Menu

6.2.23

A iluminação

A iluminação é a chave para uma experiência memorável!

  
É um dos aspetos mais importantes a ter em conta para os campistas que querem ver tudo o que precisam enquanto desfrutam da sua estadia ao ar livre. 
Montar acampamento com a luz certa cria uma atmosfera convidativa e une seu grupo. 
E uma ótima iluminação é mais do que apenas estética e ambiente.
 
A iluminação apropriada para sua próxima viagem de acampamento também manterá todos seguros enquanto se movimenta pelo local após o anoitecer.

Nos campings (principalmente selvagens) 

Camping Selvagem
No acampamento selvagem os lampiões são indispensáveis, se puder em número de dois, pois se você só levar um e por acaso ele pifar, pode ter certeza de que você vai ter problemas. 
Existem ótimos lampiões nacionais a gás de botijão (dura em média uma semana), com uma e duas camisas, o último sendo mais potente.
Você também pode optar pelos de gás a cartucho, que é menos potente, tem pouca duração (só uma noite!), mais é mais prático e seguro.
Caso opte pelos que funcionam com benzina ou querosene (e até luz fluorescente), eu sugiro os da marca Coleman (americanos) que são excelentes.

Quanto dura lampião a querosene

No caso dos modelos a querosene, eles são cem por cento seguros. Eles podem durar até 4x, ou mais, que os à gás, com um único inconveniente, a iluminação é um pouco menor. Mas se tratando de acampamentos, isso não acarreta grandes problemas.
No meu caso uso um velho à querosene (Chinês), que tem salvo vários acampamentos a base de lampiões à gás. 
Lampiões a querosene, o segundo é o que normalmente uso, nessa época ele estava novinho, dá pra notar.

Para os que optem pelos lampiões à gás, não esquecer de levar camisinhas sobressalentes.
Lampião a gás de botijão

Lampião Coleman americano (luz fluorescente), considerado um dos melhores do mundo!

Existe centenas de marcas, e modelos de lampiões. 

Pense bem antes de adquirir um; veja qual é a sua preferência, e vai usá-lo para que fundamento; se pessoal, de parceria ou com a família. 
Cada caso é um caso; em casa, quando falta luz é um excelente quebra-galho.

Cuidados com o Gás

De maneira nenhuma o lampião a gás deve ser colocado dentro do dormitório: ele pode estar com vazamento, e o monóxido de carbono que há no gás é mortal.
 
Na maioria das vezes o escapamento não é percebido, porque não tem cheiro (por isso, ele mata lentamente, sem que você perceba os seus efeitos: o gás provoca sono, lassidão e, em seguida a morte).

"Existe vários casos de campistas mortos dessa maneira, principalmente estando sozinho, então, por favor, tome o máximo de cuidado com o gás. 
Se em sua casa "se for pequena", já é perigoso, quanto mais num cubículo de 2x2; então cuidado".

Uma barraca bem iluminada é fundamental. Note que tem 4 lampiões, mas a barraca é grande (tipo família).
Foram lançadas atualmente no mercado (pelos ingleses), barracas movidas totalmente a luz solar. 
Até com acesso a Internet! não sei se chegaram ainda por aqui.

Para o verdadeiro campista, que querendo fugir de novidades mirabolantes, manchetes extravagantes, com paz, sossego, a natureza, junto com a família e amigos; isso seria um grande supérfluo.
Hoje não tem mais o que inventar ou fazer.
Mas elas foram criadas exclusivamente para trabalhos de campo rural, e pesquisas, e não para o lazer; só pode.
Há épocas do ano em que a noite é tão linda e tão enluarada, que o lampião se torna quase dispensável; só se for para uma boa leitura.

Lanternas


É bom lembrar, que é indispensável o uso de uma boa lanterna, e que tenha o facho de luz bem forte.
Sem ela, você poderá ter problemas no acampamento.
Existe vários tipos e modelos; com lâmpadas fluorescentes e outras até com rádio embutido e sirene! Existe também lanternas a base de carbureto.
É fundamental que a lanterna alcance uma distância de foco segura (uns 15/20 metros) por causa de animais ou outra coisa qualquer.
Esse tipo de lanterna usa uma bateria grande e dura por muito tempo.
 
Mas existe outras; tipo pessoal (mini ou pequena) para no caso de procurar alguma coisa dentro da barraca, ou para pequenas caminhadas dentro do mato.


Uma lanterna ideal, tem que ter um bom alcance do facho na iluminação.
Lanterna, recarregável, para longa distância:

Mini-lanternas de bolso.
lanterninha

Novidades no comércio

Mini-lanterna Nitecore LA10 
Apenas a menor lanterna do seu acampamento.
Quando seus amigos veem o Nitecore LA10 em sua mochila, a primeira coisa que eles vão perguntar é por que diabos você carrega um tubo de batom. Isso é porque a coisa parece um.
 
Mas, esse tubo minúsculo realmente abriga uma lanterna em miniatura para iluminação instantânea enquanto encaixa confortavelmente no seu bolso.

Uma luz ultra portátil no acampamento, pode ter até 135 lúmens de brilho com uma distância de feixe de 20 m! o apropriado para iluminar a distância de uma barraca ou uma pequena área para a preparação de alimento ao acampar à noite.
 
Medindo apenas 77,5 cm de comprimento, é, muito provável, a mini lanterna mais conveniente que já vi, tornando ideal para um cotidiano, e para necessidades de iluminação em emergência.

O Nitecore LA10 vem com um difusor ajustável que pode se estender para iluminação, bem como retrair para um manuseio mais compacto durante o transporte. 
Ele vem com três configurações de luz (alta, média, baixa), com a durabilidade variável da única bateria AA em 90 minutos a 23 horas. 

Não há botões na lâmpada, e todos os controles são manipulados usando a tampa giratória da cauda, ​​portanto, não deve haver qualquer ligação acidental que possa esgotar a bateria.

As características incluem o CREE XP-G2 S3 LED, uma ponta magnética que o deixa colado em qualquer superfície ferromagnética, e um cordão incluído para pendurar facilmente durante o uso.

A construção é de liga de alumínio, resistente a impactos e a prova d'água.
O Nitecore LA10 está disponível agora em todas melhores lojas do ramo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário