Menu

12.1.24

Ilha do Campeche SC

Ilha do Campeche e seus sítios arqueológicos

Se você é uma dessas pessoas que acham que praia é tudo a mesma coisa, é porque você não conhece ainda a Ilha do Campeche.
Camping Selvagem
Por mais que você esteja enganado, seus olhos vão brilhar com tamanha beleza e coisas legais de ver e fazer que existem na Ilha do Campeche, a única ilha do Brasil tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

Sítios arqueológicos da Ilha

A Ilha do Campeche chama a atenção, pelo estilo rústico e pitoresco, mas o maior charme da ilha com certeza está nas cerca de 150 pinturas rupestres protegidas pelos 21 sítios arqueológicos espalhados pelo local.
Quase dá para ver os índios nativos agachados nas fogueiras enquanto cozinhavam seus mariscos ou com os olhos atentos e as mãos espalmadas nas pedras enquanto as linhas, cuidadosa e lentamente, tomavam forma geométrica, humana ou de animais.

Nos sítios os arqueólogos encontraram restos de ocupação como figueiras, artefatos, restos de alimentos e sepultamentos, além de um sambaqui e nove estações líticas, locais onde água e areia eram usadas para afiar artefatos utilizados como ferramentas ou armas.

Através destes restos descobriu-se que, na verdade, vários povos primitivos de caçadores, coletores e pescadores ocuparam a Ilha do Campeche ao longo dos tempos. 
Pontas de flecha e de lança, por exemplo, indicam a presença dos Itamaracás, mas há também registros de ocupação pelos tupis-guaranis no ano 800 e também de caçadores de baleia já do século XVIII.

A Ilha do Campeche foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2000, e por isso a visitação é permitida apenas acompanhada por guias especializados, que guiarão você por trilhas de vegetação exuberante e fauna colorida.
Além disso, o número de visitantes é limitado – assim mesmo, chega a 800 pessoas por dia, limite máximo permitido. Por outro lado, alguns caminhos são perigosos e o guia garante também a sua segurança.

Belezas naturais que surpreendem

O local tem outra particularidade: entre as ilhas brasileiras de pequeno porte é ela que tem a maior praia. A praia do Campeche, que também é conhecida como Praia da Enseada, tem 600 metros de areia muito branca e fina, banhada por águas muito verdes e geladas.

A baixa temperatura da água, no entanto, não afasta os mergulhadores, profissionais ou amadores, que aproveitam a ótima visibilidade da água para ver a colorida fauna marinha.
A Ilha do Campeche em si é alucinante, pela cor das águas calmas, completamente transparentes no raso e entre verde e turquesa ao ir para o oceano. 
A vegetação exuberante praticamente encosta na água em alguns pontos e em outros cria verdadeiros abrigos do sol.

Por toda a praia, mas principalmente nas extremidades, conjuntos de pedras imensas formam pequenas piscinas e praias, transformam-se em trampolins e dão um toque de passado ao lugar que é quase mágico.

Como chegar na Ilha do Campeche

A melhor forma de chegar à ilha é dos barcos de pescadores que saem da Praia da Armação, no sul de Florianópolis.
Aproveite para comer nos dois únicos restaurantes da Praia da Ilha do Campeche que, ao contrário que muita gente imagina, têm o preço bem em conta. 
A especialidade são os frutos do mar, mas se encontra bons pratos caseiros e até algumas massas saborosas.
Como a ilha é tombada, as embarcações chegam na Ilha do Campeche que, na realidade, é a única área de livre visitação livre para turistas que podem estar sozinhos, para todo o resto é preciso o acompanhamento de guias.

Para fazer as trilhas monitoradas é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com a trilha escolhida, que é usada para a manutenção da ilha, o pagamento da equipe de monitoramento ajuda a compor o fundo de manejo da Ilha do Campeche. 
O passeio mais longo, no entanto, e também o mais caro, precisa ser agendado com antecedência.

A ilha em Florianópolis funciona como unidade de preservação, conservando 10 sítios arqueológicos importantes para a região. 
Alguns podem ser conhecidos através das trilhas, que percorrem morros e encostas em meio à Mata Atlântica.
Uma delas está “escondida” em uma ilha bem pertinho da costa. 
Quem faz a travessia à Campeche já entende o apelido de “Caribe Brasileiro” ao sair do barco.

Passeios e Regras 

Mas para preservar este paraíso, o passeio tem hora para acabar, e os turistas devem seguir algumas regras, que são explicadas logo que os visitantes desembarcam. 

O que está proibido no local:

  • entrar na ilha sem autorização ou passar a noite no local;
  • fazer as trilhas sem acompanhamento de monitor identificado;
  • usar aparelhos de som ou equipamentos que tirem a tranquilidade do ambiente;
  • acampar, fazer fogueira ou fazer churrasco na ilha;
  • introduzir ou retirar espécies de plantas e animais;
  • levar animais para a ilha, com exceção de cão-guia;
  • alimentar os quatis da ilha;
  • deixar lixo para trás (coloque em sacolas e retorne com ele).
Além destas regras, é permitido um número máximo de visitantes por dia: na alta temporada, 800 pessoas, e na baixa-temporada, até 770 turistas.
Somente barcos autorizados, que saem de três pontos da capital, podem desembarcar na ilha. O tempo de estadia é limitado, assim como a quantidade de visitantes por dia. Ações necessárias para preservar um dos ecossistemas mais ricos existentes no sul do país.

Onde fica a ilha

Campeche está localizada na capital catarinense, Florianópolis, em uma região conhecida como Sul da Ilha, que fica a cerca de 15 km da capital.
Ela é considerada uma das principais ilhas em Santa Catarina pela riqueza natural e histórica encontrada, assim como pelo visual paradisíaco. Faz parte da lista de passeios que não podem ficar de fora para quem visita o destino, seja qual for o mês do ano.

Da Praia do Campeche, é possível avistar a ilha de mesmo nome, distante apenas 1,5 km da costa de Florianópolis.

Sua extensão também não é grande, e para desvendá-la, não será necessário ter um mapa. Ilha do Campeche tem 1,5 km no sentido norte-sul. A chegada é pela Praia da Enseada, a única da ilha.

Como ir

Só há uma maneira para chegar à ilha: o acesso é feito por barcos que tenham autorização para desembarcar no local.
Existem três pontos diferentes de partida: na Barra da Lagoa, nas praias da Armação e do Campeche. Em cada ponto, uma associação diferente é responsável pelo passeio, o que altera a embarcação, o tempo da viagem e o valor do barco para Ilha do Campeche.

A travessia, feita em botes, dura apenas 5 minutos. Outro fator positivo: este é o único passeio sem restrição de tempo de permanência na ilha. Quem organiza é a Associação de Botes da Praia do Campeche.

O acesso mais popular à Campeche é feito pela Praia da Armação, que também fica na região do Sul da Ilha. Como o transporte é de responsabilidade Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Armação e Pântano do Sul (APAAPS), os turistas vão em embarcações pesqueiras para, no máximo, 20 pessoas.

A saída pela Barra da Lagoa é a mais distante, mas atende quem está mais próximo do Norte da Ilha. Quem organiza o trajeto é a Associação de Empresas de Transporte Náutico da Barra da Lagoa, e as embarcações são maiores.

Quando viajar para a ilha?

O passeio até a Ilha do Campeche é uma atividade disponível aos turistas que pretendem conhecê-la durante o ano todo. Somente quando as condições climáticas não são favoráveis os barcos não saem.
A decisão sobre quando visitar a ilha será, portanto, pessoal. 

Claro que praia combina e muito com as temperaturas mais quentes do verão, entre o fim de dezembro e março.
A ilha em Florianópolis funciona como unidade de preservação, conservando 10 sítios arqueológicos importantes para a região.
 
Alguns podem ser conhecidos através das trilhas, que percorrem morros e encostas em meio à Mata Atlântica.
Uma delas está “escondida” em uma ilha bem pertinho da costa. Quem faz a travessia à Campeche já entende o apelido de “Caribe Brasileiro” ao sair do barco.

Trilhas na Ilha do Campeche

Percorrer os caminhos é uma oportunidade para descobrir os sítios arqueológicos espalhados por seu território, além de observar a região por visuais exclusivos.
As trilhas só podem ser feitas na companhia de guias credenciados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC).

Trilha Letreiro

Boa parte da caminhada pela Trilha Letreiro é por uma subida em meio à Mata Atlântica. Mas o esforço vale a pena, oferecendo vista panorâmica da costa leste da ilha.
Depois, os aventureiros encaram uma descida íngreme até o costão e o sítio arqueológico com maior número de inscrições rupestres em Campeche, entre elas a Máscara Gêmea, que valeu o tombamento da ilha como Patrimônio Arqueológico. O passeio tem duração média de 1 hora e tem nível médio.

Trilha Pedra Fincada

O nome Pedra Fincada vem de uma das atrações desta trilha, que é leve e ideal para quem não tem o hábito de praticar trekkings, mas a trilha até a rocha da Pedra Fincada é a parte final e secundária do passeio.

Depois de percorrer os caminhos em meio à Mata Atlântica, os turistas chegam ao ponto mais alto da ilha, com vista para as costas leste e oeste do Campeche, a Ilha do Xavier e a Ilha dos Moleques.

Trilha Volta Norte

Para quem gosta de dificuldade nas trilhas, a ilha apresenta a Volta Norte, com 2 horas de duração e que exige bom preparo de quem se aventura. Além do desafio, a trilha Volta Norte é fascinante pelos monumentos no caminho.
Ela passa pela Pedra Fincada, Pedra do Imã (ponto que desorienta as bússolas) e Pedra do Rosa, além de sítios arqueológicos como a Pedra Preto do Sul, com mais de 20 inscrições rupestres, o costão, e no fim da trilha, já próximo à Praia da Enseada.

Outra trilha para o lado leste da ilha é da Pedra Preto do Sul, um importante sítio arqueológico em Campeche.
Ela é a última parada deste percurso de nível médio, com 40 minutos de duração. Antes, a caminhada sobe em meio a vegetação até um mirante, de onde se observam as outras ilhas na costa de Florianópolis.

Trilha Subaquática

Acredite: na ilha, os turistas podem mergulhar e fazer uma trilha subaquática, observando as diferentes espécies marinhas que habitam a região. Funcionando apenas durante a alta temporada, esse é o passeio mais caro.

Porém, no valor já está incluso o aluguel dos equipamentos, como a roupa de mergulho e máscara, e o transporte de barco. Os grupos para a trilha também são menores, para no máximo quatro pessoas.

Hospedagem na Ilha do Campeche

Como não existem hotéis na Ilha do Campeche, onde não é permitido passar a noite, as melhores opções de hospedagem por perto para os turistas estão em Florianópolis.
Quando for pensar em sua hospedagem, tenha como ponto-chave o local de onde pretende partir para a Campeche. 

Se vai sair da Barra da Lagoa, procure acomodações próximas. Se a ideia é embarcar na Praia do Campeche ou da Armação, a dica é ficar na região do Sul da Ilha.
Locais em Florianópolis que dão melhor acesso para a ilha.

Apesar dos vários hotéis e pousadas, esse não é o nosso caso aqui; Só iremos falar sobre os "campings" mais próximos possíveis para acessar os barcos para a ilha. Não são lá essas mil maravilhas, mas vale a pena acampar e depois visitar o paraíso!

Campings


Ghaya Mini Camping - Av. Campeche, 209 - Campeche, Florianópolis - SC. Lugar ótimo e acolhedor, praia perto, estabelecimentos, toda estrutura (banheiro completo e cozinha), vista da montanha, Wi-Fi gratuito, estacionamento.

Mirelle - Praia Campeche, 209 - Campeche, Florianópolis - SC. Infraestrutura para camping, sem mais comentários adicionais.

Camping Recanto Remor Florianópolis - Servidão Canto das Garças, 30 - Rio Tavares, Florianópolis - SC. Camping frente para Praia do Campeche, fundos Lagoa Pequena, energia para barracas, wi-fi, cozinha em tenda e banheiros completos, acesso à praia se dá por trilha, preço justo.




Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário