixos.
Camping Selvagem
Com a Primavera se fazendo presente durante o ano todo, a pequena e charmosa Holambra se consolida como capital nacional das flores
A apenas 120 km de São Paulo, a cidade tem um pé na Holanda, como já se observa não só no nome, mas na arquitetura e na floricultura.

Como chegar

Em um trajeto de mais ou menos 2 horas é possível fazer o caminho São Paulo – Holambra. Saindo da capital paulista, basta pegar a Rodovia dos Bandeirantes ou a BR – 050, ambas com pedágio. 
Apesar da popularidade e proximidade com a capital, ainda não existem ônibus que façam esse trecho. Para ir com esse tipo de transporte, será necessário ir até Campinas e de lá pegar um outro ônibus da Viação Princesa d’Oeste que leva até a cidade (atenção que este ônibus não sai da rodoviária de Campinas).

Quem vem de fora do estado ou quer optar pelo avião, o aeroporto mais próximo é o de Viracopos, em Campinas.

Quando ir

O grande destaque de Holambra são as flores, por isso, a primavera é o melhor momento para visitar a cidade. Se o objetivo do viajante não for a Expoflora (que acontece na primavera), indicamos evitar principalmente os finais de semana do mês que a feira acontece, assim dá para economizar e evitar lotações.

Além da primavera, os meses entre abril e julho também são muito indicados, com várias opções de atrações, passeios e sem os altos valores da temporada seguinte. 
O nome Holambra une as palavras Holanda, América e Brasil. 
Fundada em 1991, fica dentro da região de Campinas e recebe milhares de turistas especialmente no mês de setembro, quando acontece a famosa Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.
Holambra segue ganhando ainda mais popularidade por ser cenário de diversos ensaios de casamentos. Casais do país todo, inclusive figuras famosas na internet, estão apostando na cidade para fazer suas fotos “pré-wedding”, divulgando as belas paisagens e flores do local. 
Atualmente, já existem agências específicas para este tipo de serviço e o agendamento é concorrido.

Conheça Holambra

A cidade de Holambra, embora tenha sido fundada oficialmente em 1991, suas raízes holandesas datam de 1940, quando houve a imigração de mais ou menos 500 holandeses para a região.

Estância turística

Holambra é um dos 29 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. 
Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. 
Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "estância turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Puxando suas raízes europeias, a cidade brasileira é chamada de jardim do Brasil e não é à toa. 
Os cultivos e produções de flores começaram em 1970, se tornando atualmente o maior exportador de flores de toda a América Latina, sendo responsável por 40% de toda a produção nacional.
Uma das principais flores cultivas aqui são as tulipas, assim como na Holanda.
Holambra é uma das poucas cidades do país que é possível ver flores e visitar seus campos de produção durante todo o ano. 
Não são em todas as estações que será possível ver toda espécie, mas algum campo estará florido para sua visita. Inclusive, se o viajante quer conhecer Holambra somente por algum campo específico, vale conferir qual o período do ano elas já terão desabrochado.

O que fazer em Holambra

São muitas atividades, atrações e opções de passeios em Holambra, confira o que fazer, inclusive se programando para a maior feira de flores do país, que acontece anualmente na cidade.

Campo de flores

Um passeio imperdível na cidade é a visita a alguns campos de flores variadas, que pode ser agendado com agências locais previamente. A cidade tem campos de tulipas, girassóis, lavanda e muito mais. São aquelas paisagens impressionantes saídas diretamente do Instagram!

Deck do Amor


Parecida com as pontes que existem em vários países europeus onde os casais colocam cadeados com suas inicias, o Deck do Amor em Holambra tem a mesma proposta, com uma paisagem bem bonita de frente para um lago.

Expoflora

Recinto da Expoflora, onde tudo começa:

O evento comercial anual dá boas vindas a Primavera em alto estilo, propagando flores e arranjos por todos os cantos, itens de paisagismo, jardinagem e decoração de mais de 300 produtores que ficam expostos.

Além disso, é a a chance para provar comida holandesa. O importante é se atentar a data do evento e comprar o ingresso com antecedência, já que o valor na bilheteria é mais alto. O final do festival é celebrado com uma chuva de pétalas em cima do público.

Em 2022 a feira começa dia 2 de setembro e vai até o dia 29 do mesmo mês.

Boulevard Holandês e Rua Dória Vasconcelos


Uma parte da cidade que mais remete à Holanda, nesta rua os visitantes podem comprar vários itens e se sentir viajando para a Europa! A Rua Dória Vasconcelos é a rua mais famosa da cidade, com vários restaurantes e lojas. Um lugar realmente encantador.

Parque Van Gogh

Este incrível parque aberto em 2018 tem um lago incrível, natureza abundante e ainda é repleto de réplicas das pinturas do pintor holandês Vincent Van Gogh, que estão espalhadas pelo parque.

Museu Histórico e Cultural e Moinhos Povos Unidos



Além da feira, dê um passeio pelo centro, passe no Museu Histórico e Cultural e depois no Moinho Povos Unidos, um dos símbolos da cidade. A obra de 38,5 metros foi construída pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já fez 400 destes ao redor do mundo.

Sítio Estrela do Leste Arurá


As crianças podem gostar de conhecer o Sítio Estrela do Leste Arurá, que mantém um projeto de conservação e preservação do jacaré do papo amarelo. Eles ensinam e colocam as pessoas em contato com filhotes, assim como outros animais silvestres. Para passeios a cavalo ou de charrete, procure pelo Em Busca do Galope.

Rancho da Cachaça

Já os adultos podem se divertir e aprender sobre destilação artesanal no Rancho da Cachaça, que também tem um restaurante de comida caseira e entrada gratuita.

Hospedagem em Holambra

Por tantos atrativos e eventos, Holambra é muito buscada pelos viajantes do mundo todo, por isso têm algumas opções de hospedagem para bolsos e gostos variados para acomodar seus interessados. Confira acomodações para sua viagem!

Apesar de vários hotéis e pousadas, vamos tratar aqui, principalmente sobre os campings, que é o nosso objetivo. Todos eles estão próximos ou bem perto de Holambra, com fácil acesso e boas acomodações:

Ringo's Camping -  Estrada da Capitinga, R. José Alves Guedes, Jaguariúna - SP - Mercado próximo, banheiros, espaço com grama, lago, piscina.

Osvaldo Sia Pousada, Restaurante Pesca e Camping - s/n, KM 38,5, SP-107, Artur Nogueira - SP - Comida e bom atendimento, pista de velocross, area de lazer, árvores na área de camping e banheiros.

Sítio Canaã Locações UNASP - Unnamed Road - Pederneiras, Conchal - SP - É uma grande chácara, com todas as instalações.

Camping Macuco - Estrada Municipal, Estr. Gov. Mario Covas, s/N - Km 4,6 - Macuco, Valinhos - SP - Boa infraestrutura, diversas opções de lazer, área verde, restaurante.


Camping Boaretto - Vale das Pedras - Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 03 (local do estabelecimento Caminho Turístico do Rio do Peixe) Socorro - SP - Cascatas águas límpidas, trilhas ecológicas, infraestrutura, restaurante, chuveiros, internet wi-fi.

Recanto Elohim - R. Pêssego, 60 - Jardim Planalto, Itapira - SP - Com quartos, banheiros grandes, chuveiros, gramado, rede, café da manhã.

Parque Van Gogh - Holambra - SP - Boa arquitetura, ambiente calmo e limpo, área verde, chalés com bares no começo do parque, boas opções estacionamento e atrações para crianças.

Então, fica aqui o nosso reconhecimento dessa pequena/grande cidade de São Paulo, e que continue nos prestigiando com suas belíssimas flores e boas vindas. Boa sorte Holambra!



Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário