Menu

21.1.24

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas - Melhor destino do nordeste

Todos os dias somos questionados por inúmeros campistas sobre quais são os melhores destinos para visitar no Brasil. Um deles está sempre no topo da nossa lista e chama-se Porto de Galinhas
Muito bem localizada próxima a Recife, essa região é repleta de belezas naturais, bons restaurantes e uma hotelaria de altíssimo nível.
Camping Selvagem
Porto de Galinhas é considerado um dos melhores destinos do nordeste do Brasil. 
Um lugar perfeito para quem deseja sair da rotina e descansar na beira do mar enquanto conhece algumas das melhores praias do nosso país.  
O clima quente, um mar de águas cristalinas, com variedade de espécies marinhas e piscinas naturais são um convite irresistível para um mergulho em Porto de Galinhas
Damos aqui dicas importantes para você que está planejando uma escapada para esse paraíso localizado no estado de Pernambuco.
Porto de Galinhas é compreendida por uma vasta área repleta de afazeres. 
Entre o centro do balneário e a praia de Maracaípe são 3 km.

Quem tem fôlego para pedalar uma bicicleta por 9 km. pode fazer o passeio até o distrito de Nossa Senhora do Ó ou ao Morro do Outeiro, de onde se avista toda a baía de Maracaípe.
Uma empresa  especializada em bicicletas, acompanha os passeios e oferece guia, carro de apoio, capacete e diversos tipos de magrelas (amadoras e profissionais). 

O roteiro da sua viagem para Porto de Galinhas precisa ter o mergulho com cilindro nas famosas piscinas naturais localizadas na Praia do Centrinho ou Praia da Vila, como é conhecida. 
Durante o mergulho é possível observar a variedade de peixes coloridos e uma jangada naufragada.
Para chegar nas piscinas naturais, recomendamos o passeio de jangada, sendo a forma mais utilizada pelos turistas. 
Vale a pena se preparar e levar seu próprio material para evitar gastos adicionais com aluguel de equipamento de mergulho.

Esse é o destino para levar seu snorkel, nadadeira e máscara de mergulho! É um dos melhores lugares Brasil para praticar snorkel (mergulho livre).
Existem várias piscinas naturais muito próximas do vilarejo de Porto de Galinhas que podem ser exploradas no tempo hábil de cada viajante.

Tire um tempo pra curtir um passeio de jangada! Um passeio que faz o visitante se deparar com um berçário natural, onde poderá contemplar de perto cavalos-marinhos de diversas tonalidades – que passam pelo marrom, amarelo e vermelho – e caranguejos, além de banhar-se em água salgada ou doce e nadar no rio.

Pratique esportes (ou contemple os profissionais praticando). 
Os ventos fortes da região do Pontal de Maracaípe favorecem a prática do kitesurfe, no qual é utilizada uma prancha tracionada por uma pipa. Para usar as “pranchas voadoras” é necessário treinamento especializado, oferecido pela Escola Pernambucana de Kitesurfe.

Mapa do Brasil desenhado naturalmente nos corais de Porto de Galinhas

Passeio pelas piscinas naturais é obrigatório! Forjadas pelas sábias mãos da natureza, as piscinas estão bem próximas à costa, a apenas cinco minutos da praia, com acesso por jangada. 
Quanto mais baixa estiver a maré, mais nítido será o cenário repleto de peixes coloridos em meio a águas mornas, limpas e calmas. O contato é tão próximo que o visitante sente muitas vezes o toque dos peixinhos em seu corpo.

A melhor época para ir a Porto de Galinhas é de setembro a março. Isso porque, são nestes meses em que chove menos e que o sol brilha praticamente todos os dias.

O que fazer em Porto de Galinhas

Muito bem, agora é hora de saber o que fazer em Porto de Galinhas. Com opções de passeios para pessoas de todas as idades e gostos, é impossível ficar entediado em Porto de Galinhas! Há os resorts considerados entre os melhores do Brasil, mas também existem a opção de hostel e a de campings. 
Confira agora algumas das principais atividades para realizar na região e comece já a planejar sua viagem!

Qual é a praia mais bonita de Porto de Galinhas?

A própria praia de Porto de Galinhas,  Maracaípe, Muro Alto, Carneiros, Serrambi, Cupe, Camboa, Praia de Calhetas.
A Praia de Maracaípe é extensa, com areia fofa e fina. 
Não há muita estrutura nessa praia, mas ela é uma boa opção para quem busca sossego ou gosta de surfar e passear de bug.
É uma praia deserta em certos pontos e merece cuidado ao entrar no mar, pois suas ondas são um pouco fortes. Mas vamos a algumas delas:

Praia de Muro Alto

A Praia de Muro Alto é uma das mais famosas da região. Localizada a aproximadamente 8 km da praia de Porto de Galinhas, ela possui águas mornas, rasas e cristalinas, atraindo turistas de diversas regiões do país.
Também é a praia preferida dos amantes de corrida, pois a areia mais próxima do mar é firme o suficiente para correr 5km ou 10k e não causar dor nas panturrilhas dos corredores.
Muitos visitantes afirmam ser uma praia perfeita, com piscinas naturais que tornam o passeio ideal para crianças. Excelente para passar horas apenas admirando a paisagem, essa é a praia certa para quem busca águas tranquilas.
Na Praia do Muro Alto, a 4 km do Centro, recifes formam uma piscina natural permanente de 2,5 km de extensão.

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

As piscinas naturais de Porto de Galinhas permitem que essa seja uma das praias mais famosas do Brasil. Com sua beleza paradisíaca, as águas azuis e calmas marcam o local, já que é possível até mesmo observar os peixes que vivem ali.
A paisagem das piscinas naturais é surpreendente e encantadora. O passeio é inesquecível e um dos locais mais belos que os visitantes já viram.

Pontal de Maracaípe

O Pontal de Maracaípe é o local onde acontece o encontro entre as águas do rios e do mar. Devido ao acesso ser restrito apenas para quem vai a pé ou de bugue, o Pontal de Maracaípe é mais vazio que as praias da região.
O passeio de jangada na região é muito indicado por visitantes, especialmente durante o pôr do sol, para uma experiência ainda mais surpreendente.
Alguns visitantes apontaram para o fato de o acesso até o Pontal de Maracaípe não ser tão fácil e também da pouca infraestrutura que o local oferece.

Camping Maracaipe - Av. Beira Mar - Maracaipe, Ipojuca: área com pontos de luz, banheiros, cozinha.
EcoTainer Maracaípe Camping - Av. Beira Mar, N° 100 - Praia de Maracaípe, Ipojuca - PE. 
Ótima localização, a 2 quilômetros do centro de Porto de Galinhas e a 500 metros do Pontal de Maracaípe, passeios de jangada. Boas estruturas, banheiros, chuveiros, cozinha, etc.

Praia de Cupe

A Praia de Cupe é uma opção que possui o mar calmo e tranquilo, sendo perfeita para passeios em família, especialmente para crianças.
O lugar é lindo, limpo e possui uma paisagem inacreditável. As piscinas naturais com águas calmas tornam possível observar facilmente diversos peixes.
A infraestrutura não é muito boa, já que não existem muitas barracas ou vendedores ambulantes em torno da praia.

Praia de Serrambi

A Praia de Serrambi é incrível. Com águas cristalinas e rasas, é possível andar por metros sem chegar ao fundo, sendo o passeio perfeito para quem viaja com crianças. 
Além disso, o mar é calmo e limpo, proporcionando momentos de descanso para quem visita o local.
É o local ideal para quem deseja relaxar e curtir as férias com muita tranquilidade, até mesmo pelo fato de ser mais vazia e não possuir muitos vendedores ambulantes.
Não possui estrutura suficiente, como bares e restaurantes, e o acesso a ela não é tão fácil, além de ser uma praia cercada por resorts e condomínios fechados, o que dificulta para encontrar até mesmo um espaço na areia.

Vida noturna em Porto de Galinhas

A vida noturna em Porto de Galinhas oferece opções para todos os gostos. Para aqueles que curtem uma balada, a Birosca da Cachaça e a boate Lua Morena são ótimas opções, muito recomendadas por quem frequenta o local.
Além disso, caminhar pelas ruas da cidade e pelo centrinho à noite é sempre uma ótima opção, até mesmo porque a feira de artesanato atrai inúmeros visitantes após o pôr do sol, quando o clima está mais fresco e perfeito para caminhadas na cidade.

Mergulho autônomo

Pra quem é certificado, pode valer a pena mergulhar com cilindro! 
Para contemplar a natureza, a melhor opção são os arrecifes localizados a 200 metros da praia, com até 12 metros de profundidade e uma vasta quantidade de lagostas, polvos, peixes-pedra, linguados e moreias. 
Para quem curte adrenalina e mistérios, é possível conhecer a embarcação não identificada naufragada há cerca de 300 anos. 
Em uma profundidade ainda maior, de 32 metros, está o rebocador Marte, afundado em 1997 para se tornar um recife artificial e hoje coberto por esponjas e corais.

Passeio a cavalo em Porto de Galinhas 

As areias brancas da região de Maracaípe também são um convite propício para passeios a cavalo. A inebriante atividade dura em torno de uma hora e meia, sempre com acompanhamento de guia, e pode ser contratada em hotéis e pousadas do entorno. 

Santo Aleixo, próximo a Porto de Galinhas

Explore o máximo! Descoberto no século 16 por piratas franceses interessados no comércio do pau-brasil, esse paraíso formado por rochas vulcânicas enche os olhos de quem procura natureza intocada. Em uma área de 36 hectares, com formato semelhante ao de uma ferradura, apresenta uma praia arenosa na costa oeste, enquanto ao sul exibe uma enseada protegida por rochedos de pedra. 



Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário