Menu

6.2.23

Camping selvagem mundial

Camping selvagem no mundo

Acampamento selvagem, em propriedade pública, e em terras privadas ao redor do mundo.
Algumas pessoas gostam do trabalho duro e do desafio, no entanto, para alguns, parte da experiência é aprender a montar uma barraca, encontrar um acampamento incrível e perseverar com o mínimo de equipamento e conforto. 
Para esse tipo de pessoa, o acampamento selvagem é o caminho a seguir.
Camping Selvagem
Imagine adormecer debaixo de um cobertor de estrelas cintilantes e acordar com o som de um riacho do lado de fora de sua barraca. 
Não há uma única alma por quilômetros – exceto pelos esquilos e pássaros que vivem no alto das copas das árvores. 
Este tipo de tranquilidade é apenas algo que você experimentará quando passar alguns dias em acampamento selvagem. 
O acampamento selvagem está tendo um aumento na popularidade à medida que as pessoas se tornam mais corajosas e abraçam a natureza. 
Ao acampar selvagem, você está essencialmente indo para um lugar deserto com sua barraca, equipamentos e encontrando um local adequado para acampar. É cru, pode ser difícil, mas é incrivelmente recompensador.

Os campistas modernos frequentam recursos naturais de propriedade pública, como parques nacionais e estaduais, áreas selvagens e acampamentos comerciais (organizados). 
Em alguns países, como Suécia e Escócia, o acampamento público também é legal em terras privadas. 
Acampar é uma parte fundamental de muitas organizações de jovens ao redor do mundo, como o Escotismo , que o usa para ensinar autossuficiência e trabalho em equipe.

O acampamento selvagem é uma ótima experiência para todos os tipos de entusiastas ao ar livre.
Você não apenas poderá explorar partes do mundo que a maioria dos viajantes nunca verá, mas também poderá se cercar de nada além de paisagens espetaculares e belezas naturais impressionantes.
No entanto, o acampamento selvagem exige um pouco mais de preparação e pesquisa em comparação com o acampamento em um local designado. 
Aqui você terá algumas dicas, e percorreremos uma lista de itens que você deve levar. 
E também alguns lugares onde o acampamento selvagem é permitido, para que você possa começar a planejar sua próxima aventura no calor do deserto! 
Ou no inverno que pode ser perigoso sem respeitar as regras básicas quando se trata dessa atividade específica.

Mas como é camping selvagem lá fora?

Como o próprio nome indica, camping selvagem é passar a noite ao ar livre no meio da natureza. 
Em vez de montar sua barraca em um acampamento organizado com instalações modernas e multidões de campistas, o acampamento selvagem ou o acampamento gratuito permite que você explore lugares que estão fora do caminho normal.

O acampamento selvagem não é para os fracos de coração, e você deve estar devidamente preparado antes de passar uma noite no deserto longe da civilização. 
Se você nunca acampou antes, recomendamos passar uma ou duas viagens em um acampamento para garantir que você esteja confortável em dormir ao ar livre.

Qual a diferença entre selvagem e organizado?

Mergulhar na natureza é uma experiência maravilhosa, e é por isso que amamos tanto o acampamento selvagem quanto o acampamento organizado (regular). 
No entanto, existem algumas diferenças importantes a serem lembradas ao decidir qual estilo é mais adequado ao seu gosto.

Uma das maiores diferenças é onde você pode acampar. 
Cada país tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos quando se trata de acampamento selvagem, por isso é crucial que você procure um local onde os campistas possam ficar legalmente. 
Outra diferença é a falta de instalações. 
Se você estiver acampando selvagem, não espere encontrar chuveiros, banheiros ou mesmo água corrente no local. 
O acampamento selvagem é uma experiência realmente difícil, onde você pode precisar abrir mão dos luxos oferecidos em outros acampamentos modernizados.

Além disso, o que você traz de acampamento selvagem será diferente do que você precisa ao acampar normalmente. 
Por exemplo, você pode não conseguir fazer uma fogueira no deserto, o que significa que precisará confiar em alimentos desidratados ou outros métodos de cozimento para preparar as refeições. 
E sem um banheiro por perto, também é importante ter papel higiênico biodegradável e desinfetante para as mãos à mão para quando o dever chamar.

O que ter em mente ao acampar selvagem?

Embora você possa estar ansioso para ir direto ao deserto para uma aventura noturna, há algumas coisas cruciais para entender antes de embarcar em sua primeira viagem de acampamento selvagem. 

Você pode fazer um fogo?

Aconchegar-se perto de um fogo crepitante assando um peixe pode parecer uma experiência de acampamento por excelência que você pode fazer em qualquer lugar do lado de fora da barraca. 
E embora as fogueiras de acampamento geralmente sejam permitidas em um acampamento organizado, elas podem não ser a ideia mais segura quando você está acampando selvagem.

Os incêndios representam um grande risco nas florestas abertas, pois os incêndios florestais podem ser extremamente perigosos para sua vida e para o meio ambiente. 
Por esse motivo, existem regulamentos rígidos sobre onde você pode fazer uma fogueira. 
Muitos países proibiram fogos abertos, por isso é importante que você pesquise as leis locais antes de acender o primeiro fósforo. 
Apesar do que você possa pensar, é possível cozinhar uma refeição satisfatória sem uma fogueira.

Onde obter água?

Estar na natureza significa que você provavelmente não terá acesso a banheiros ou água corrente. 
Você não apenas precisará de água fresca para beber, mas também deve considerar como lavar a louça, lavar as mãos ou esfregar a lama dos sapatos sem uma fonte de água.

É absolutamente vital que você leve água potável suficiente para durar toda a sua viagem. Isso significa que você precisa carregar garrafas de água ou viajar com um filtro de água, ou pastilhas de purificação se estiver planejando beber de outra fonte de água.

Existe animais selvagens?

Embora você deva estar sempre em alerta máximo para animais perigosos sempre que dormir ao ar livre, esse risco é muito maior quando você está acampando livremente. 
Antes de escolher um lugar para acampar, pesquise quais criaturas vivem na área. 

Também é importante ter um local seguro para guardar sua comida e seu lixo, para que você não atraia nenhum animal para o seu acampamento. 
Você nunca sabe que tipo de criatura peluda, escorregadia, faminta ou potencialmente perigosa está esperando por você!

A sobrevivência

O acampamento de sobrevivência envolve certos itens que os campistas são recomendados para ter com eles caso algo dê errado e eles precisem ser resgatados. 
Um kit de sobrevivência inclui itens obrigatórios que são pequenos e devem caber no bolso ou que de outra forma poderiam ser carregados na pessoa. 

Este kit é inútil nestas circunstâncias se for guardado na mochila que fica no acampamento. 
Nele deve incluir um pequeno recipiente de metal que pode ser usado para aquecer água em uma fogueira , um pequeno pedaço de fita adesiva que pode ser útil em muitas situações e um cobertor de emergência.
Esses cobertores são especialmente projetados para ocupar um espaço mínimo e são perfeitos para fazer abrigos de emergência, mantendo o campista aquecido. 

Também por causa da cor semelhante ao alumínio, esta manta é refletiva, o que significa que pode ser facilmente vista de uma aeronave. 
Os tocos de vela são bons para iniciar um incêndio, bem como para aquecer um espaço fechado. 
Um ou dois band-aids são obrigatórios neste tipo de acampamento.

Qualquer campista, e não apenas os de sobrevivência, precisa de fósforos à prova d'água ou de um isqueiro e um alfinete de segurança grande ou anzol que possa ser usado na pesca. 
Luvas de borracha, lenços antissépticos, papel alumínio, canivete ou halazone comprimidos (que purificam a água) também devem ser incluídos em um kit de sobrevivência. 
Embora pareçam muitos itens para serem carregados em uma pessoa, eles são de fato pequenos, leves e definitivamente úteis. Veja mais aqui neste post

O que levar de utensílios

Fazer as malas para uma viagem de acampamento selvagem exige um pouco mais de preparação do que apenas chegar a um acampamento e armar sua barraca. 
Porque você não pode confiar em instalações de acampamento tradicionais, você precisa se certificar de que está preparado para o que quer que a Mãe Natureza jogue em você durante sua viagem. 
Além do básico, como roupas e comida, você também deve considerar adicionar os seguintes itens à sua lista de verificação de acampamento selvagem.

Barraca e mochila leves, saco de dormir ou colchão de camping, lâmpada ou lanterna, filtro de água ou pastilhas de purificação, Kit de primeiros socorros, lenços umedecidos e desinfetante para as mãos, papel higiênico, saco de lixo, fogão, lampião e utensílios.
Estes são apenas alguns dos itens que você vai querer embalar para sua viagem de acampamento selvagem. A lista pode ser grande dependendo para onde vai e quem vai. Leia mais aqui neste post

Onde acampar selvagem na Europa


A Europa tende a ser um dos melhores lugares para acampar selvagem, embora regras e regulamentos específicos variem entre cada país. Se você deseja passar alguns dias ao ar livre, considere um dos seguintes destinos de acampamento selvagem.

Os nórdicos


Os visitantes da Noruega, Suécia ou Finlândia terão muitas opções quando se trata de acampamentos selvagens. Lá, o campismo selvagem é um direito, o que significa que pode passar a noite onde quiser – mesmo em terreno privado (desde que esteja a 150 metros da casa mais próxima)! 
Existem certas regras que se aplicam, como quanto tempo você pode ficar e se você pode fazer uma fogueira, então verifique as regras específicas antes de escolher um destino.

Estônia


Na Estônia, os campistas têm o direito de pernoitar onde quiserem (exceto em terrenos particulares).
O país é tão receptivo aos campistas selvagens que o governo até desenvolveu áreas de acampamento selvagem gratuitas chamadas locais RMK. 
Situados ao longo de rotas e trilhas populares, esses locais têm banheiros, água corrente e até eletricidade! 
Embora possa não ser a experiência tradicional de acampamento selvagem, é uma ótima opção para testar as águas do acampamento livre.

Escócia


Explore as diversas paisagens deslumbrantes ao passar algumas noites em acampamento selvagem na Escócia. 
Desde que não deixe rastros e evite acender fogueiras na estação seca, você pode acampar nas seguintes áreas: Lago Lomond, Iverness, Shetland, Glencoe, Aviemore, Pitlocri.

Espanha


As regras para o acampamento selvagem na Espanha são determinadas em nível local, o que significa que é permitido em algumas áreas, mas proibido em outras. 
Se estiver planejando uma viagem à Espanha, poderá acampar nas seguintes áreas: País Basco, Catalunha, Madri, Castela e Leão, Castilla la Mancha.

França


O acampamento selvagem é permitido na França, desde que seja aprovado pelo proprietário da terra. Como regra geral, você deve acampar normalmente e não ficar mais do que um ou dois dias. 
Aqui estão alguns lugares populares para acampar selvagem na França: As Ardenas, Borgonha, Saintes Maries-de-la-Mer.

Onde acampar selvagem no resto do mundo?

Embora a Europa continue sendo um dos lugares mais fáceis para campings selvagens, ainda existem alguns lugares em outras partes do mundo onde você pode explorar livremente o ar livre.

Austrália


Acampar gratuitamente na Austrália é uma ótima maneira de explorar o país e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro. Isso porque existem inúmeros campings gratuitos onde você pode dormir e usar as instalações recreativas sem pagar um centavo.

Estados Unidos


Embora existam milhares de acampamentos tradicionais espalhados pelos EUA, também vale a pena procurar as florestas arborizadas e as paisagens montanhosas para alguns dias de acampamento selvagem. 
Legalmente, os campistas podem passar a noite em qualquer área de propriedade do Bureau of Land Management. 
Alguns parques estaduais, florestas nacionais ou áreas selvagens nacionais também podem permitir o acampamento selvagem, embora você precise fazer alguma pesquisa para ver onde é permitido.

Não esqueça de tirar um visto ou documentação para entrar em outros países, principalmente nos EUA.
Aproveite e acesse esta postagem, de como tirar um visto para os EUA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário