Menu

22.1.24

Campings eixo RJ-SP

Campings - Na megalópole Rio-São Paulo 

Na região Sudeste brasileira, encontra-se uma das maiores megalópoles do mundo, envolvendo as metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo.
É difícil conseguir tempo e dinheiro pra acampar e se esticar nas areias do Caribe, e não é todo dia que a gente pode fazer uma viagem internacional.
Camping Selvagem
Mas você encontra praias paradisíacas, bem pertinho, em pleno eixo (megalópole Rio - São Paulo), com águas azuis e verdes, iguais e até bem melhores, e que não ficam nada devendo às praias do Caribe!

Praia da Fome, Ilhabela - SP

Muitas embarcações passam pela praia da Fome, mas poucas delas param por lá, o que torna a praia uma boa opção para quem quer apreciar um lugar calmo e com águas transparentes para o mergulho de flutuação ou pesca submarina. De lancha, partindo da praia do Perequê o passeio leva cerca de 20 minutos.

Mas vale a pena. Você pode contratar um dos passeios oferecidos no centro de Ilhabela, ou na sua pousada/ camping, e ainda conhecer muitas outras praias, como Saco do Eustáquio e Castelhanos.

Mas atenção, não se deixe levar pela beleza do local sem antes garantir que passou repelente. 
Por ser uma praia isolada e com muita mata, é também uma das preferidas dos borrachudos.
Na paisagem, existem ainda algumas casas de pescadores que costumam deixar seus barcos atracados no mar. 
Um grande casarão histórico destaca-se como um importante exemplar do patrimônio histórico de Ilhabela, e é justamente daí que vem o nome da praia.

Curiosidade: O nome “Praia da Fome” vem da época colonial, há histórias de que ali os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África, para depois serem vendidos conforme seu peso. 
Antigamente era o principal ponto de tráfico de escravos, as ruínas de uma antiga senzala se transformaram em casa de veraneio.

Campings

Smartcamp Ilhabela camping -  Av. Pedro de Paula Moraes, 790 - Saco da Capela, Ilhabela - SP. 
Tem opção de trilhas, mergulho, bike, aluguel de barco, próximo à praia, boa infraestrutura para cozinha e banho. 
Da pra ir a pé para bares, restaurantes, centro histórico. Smartcamp são pequenas cabanas para até duas pessoas. Possuem colchão de casal, ventilador, iluminação em LED e tomada. O banheiro é compartilhado e fica localizado fora da cabana.

Camping do Formiga - Canto da Lagoa, S/n Praia de Castelhanos, Ilhabela - SP. 
O espaço aconchegante está localizado no Canto da Lagoa. 
A recepção é feita pelo pescador Fernando e pela Larissa. Fernando é nativo de Castelhanos e conhecido por todos como Formiga. 

O camping apresenta uma área verde plana e oferece cozinha e banheiro para uso coletivo. 
O banho é aquecido com chuveiro a gás e a iluminação geral é feita por meio de placa solar.

Camping da Vargem - Eugênio - Rua Praia do Bonete, Ilhabela - SP. Forno a lenha, almoço barato e delicioso, vale a pena, água quente no chuveiro (às vezes intermitente). Perto da praia.

Camping Pedra do Sino - R. Perimetral Norte, 3872 - Pedra do Sino, Ilhabela - SP. 
Local ótimo, cozinha equipada, banheiro bom, ao lado de uma praia linda, quarto com cama é boa opção pra quem não tem barraca, excelente para quem está com crianças, melhor opção para quem visita Ilhabela e busca contato com a natureza.

Velinn Camping Ilhabela - Av. Cel. José Vicente de Faria Lima, 1245 - Água Branca, Ilhabela - SP. Possui cozinha, piscinas, área de churrasqueira, banheiros, chuveiro a gás (ótimos), lugar muito bonito, com estacionamento.


Praia do Cedro, Ubatuba - SP

Situada entre costeiras rochosas e a Mata Atlântica, a Praia do Cedro, igualmente chamada de Cedrinho, é um deslumbrante refúgio selvagem de Ubatuba.

Pra chegar é preciso caminhar por uma trilha com descida um tanto íngreme, para quem tem necessidades especiais é um tanto complicado, porém não impossível, uma vez que vale todo o esforço... a praia é linda, mar calmo areia branca e grossa. 
A faixa de areia é pequena porém da pra curtir muito.
Além das mostras naturais de encher os olhos, tem um quiosque que serve porções e bebidas, o destino é ótimo para a prática de stand up paddle, passeios de caiaque, snorkeling ou mergulho livre junto com a maré baixa, e muito mais.

Camping selvagem


A Praia do Cedro é perfeita para quem gosta de um acampamento selvagem. 
São vários os espaços com sombras, os quais são amplos o suficiente para posicionar as barracas e até colocar redes. É encantador sentir a brisa que balança as folhas das árvores e conferir um anoitecer sem igual.

Para acessar a Praia do Cedro, que fica perto do centro de Ubatuba, é preciso passar pelas praias Vermelha e Tenório, pegar a estrada sentido Ponta Grossa e caminhar por uma trilha no meio da mata até a atração. 
O acesso é um pouco complicado, mas garante a natureza preservada e as águas claras. Também é possível chegar por embarcações que saem da Praia do Itaguá.

Campings

Sitio da Dona Maria Camping - BR101 km40 Praia Vermelha do Norte - Barra Seca (Praias Vermelha e Alto), Ubatuba - SP. Camping muito bonito, perfeito.

Camping Pousada Usina Velha - R. da Usina Velha, 612 - Perequê-Açu, Ubatuba - SP. Com chalés e cabanas, bem localizado, próximo rodovia, ao lado do Centro de Ubatuba.

Camping Beliskão - R. Henrique Antônio de Jesus, 73-105 - Perequê-Mirim, Ubatuba - SP. Bons comércios próximos, ótimas praias, ambiente familiar ótimo para crianças.

Ilha das Couves, Ubatuba - SP

Essa ilha de águas com tons verdes e azuis pode ser acessada de lancha ou em barco de pescadores a partir da Praia da Picinguaba. A travessia dura cerca de 20 min.

A ilha é realmente um paraíso, águas límpidas, mar calmo, uma pequena praia quase que privativa (barcos grandes não costumam atracar). Na ilha também tem breves trilhas leves e moderadas. Tem bastante opção de local para armar a barraca.

A Ilha das Couves possui boa parte de preservação ambiental (propriedade privada) que faz parte da Mata Atlântica com muita diversidade de fauna e flora. Pouco explorada, possui apenas uma cabana com alojamento rústico e espaço para camping.

Camping Vagalume Ilha das Couves - Ilha das Couves, lado de dentro, São Sebastião SP. Com árvores e sombra, banheiros básicos, cozinha e churrasqueira coletivas, sem estacionamento nem celular, possui trilhas e caminhadas.

Lagoa Azul, Paraty - RJ

Esse paraíso azul, como o próprio nome diz, é acessado normalmente com os passeios de escuna oferecidos em Paraty.

O local, cercado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, repleta de vida marinha. 
A Lagoa Azul é parte da mesma rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida. Muitas vezes, a parada é apenas para o almoço dentro do barco, mas é possível aproveitar um mergulho rápido para a prática de snorkeling.

Quem desejar fazer o passeio com mais calma, poderá alugar um barco particular no Porto de Paraty e seguir rumo à Lagoa Azul e praias vizinhas.

Camping Portal de Paraty - Av. Roberto Silveira, 178 - Portão de Ferro, Paraty - RJ. Espaço para barracas, apartamentos para alugar, churrasqueiras e cozinha compartilhada. Próximo centro, ótimo atendimento e preço.

Camping e estacionamento do Jesus - Estr. de Paraty Mirim, 86 - Paraty-Mirim, Paraty - RJ. Ótimo camping e ótima localização, só falta um telefone pra contato, o jeito é usar o wi-fi dos quiosques da praia, estrutura essencial, banheiro, chuveiro, tanque, pia.

Camping CCB - Paraty - Av. Orlando Carpinelli, 3 - Pontal, Paraty - RJ. Melhor camping para se estar no centro de Paraty! Ao lado do centro histórico, frente a praia, bom preço, lugar pra montar barraca, banheiros, energia, estacionamento.

Lopes Mendes, Ilha Grande - RJ

Tem 3 km com areia branca, muito fina, e água que impressiona pela transparência. É cortada por três riachos.
Apesar de ser rasa e apta para banhos, as fortes ondas atraem muitos surfistas. A praia é totalmente desabitada, sendo delimitada por uma vegetação exuberante de restinga com muitos pés de abricó.

O mar agitado dificulta o atracamento de barcos, mas com águas mais calmas é possível atracar do lado esquerdo da praia. 
Muitos turistas chegam à praia por uma trilha no mato que parte da Enseada das Palmas, de águas calmas, localizada do outro lado da Ilha Grande. 
A esta enseada chegam diariamente barcos que trazem turistas da Vila do Abraão e outras partes da Ilha com o objetivo de visitar Lopes Mendes.
Local lindíssimo para passar o dia. 
Quando for visitar a praia leve lanche e água de casa, e barraca (claro). 
Em Conceição de Jacareí tem saveiros que nos deixa na ilha de manhã e retorna a tarde. 
Para chegar à praia é necessário fazer uma trilha leve. 

É simplesmente espetacular, a beleza, calmaria, água quente e transparente, areia branca, poucas pessoas... 
É o lugar pra sentir a felicidade, o contato com a natureza, a paz vem mais fácil nessa praia magnífica.

O jeito mais comum de chegar a essa praia, que é uma das mais famosas de Ilha Grande, é pegando um barco na vila do Abraão. Quem preferir, pode encarar uma trilha de cerca de uma hora (2,5 km) que sai da praia dos Mangues.
Camping Do Lucio - Ilha Grande RJ - R. Getúlio Vargas, 206 - Vila do Abraão, Angra dos Reis - RJ. Camping com ótima estrutura, no centro de Abraão, tudo muito limpo, os donos atenciosos dão dicas de praias e trilhas.

Ready Camp e Suítes da Cachoeira - Ilha Grande RJ - R. do Bicão, 52 - Vila do Abraão, Angra dos Reis - RJ. Lugar acolhedor, com cachoeirinha no fundo, conta com boa estrutura, inclusive suítes e apartamentos.

Ilhas Botinas, Angra dos Reis - RJ

Os passeios para chegar a um dos principais cartões postais de Angra dos Reis partem tanto da cidade como de Ilha Grande.

As Ilhas Botinas fazem parte dos roteiros Ilhas Paradisíacas e Ilhas de Angra, comuns nas agências de turismo da Ilha Grande e de Angra dos Reis ... Excelente lugar para mergulho, passeios de barco e apreciação da vida marinha... Apesar de não haver praias, vale muito a pena.

Normalmente só possível chegar de barco apesar da proximidade da praia do Bonfim, também é possível chegar de caiaque ou standup pra quem tem disposição.

Você acessa de barco, escuna, jet-ski, depende o quanto quer gastar, tem pra todos os bolsos. Dá pra atravessar de uma ilha a outra a nado (para os bons).  

Os mais viáveis campings próximos a Botinas:

Bem Natural Pousada e Camping - Rua da Praia, 501 - Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ. A área conta com redes e uma varanda pra ver o mar e céu estrelado, atendimento familiar e boa comida.

Recanto do Pontal Camping - Sítio 5 - Alameda das Andorinhas - Pontal, Angra dos Reis - RJ. 
Casa de campo em meio a mata Atlântica com rio de água cristalina. 
Boa localização e estruturas. Em frente tem um restaurante, com local pra alugar espaço, visitação de animais da fazendinha, passeios de bikefamily e cavalos (valor à parte).

Alfa Camping - Estr. Dois Rios, s/n - Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ. estrutura nova e diferenciada, banheiros, água quente, cozinha e mesa, localizado a apenas 50 metros da praia.

Praia do Secreto, Rio de Janeiro - RJ

Como o próprio nome já diz, por muito tempo a Praia do Secreto foi quase um mistério. 
Quem já a conhecia não gostava de ficar divulgando por aí. 
Mas nos últimos anos algumas matérias na imprensa tornaram o local mais popular, embora ainda não muito difundido entre os turistas. Fica em Grumari.

A praia do secreto é uma exuberante piscina natural que se forma em condições de maré baixa e mar calmo por isso importante sempre ir com calma.

O lugar é paradisíaco, muito lindo, dá para tirar muitas fotos, mas atenção, preferência de ida na parte da manhã, pois as pedras não estão quentes e o mar não está tão agitado.

A descida pede atenção e cuidado para evitar acidentes. É importante ir de tênis, de preferência de trilha, pois a descida é toda na Pedra. Observar a maré e as condições do tempo. Vá de mochila, leve água e não deixe seu lixo lá. A natureza agradece.

Camping Clube do Brasil - Estr. do Pontal, 5900 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ. Excelente para crianças e ótima localização, em frente a praia, estilo pés no chão, montanha, animais silvestres, lugar com boa música e aperitivos, não tem cozinha comunitária, nem espaço de convivência com redes e outros assessórios.

Camping Barra de Guaratiba - WAZE - colocar - Caminho da Igreja da Saúde, 117 no final da, R. da Bica, 376 - Barra de Guaratiba, RJ. Com dois estacionamentos pequenos próximo (quintal de vizinhos), espaço para 10 barracas, visual deslumbrante, comida gostosa e ótimos drinks, piscina, música, ambiente muito gostoso e agradável.

Praia da Joatinga, Rio de Janeiro - RJ

A Praia da Joatinga é pouquíssimo conhecida até mesmo pelos cariocas. Com acesso não tão fácil, e nem tão longe do burburinho da capital fluminense, a Praia da Joatinga ainda é praticamente desconhecida de quem visita a cidade.

Fica na região do bairro do Joá, entre São Conrado e Barra da Tijuca. Se der sorte, encontrará o local vazio e com águas bem claras.
Considerada a melhor e mais bonita praia da cidade, local seguro, ideal para surfistas, e para quem quer curtir uma praia na paz, conectando com a natureza.

A entrada, infelizmente, é por um condomínio de casas luxuosas, mas é permitida a entrada do público em geral. 
Ótimo lugar pra apreciar a vista do alto das pedras. 
É uma faixa de areia bem restrita entre duas pedras, então tome cuidado com os horários das marés. 
Na maré alta pode ser impossível acessar a areia. Em dias quentes a praia pode estar muito disputada. Mas supervale a pena o passeio.

Campings - São os mesmos campings para a Praia do Secreto


Praia do Forno, Arraial do Cabo - RJ

Conhecida por muitos como um pedacinho do Caribe em pleno Brasil, Arraial do Cabo surpreende pela areia branquinha e o mar azul.

Situada entre vegetação exuberante e acessada apenas a pé — por meio de uma trilha — ou de barco, com mar azulado bem ao estilo das águas do caribe ou daqueles exemplares paradisíacos de cartão postal.

São 500 metros de faixa de areia branquinha, e ainda que encha nos diversos dias ensolarados — algo bem característico no clima fluminense — o atrativo encanta tanto o visitante que gosta do agito, quanto aquele que prefere a calmaria.

Escondida entre os mais belos exemplares da natureza, a Praia do Forno deve muito do seu charme ao fato de ser acessada unicamente por trilha, ou barco. 
O caminho para chegar à faixa de areia a pé dura aproximadamente 15 minutos e apesar do trajeto ser íngreme, é pavimentado e há até degraus que facilitam a subida, especialmente para sedentários, crianças e idosos. 
Muito bem localizada por diversas placas, a trilha tem início na Praia dos Anjos.

Camping Curio Do Bico Doce - Timboibas 277 - Vila Industrial, Arraial do Cabo - RJ. Próximo a praia do Pontal e do portal de entrada da cidade, ótima localização, estrutura e recepção.

Camping Refúgio na Praia - Praia do Pontal - Alameda dos Saboeiros, 19 - Vila Industrial, Arraial do Cabo - RJ. Ambiente excelente! Ótima recepção, espaço tranquilo, cozinha e área de jogos, muito limpo e organizado! Com certeza o melhor camping da região.

Camping Amendoeiras - Alameda dos Saboeiros - Vila Industrial, Arraial do Cabo - RJ. Boas instalações, mini parquinho, mini academia, lanches no lugar, enorme espaço enorme, banheiros, churrasqueiras, bar. Tem flat equipado com banheiro, televisão, geladeira e pia.

Praia da Azedinha, Búzios - RJ

Búzios tem diversas praias de mar clarinho, mas a da Azedinha é uma das preferidas. As águas calmas e uma piscina natural fazem a alegria dos visitantes. O local fica a uma curta caminhada da Orla da Bardot.

A Praia da Azedinha tem mar extremamente calmo, tem aspecto selvagem, sem nenhuma construção à vista, muita sombra sob as árvores e um público disposto a simplesmente curtir, sem preocupação. Como o espaço físico da praia é bastante limitado, ela costuma ficar cheia muito rápido, especialmente nos finais de semana e alta temporada.

Para fugir do grande público, procure visitar a Azedinha em dias de semana, quando há menos turistas. Aproveite para alugar um caiaque ou prancha de SUP. 
No retorno da água, não deixe de tomar um drink no gracioso bar em forma de barco que serve aos clientes na praia.
Búzios Praia Camping - R. Três Amores, 14 - Tucuns, Búzios - RJ. 
Localizado a 100mts da Praia de Tucuns -
Área verde para acampamento, tomadas e iluminação, 4 banheiros higienizados, chuveiros elétricos, cozinha compartilhada montada, churrasqueira. 5 chalés com cama, lavabo, armário, mesa dobrável e ventilador. Espaço para Motorhomes e Kombi homes. 
Frente comércio, ao lado ponto final de vans. Pets são bem vindos.

Camping Búzios - R. dos Cabritos, 750 - Altos de Búzios, Búzios - RJ. Área de camping com aproximadamente 900 m², com banheiros, duchas, ótima localização, entre as praias de Geribá e Ferradura.

Camping das Acerolas Búzios - Estrada José Gonçalves, 834, Búzios - RJ. 
Ótima localização, ambiente familiar com um bairro tranquilo e com uma praia a 2km + ou - da área, paradisíaco, sossegado, ideal pra quem procura paz, infra estrutura necessária, com cabanas, espaço para montar barracas, tem de tudo por perto, e não fica longe das principais praias de Búzios.




















Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário