Menu

1.11.23

Camping com trailer

Camping com trailer ou wild camping


Em tradução seria “acampamento selvagem” e o nome já indica muita coisa. 

As principais características de um wild camping são: lugares gratuitos, normalmente em meio a natureza, que costumam ser mais afastados e não ter muitas pessoas a volta e, por conta disso, não tem estrutura nenhuma como banheiros, água potável, chuveiros… afinal, é um acampamento selvagem.
São essas características que deixam a experiência ainda mais legal e única, rendendo muitas histórias para contar e lembranças inesquecíveis.
Camping Selvagem

Mas o que é wild camping com trailer e motorhome?

Enquanto outros países estão há "décadas" na nossa frente utilizando esta modalidade, aqui infelizmente (esta imensidão de diversidade e natureza, que não fica devendo nada há ninguém) estamos procurando ainda uma maneira de entender isso. 
Eu particularmente não sei, mas existe "sim" uma luz que pouco se resume a campistas e viajantes aventureiros que pretendem mudar essa situação vergonhosa.

Lá fora, essa modalidade de camping selvagem com trailer é muito comum; se resume especialmente à parques nacionais e grandes áreas particulares com o apoio do "governo" estadual/municipal, que se transformam em uma grande área ambiental de lazer, com ou nenhuma estrutura, mas com apoio e correta fiscalização.


Então, quer se aventurar? Vamos lá!


Tornando seu motorhome confortável para acampamento selvagem

Antes de partir para a natureza, dê uma olhada no que torna um motorhome ou um trailer confortável. Em seguida, certifique-se de arrumar seu motorhome de forma que você possa aproveitar seu destino. Obviamente, você só deve carregar a quantidade de roupa necessária para a viagem e pensar em trocar aquelas malas e sofás mais pesados ​​se quiser aproveitar seu motorhome menor e mais leve.

No entanto, certifique-se de que sua barraca e saco de dormir estejam seguros em uma grande bolsa de bagagem e que sua barraca tenha espaço suficiente para ficar de pé e caminhar confortavelmente. 
Além disso, certifique-se de que o piso e as paredes sejam acolchoados para proteger seu veículo. 
Seu colchão, cama e sofá devem ser feitos de material pesado e denso, além de respirável.

Prepare-se para qualquer clima

Vamos começar com o clima. 
Toda aventura de acampamento selvagem exige que você obtenha um boletim meteorológico atualizado e se prepare para todas as condições climáticas possíveis. 
Use roupas e calçados apropriados. 

Se você vai ficar em lugar de onças, certifique-se de dizer às pessoas para onde está indo "coordenadas GPS" e não deixe sua comida ou equipamento que possa atrair animais selvagens.
Lembre-se: sempre guarde sua comida, recipientes para armazenamento de alimentos, grelha, utensílios e sacos de dormir dentro de seu motorhome em um recipiente à prova de animais (se você ainda não tiver um, compre kits à venda). Nunca embale comida ou outros itens em seu veículo e deixe seu “perímetro” sem vigilância.


Considere o equipamento de acampamento selvagem que você precisará

Embora grande parte do equipamento que você precisará para fazer um acampamento selvagem seja o que você já traz consigo em suas viagens tradicionais de motorhome, há algumas considerações especiais a serem consideradas, incluindo:

Recursos para cozinhar:  Uma churrasqueira ao ar livre é uma ótima opção se você não planeja usar as instalações de cozinha do seu motorhome. 
Tente também apoiar a economia local comprando sua comida em lojas de fazenda, mercearias locais ou comendo em bares ou cafés.

Fonte de energia: se você ainda deseja os benefícios de ter energia quando estiver fora da rede, considere uma fonte de energia alternativa. 
Muitos entusiastas de motorhomes usam geradores e os painéis solares estão se tornando cada vez mais populares e também são ecologicamente corretos. 
Tente manter o uso de energia baixo carregando os dispositivos enquanto dirige.

Opções de aquecimento/resfriamento: se você tiver uma fonte de energia, poderá usar o aquecimento ou o ar-condicionado. 
Dito isto, fazer isso ainda pode usar um pouco de energia. 

Levar camadas extras e cobertores, bem como aquecedores portáteis (certifique-se de que sejam seguros para uso interno/motorhome), pode ajudar a mantê-lo aquecido e quentinho. 
Se precisar se refrescar, considere adicionar isolamento reflexivo às janelas e um toldo de motorhome para fornecer sombra ao relaxar ao ar livre.

Iluminação externa: Sentar-se ao ar livre e ouvir os sons agradáveis ​​que a natureza noturna oferece é um dos aspectos mais agradáveis ​​do acampamento selvagem, e há muitas opções de iluminação externa disponíveis para que você não precise se aquecer no escuro. 

Luzes de corda são opções populares, e também há luzes de LED disponíveis que podem ser fixadas no toldo do seu motorhome. 
As luzes LED também usam uma quantidade baixa de energia e algumas luzes externas são alimentadas por energia solar ou por bateria.

Amplificador de sinal de celular: mesmo que você queira se desligar do mundo, é importante poder entrar em contato com as pessoas em caso de emergência. 
Existem dispositivos que podem aumentar o sinal do seu celular em locais de acampamento remotos.

Ferramenta de nivelamento de motorhome:  Isso ajudará a garantir que sua casa sobre rodas pareça equilibrada em vez de torta.
Filtro de água: é bom ter em caso de emergência.
 
Além disso, considere quanta água você precisará e quanto seu tanque irá conter. 
Um transportador de água é uma boa ideia caso você comece a ficar sem água.
Aplicativo de clima ou rádio:  para ficar de olho na previsão do tempo.

Certifique-se de que seu motorhome está em boas condições

Como em qualquer viagem, é importante certificar-se de que seu motorhome esteja em perfeitas condições antes de pegar a estrada. 
A última coisa que você deseja é alguma falha mecânica quando estiver escondido em uma área remota. Se você não tem inclinação mecânica, considere pedir a um profissional que inspecione se os freios funcionam, os níveis adequados de fluido são mantidos, o motor e a bateria estão funcionando perfeitamente, etc.

Aprenda a etiqueta adequada ao ar livre

Siga as regras tácitas de deixar a terra em melhor estado do que você a encontrou. 
Recolha-se e leve "todo" o lixo com você quando sair.
Além disso, respeite o espaço se encontrar outros motorhomes ou barracas. 
Ninguém faz uma caminhada fora da rede se espera ter vizinhos ao lado, então vá para outra área se a situação surgir.

Use banheiros públicos sempre que possível ou faça o seu negócio de banheiro na selva! 
Vale a pena levar uma pequena espátula para enterrar os dejetos humanos e ensacar o papel higiênico ou lenços e levar com você! 

Nunca esvazie os resíduos da cassete química na rede de esgotos principal, incluindo casas de banho públicas ou perto de cursos de água. 
Da mesma forma, esvazie seu lixo cinza na área designada em um acampamento ou ponto de serviço de motorhome. 
Se você não tiver outra opção a não ser despejar seu lixo cinza na natureza, use detergentes biodegradáveis ​​- ou nenhum.
Pode parecer óbvio, mas também não coloque música alta e coloque seu toldo e varal, etc.!

Questões de conservação de água

O acampamento selvagem também pode ser chamado de “acampamento seco”, pois os campistas não têm acesso a um suprimento inesgotável de água. 
Quando se trata de garantir que você não fique sem, sempre traga mais do que precisa e faça o que puder para economizar.

Estas dicas ajudarão a minimizar o uso de água:
1 - Não deixe a água correndo quando estiver lavando a louça, o rosto ou escovando os dentes, e deixe correr apenas o mínimo necessário para fazer o trabalho. Por exemplo, basta uma pequena gotinha para escovar os dentes!
2 - Tome menos banhos mais curtos. Lenços umedecidos são ótimos para se refrescar. Pular o barbear também reduzirá a quantidade de água que você usa.
3 - Faça refeições em uma panela, assim haverá menos pratos para lavar. Antes de lavar a louça, enxugá-la primeiro com uma toalha de papel significa usar menos água para limpá-la.

Seja respeitoso com a vida selvagem

Lembre-se de que a natureza já é o lar de outras criaturas vivas, então faça o que puder para ser um bom hóspede. 
Reserve um tempo para pesquisar que tipo de vida selvagem habita a terra onde você ficará e tome precauções para manter você e os animais seguros.
 
Minimize as interações mantendo a comida fechada e dentro, e lembre-se de que é importante nunca tentar alimentar qualquer animal selvagem que encontrar.

Para quem ainda está no começo da prática ou nunca fez um wild camping, encontrar um lugar seguro e tranquilo pode ser um desafio, e as primeiras noites podem ser até desconfortáveis e trazer insegurança, mas acreditem, com a prática e com o tempo, acostuma-se e fica muito mais fácil.

Como escolher um wild camping “com segurança”

Sabemos que é o tipo mais perigoso de todas as modalidades e por isso queremos ajudar você a escolher esse local com segurança.
Por isso lá se vão algumas dicas para te ajudar na escolha do local:

Converse com os moradores locais

Esta é uma das dicas mais importantes e pratique muito durante a viagem. 
Sempre que chegar em um lugar/cidade, converse com umas 3 pessoas diferentes para saber a opinião delas sobre a segurança e também para perguntar sobre possíveis lugares bonitos e afastados para passar a noite.

Pare e pergunte para lojistas, funcionários de supermercados, frentistas ou qualquer pessoa que seja moradora do local e explique que você está pretendendo parar com a van em tal local para dormir, veja a reação e resposta da pessoa. 
Também pergunte se ela sugere algum outro local. 

Você pode questionar também onde normalmente as campervans/motorhomes costumam parar, pois dificilmente você é a primeira pessoa que está fazendo isso nessa região. 
Lembre-se de perguntar para mais de uma pessoa, pois mais de uma opinião cria uma ideia mais confiável.

Normalmente os moradores locais tem dicas ótimas, que fogem da rota turística, o que possibilita conhecer lugares e a cultura local de uma maneira muito mais interessante.
Mas a ideia é que você pergunte sempre para mais de uma pessoa, para poder comparar as informações.

Pare perto de casas com movimentação

Às vezes é preciso abrir mão do local ideal para escolher um local com mais segurança. 
Escolher parar próximo de uma casa com moradores é uma boa opção, pois assim você está perto de ajuda a qualquer momento, além de ser muito mais improvável de um mal intencionado vir incomodar. Sempre lembrar de respeitar em questão a barulhos, sujeira, dejetos, etc., não queremos passar uma imagem ruim, não é mesmo?

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia existe aplicativo para quase tudo e muitos deles facilitam a vida do viajante: buscando informações com antecedência em algumas dessas plataformas e elas sempre serão muito úteis.

O aplicativo mais usado (lá fora) é o iOverlander, mas existem outras opções semelhantes, como Maps.Me, que funcionam como uma rede social, com informações compartilhadas por todos os usuários, aqui no Brasil, peça informações a campistas experientes sobre wild camping e quais aplicativos.
 
Neles é possível ver lugares onde outras pessoas já passaram a noite e ler relatos sobre a experiência que tiveram, avaliações e muito mais.
Os aplicativos têm informações completas de campings pagos e wild campings, portanto vale a pena pesquisar bastante dentro das plataformas antes de tomar qualquer decisão.

Esteja preparado para as condições do lugar

Como falamos acima, os acampamentos selvagens costumam não ter nenhuma infraestrutura, por isso é preciso estar preparado para estas condições. 
Por exemplo, programe-se para levar comida e água necessária, lembre-se que você não terá energia elétrica a sua disposição e muitas vezes estará desconectado da internet.
Vá com a mente aberta para viver tudo isso e preparado para evitar qualquer tipo de imprevistos.

Chegue cedo

Uma dica valiosa é buscar um lugar antes de escurecer, pois, a noite as coisas costumam ser um pouco mais difíceis, desde conseguir informações até preparar todo o equipamento para o pernoite. 
Por isso peça opinião, pesquise e chegue antes do pôr do sol no lugar escolhido, assim você terá tempo suficiente para arrumar as coisas, analisar o local e até, se for necessário, buscar outra opção de camping.

Observe e cuide do lugar escolhido

Ao chegar no wild camping, observe se você está se sentindo totalmente confortável e seguro, use a sua intuição neste momento. 
A nossa dica é: na dúvida, não arrisque, só fique onde você se sentir totalmente bem (com o passar do tempo, a sensação de segurança e a confiança tendem a aumentar).

Observe também que você, provavelmente estará em meio a natureza, portanto é normal ouvir ruídos, encontrar animais, etc. e este é um ótimo motivo para você ser consciente, cuidar com o lixo que produz e com o seu impacto no lugar. 
Veja com antecedência quais são as regras do local, se é permitido fazer fogueira, por exemplo, e sempre as respeite.

Essas são algumas dicas que podem ajudar qualquer pessoa a escolher um wild camping, seja em uma viagem de carro, de mochila, de bike ou qualquer outro formato. 
Uma ajuda extra para se sentir mais confiante é conversar diretamente com outros viajantes que costumam fazer acampamento selvagem e perguntar sobre as suas experiências.

Para quem está começando, saiba que é normal sentir medo e insegurança nas primeiras noites, mas aos poucos aprendemos a desfrutar do lugar e do momento. 
Se tiver alguma dúvida sobre proteção e segurança acesse aqui.. Proteção e segurança 

ESCOLHA O VEÍCULO
É muito comum ficar essa dúvida: qual a diferença entre esses três tipos de veículos; motorhome, trailer e campervan? Mas para resolver essa confusão, criamos um guia básico para você não se perder nos conceitos. E ainda: qual delas vale mais a pena ter à disposição para sua viagem!

O que é uma Campervan?

Campervans são vans comuns modificadas ou customizadas para funcionar como um motorhome pequeno. 
Os modelos de carros que comumente encontramos no Brasil para essa modificação são Doblô, Kombi, Ducato, Spin, assim como outro modelos.

Apesar de serem menores que os outros veículos, Campervans também possuem camas e pequenas cozinhas que facilmente suprem as necessidades de qualquer viajante. 
As vezes contam até com duchas externas.

Seu formato compacto é bem mais fácil de manejar do que motorhomes completos, além da economia de combustível que se faz. 
E por serem compactos alcançam lugares menos acessíveis e privilegiados, como por exemplos beiras de praia, rios e até algumas ruas que os outros modelos a seguir não conseguem.

O que você precisa se preparar é no quesito banheiro, paradas periódicas em lugares como supermercados, lojas, conveniências e etc., são necessários para fazer as necessidades.

Prós: fácil de dirigir, modelos diversos, alcançam lugares inóspitos, ótima opção para wild camping, ótimo custo benefício para o aluguel.
Contras: espaço mais limitado, sem banheiro.

O que é um Motorhome?

Um motorhome é um veículo do tamanho de um caminhão pequeno, que inclui instalações para cozinhar e dormir, assim como outros confortos de casa, num formato mais compacto.
O benefício de viajar com um motorhome é a praticidade. 

Além de não ter que rebocar nada, você não precisa arrumar barracas ou malas, basta escolher um lugar e fazer sua parada. Tudo é parte de um veículo só, onde você pode parar e passar a noite.

Assim que estiver preparado, é só ligar o motor e sair dirigindo.

Pros: mais espaço interno e logo mais conforto; reservatórios internos são maiores, então você pode tomar banho e usar as facilidades por mais tempo, dá pra toda a família ou grupo de amigos.
Contras: extremamente grande, podendo dificultar a chegada em lugares; o tamanho também pode impossibilitar alguns tipos de wild camping; seu valor para aluguel é muito mais caro que os outros veículos.

O Motorhome é ótimo para quem quer conforto e comodidade, mas pode não ser tão prático quanto você gostaria, principalmente para viagens que precisam de muita movimentação (com mercados e outros locais mais distantes do acampamento).

O que é um Trailer?

Um Trailer é um tipo de moradia móvel, não motorizada. 
Ele só se movimenta se for acoplado com outro carro, precisando ser rebocado para onde você quer viajar. 
No exterior, muitos conhecem como Caravan.
Mesmo que não tenha energia elétrica própria, um Trailer pode ser ligado em geradores ou baterias portáteis, para ligar coisas pequenas, como lâmpadas, frigobares e outros eletrodomésticos menores. Também incluem camas, espaço para sentar e, às vezes, banheiros com chuveiro.

O problema está na sua mobilidade limitada, que acaba fazendo com que o Trailer não seja muito usado para viagens mais curtas e frequentes.

Pros: o carro rebocador tem autonomia de movimento, sem precisar tirar a casa do lugar; ele também tem custos menores, pois não precisa de cuidados mecânicos; e para alugar tem um preço um pouco mais acessível do que o motorhome.

Contras: bom, ele não se mexe sozinho, só alguns carros específicos que conseguem rebocar um desses; a instalação do reboque pode ser bem incômoda, sobretudo se sua viagem for mais curta; não é possível levar o reboque para todos os lugares.

Mas qual é o melhor dos três para sua viagem?

O Motorhome é uma opção luxuosa e completa. Por isso, nem todo bolso consegue ter acesso a um desses.
O Trailer é excelente para temporadas mais longas em um lugar só, mas o reboque pode ser cansativo e custoso.
A Campervan é acessível e econômica, embora não seja a escolha mais espaçosa.

Também existem outros fatores a serem considerados nessa escolha:

Habilitação de cada veículo

Alguns Motorhomes podem exigir carteiras diferentes para que você seja apto para dirigir. E até 2011, a carteira exigida era do tipo E, especialmente para esse tipo de veículo. 
Hoje, as coisas melhoraram. 
Entenda:
Com a carteira do tipo B (para carros comuns e campervans), você pode pilotar qualquer veículo de até 6.000 kg de peso bruto total – ou seja, contando o que tem dentro e o peso do veículo.

Carteiras do tipo C são para veículos acima de 6000 kg, com até 8 pessoas;
Para um veículo para mais de 8 pessoas, a carteira exigida é a do tipo D.

Consumo de gasolina

Cada modelo “bebe” uma quantidade específica por litro, dependendo do seu tamanho. 
Naturalmente, quanto maior a máquina, mais consumo. 
Uma estimativa que pode ser colocada é de 5 a 10 km por litro de gasolina. 

É importante saber se seu veículo não é a diesel, isso também pode trazer uma certa economia. 
Por fim, o preço de combustível varia de região para região, então pesquise bastante!

Valores de camping

Se você vai viajar, e não se adapta a um camping selvagem, procure um particular.
Alguns campings variam de preço por tamanho de veículo e de pessoas. 
Dependendo do lugar, alguns motorhomes não são aceitos, o que pode ser uma dor de cabeça – principalmente se você viajou horas e horas para descansar ali. 

A dica aqui é: procure saber sobre o lugar onde você quer ir, antes de decidir o veículo que vai levar você até lá. 
Para isso, sugerimos que visite algum site de busca de campings. 
Com ele, você descobre as regras de cada camping e evita surpresas.

Nosso veredito

Não dá pra negar que grandes motorhomes e trailers super equipados são alternativas legais para viajar em grandes grupos ou em locais que não vai precisar de muita locomoção.
Mas se você quiser economizar, não tem problema com apenas um pouco menos espaço e quer autonomia para andar por aí sem muito estresse, a Campervan foi feita para você!

Seja qual for a sua escolha, viajar com um veículo é viver uma aventura diferente, com emoções intensas e inesquecíveis.

Dicas de campings 


CAMPING DA FAMÍLIA X
Endereço: Montanha da Neve - Guarda Velha, Bom Retiro - SC.
O Camping da Família X, na Serra Catarinense, a 1.250 metros de altitude, tem uma vista incrível para o horizonte. 
Com espaço adequado para um mini motorhome (ou barraca caso seja a sua trip), banheiros ecológicos, chuveiro quente, caminho para um fogo de chão, mobiliário campeiro, hortas e animais. A família é pura simpatia e organização.

Para chegar, a subida é um pouco íngreme. 
Como é de se esperar na montanha, o clima é mais frio que no litoral, isso vale levar aquela roupa mais quentinha, um chá ou vinho para contemplar o pôr do sol. 
Se for no inverno é certo que você pode pegar uma geada ou até mesmo neve! 

CAMPING LAGOA MAR
Endereço: R. Lagomar, 465 – Centro, Garopaba – SC.
No litoral sul de Santa Catarina encontre a cidade de Garopaba. 
Com praias deslumbrantes e mares para todos os gostos e mergulhos. Na beira da praia e com completa infraestrutura é com certeza um local para indicar.

Chegando no centro da cidade é fácil encontrar o camping. 
O espaço oferece muitas facilidades para o hóspede: área para motorhomes, barracas e até quartos caso tenha familiares ou amigos. 

Os banheiros são limpíssimos, chuveiro quente, manutenção diária e simpatia na equipe de limpeza. 
Pra quem curte um churrasquinho, na área de lazer há churrasqueiras e mesas coletivas. 
Na baixa temporada o valor é bem acessível.
 
Para quem deseja emendar Bom Retiro + Garopaba, a distância que une as cidades é de apenas 166 km. Em Santa Catarina é bem comum a serra e o litoral em curtos trajetos.

CAMPING PARQUE NATURAL MORRO AZUL
Endereço: Cidade de Timbó, estado de SC.
O camping fica dentro de um Parque em Santa Catarina. Na região conhecida como Vale Europeu Catarinense, encontre a cidade de Timbó. Próximo da famosa Blumenau. 
Faça um wild camping, seja sozinho ou com amigos de barraca.

O Camping Morro Azul é com certeza um dos melhores campings de Santa Catarina. 
A área fica dentro do Parque Natural Municipal Freymund Germer. 
Numa vegetação que parece cenário de cinema, na lindíssima Mata Atlântica.

Com um clima fresco e gramado apropriado e bem cuidado para acomodar barracas e motorhome no local de carros, tranquilo e silencioso. 
Tem mesas, churrasqueiras e área coberta, banho quente. 

Uma trilha nos leva até o alto do Morro Azul. 
Lá acompanhe de perto a prática de voo livre. 
O nome do local deve ser dedicação para as hortênsias azuis que alegram o espaço.
 
CAMPING MUNDAÍ
Endereço: Av. Beira Mar, 4273 – Praia do Mundaí - Porto Seguro – BA.
O Hotel Mundaí Praia Camping possui amplo espaço arborizado para camping com área para motorhomes, trailers e barracas.

Disponibilizamos pontos de energia, tv, água, esgoto, banheiros e ótimas instalações. 
Um lugar onde você está em total contato com a natureza!

CAMPING PARAISO TROPICAL
Endereço: Rua Landim, 147 - Praia de Mariscal –Bombinhas - SC.
Camping arborizado próximo ao mar, com plataformas definidas, numeradas e elevadas do solo contando com sistema de drenagem, pontos para antena parabólica, energia elétrica, áreas sociais cobertas com churrasqueiras, mesas para refeições, pias para lavar louça, jogos, playgrounds, quadra de areia para praticas esportivas, banheiros com duchas quentes e sanitários, masculinos e femininos, sala de TV e lavanderia com tanques e maquinas de lavar e secar roupas.

Composto por duas áreas distintas. 
Camping 1, uso exclusivo de barracas, contendo 47 plataformas. 
E camping 2, para trailers, motorhomes e barracas, com 36 plataformas.

CAMPING PAINEIRAS
Endereço: Rodovia Marechal Rondon km 115,5 – ITU-SP.
O Camping Fazenda Paineiras funciona todos os dias, espaço com  chalés, motorhomes e barracas, ambiente familiar, seguro e tranquilo, rodeado pela natureza e com ampla infraestrutura, composta por diversas opções de lazer.

CAMPING DO SIRI
Endereço: Rod. do Sol, s/n - Boa Vista, Marataízes – ES.
Oferece excelente infraestrutura de hospedagem para barracas, motorhomes e trailers. 
Tem chalezinhos de madeira rusticamente agradáveis, além de uma aconchegante pousada familiar. 
O estilo da hospedagem fica à sua escolha.

Confortável, seguro e limpo, há pontos de energia espalhados pelo local (com 110v e 220v). 
Portaria de acesso à praia com seguranças, banheiros com chuveiros elétricos por toda a área, monitorados por funcionários de plantão, garantindo limpeza permanente.

CAMPING DO MUCUGÊ
Endereço: Rua Florinda Isabel de Oliveira, 85, casa 5 – Arraial d'Ajuda - BA.
O Camping Mucugê é um espaço de convivência e troca de experiências, em um ambiente familiar, limpo e organizado. 
Desejamos despertar aqui valores como colaboração, respeito, coletividade e contato com a natureza.

Além da área de barracas, oferecemos vagas para motorhomes e trailers com pontos de energia, água e esgoto. 
Todos os campistas reunidos em um só lugar, trocando experiências.

Trilhas felizes!

Esperançosamente, isso abrirá seu apetite para viajar e fará você pensar sobre o que precisa fazer antes de pegar a estrada esburacada e sair da rede em seu motorhome.

Se você começar pequeno, fazer as malas corretamente, tomar as devidas precauções e fazer sua pesquisa, não deverá ter problemas em percorrer o caminho acidentado e emocionante do motorhome e trailer fora da rede. Boa sorte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário