Menu

6.2.23

S.J. dos Ausentes RS

São José dos Ausentes e seus hostels/campings


São José dos Ausentes
é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua latitude e altitude fazem com que o município seja um dos mais frios do país.

Camping Selvagem
A decisão sobre onde ficar em São José dos Ausentes é muito importante para o sucesso da sua viagem aos Campos Acima da Serra. 
A primeira coisa que você precisa saber é que poucos turistas optam por se hospedar em São José dos Ausentes mesmo, pois a maioria das atrações turísticas ficam bem mais próximas do Distrito de Silveira, localizado no interior do Município, a 22Km da sede, por estradas de terra em boas condições.
Por esta razão, quase todos os turistas acabam se hospedando direto no Distrito de Silveira, no interior do Município de Ausentes, para ficar mais próximos aos pontos turísticos e evitar transitar tanto por estradas de terra.

A cidade de São José dos Ausentes é bem pequenina, com apenas 3.300 habitantes, e sem muitos atrativos - é lá no interior do Município, perto de Silveira, que ficam localizados os cânions, cachoeiras e capões de araucárias que levam milhares de turistas até Ausentes.

A única coisa que te aviso, é que não existe postos de gasolina no Distrito de Silveira (e muito menos diesel)!! 
Você tem que abastecer seu carro em São José dos Ausentes, que fica a 22Km de Silveira, antes de seguir para a sua hospedagem, de preferência com o tanque cheio!

A maior parte das atrações naturais de São José dos Ausentes fica dentro de fazendas, assim como as opções de hospedagem. 
Como regra, em Ausentes eles têm vários hostels/campings bem simples, ou então, na outra ponta, hotéis-fazenda superbacanas, com tudo incluído, bem caros e distantes dos principais pontos turísticos.

Por isso, recomendo a Pousada Altos da Serra, que é um meio-termo, tem um custo-benefício excelente e a localização é perfeita, supercentral para todos os passeios, no Distrito de Silveira.

Onde ficar

Para decidir onde ficar em São José dos Ausentes, você precisa saber qual é o objetivo da sua viagem: se você quer ficar num hotel-fazenda, com tudo incluso, etc. 
A melhor opção é a Estância das Flores, que é lindíssima, com excelentes instalações e inclui todas as refeições.
O ponto fraco é que fica bem longe das principais atrações turísticas - inclusive fica em Bom Jesus, outra cidade - e os preços são altos. 
Só vale a pena ficar num lugar assim se o objetivo da sua viagem é descansar, curtir uma lua de mel e tal. 
É como um resort: a ideia é curtir o próprio hotel, e de preferência nem sair lá de dentro!
Se o seu objetivo é sair cedo de manhã da sua hospedagem e passar o dia passeando e conhecendo os atrativos da região, não vejo sentido em pagar caro por uma hospedagem que você pouco vai desfrutar, e por refeições que nem vai fazer - porque você não vai poder voltar ao hotel para almoçar, é muito longe para isso! 
Se a sua intenção é conhecer as belezas naturais de São José dos Ausentes, boa opção são as hostels/campings. e a melhor localização é mesmo o Distrito de Silveira, que fica bem mais próximo dos cânions.


Na outra ponta, conhecemos o Hostel/Camping Toca da Onça Eco Mountain, que é uma das opções econômicas de onde ficar em São José dos Ausentes, numa localização bem interessante, entre os cânions Monte Negro e Boa Vista, que são os 2 cânions mais acessíveis da região.
Outra coisa boa desse camping/albergue é que há um restaurante no local, e uma hamburgueria que serve um hambúrguer campeiro.

Outros lugares que são pontos turísticos e também oferecem hospedagem:
Pousada Ecológica dos Cânions: é uma pousada que fica localizada no Cânion Boa Vista, bem localizada para quem quer conhecer os cânions Monte Negro e Amola Faca, num lugar bem remoto.

A taxa que se paga para visitar o Cânion Boa Vista é (R$ 15,00 por adulto), então não podemos informar como são as instalações, refeições, etc. 
Parece ser um lugar bem simples...vimos várias barracas montadas lá (o local funciona como camping também) e algumas cabanas.
Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues: é um hotel-fazenda que parece ser muito legal, numa fazenda linda de morrer, onde fica o Cachoeirão dos Rodrigues, e ao lado de um outro ponto turístico chamado Desnível dos Rios, situado na Fazenda Potreirinhos, que também oferece hospedagem.

Quanto à Pousada Fazenda Potreirinhos, no Desnível dos Rios, não tenho informações sobre as instalações, mas sobre a Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues as recomendações são muito boas.
O ponto negativo é que o sistema é de refeições incluídas, e o valor das diárias não é muito bom...é aquela coisa: vale a pena se você tem intenção de ficar lá, curtindo a comilança e o local, que também é bem isolado, a 13Km do Distrito de Silveira por estrada de chão, no sentido oposto ao dos cânions, o que significa uma distância ainda maior a percorrer para visitar os cânions.
Pousada Sítio Vale das Trutas: o lugar é lindo, e as cabanas são muito bonitas, com maravilhosa paisagem.

É lá que fica a Cascata do Juvenal (e é de lá que sai a trilha de 1Km a pé até a Cachoeira das Sete Mulheres). Eles criam trutas, tem pesque-pague, pracinha para crianças, defumador, banheiros, e um restaurante excelente.

O ponto negativo é que o Sítio Vale das Trutas fica muito longe dos cânions e demais atrações turísticas da região. 
Para chegar lá, você tem que enfrentar 5Km de estrada de chão em médias condições e mais 7Km de asfalto a partir da cidade de Ausentes e, de Ausentes, ainda tem que rodar mais 42-43Km até os cânions Monte Negro e Boa Vista, os mais acessíveis.
Quanto aos preços e sobre as cabanas não sabemos informar. 
Viajantes reclamaram que passaram muito frio uma vez que se hospedaram lá há anos atrás, mas talvez isso tenha melhorado nos últimos tempos, pois o local me pareceu muito bem cuidado e mantido. 
Pousada Fazenda Monte Negro: essa seria a minha segunda opção de onde ficar em uma viagem a São José dos Ausentes, embora não saiba dizer se os preços são acessíveis.

Parar para almoçar e fazer a trilha até o Cânion Monte Negro e o Pico Monte Negro, e voltar no dia seguinte para fazer uma cavalgada maravilhosa que eles oferecem pelos cânions Monte Negro e do Funil, é um pouco estafante.
Recomendamos muito tanto a cavalgada (R$ 100,00 por pessoa, sem desconto para crianças), quanto o restaurante. 
O almoço em sistema de buffet e churrasco na Fazenda Monte Negro custa barato para 2 adultos e 1 criança.

O atendimento na Fazenda é muito simpático, a estrutura deles é muito boa e essa pousada existe há muito tempo, é bem famosa. 
Quanto à localização, a Pousada Fazenda Monte Negro fica na chamada "estrada geral" que leva a todos os cânions, uma estrada de terra em boas condições, numa posição central para quem vai visitar os demais cânions da região.
Pousada Altos da Serra - Acima mencionamos todas as pousadas, campings e hotéis-fazenda que vimos na região de São José dos Ausentes, mas a recomendação é uma só: a Pousada Altos da Serra, no Distrito de Silveira, São José dos Ausentes.

Sim, existem muitas outras pousadas na região, inclusive todas as que mencionamos acima, mas não encontramos nenhuma com preços tão bons - com quarto triplo e quarto duplo com café - e tão bem localizada, no meio das atrações turísticas.
Além disso, a Pousada Altos da Serra tem um restaurante anexo muito bom, onde você pode fazer todas as refeições que quiser. 
É excelente este sistema pois, ao mesmo tempo em que tenha um bom restaurante disponível junto à pousada, não fica "amarrado", e obrigado a fazer as refeições lá. 
O café da manhã, muito bom, é incluído no valor da diária.

A Pousada Altos da Serra também faz passeios 4x4 pelos pontos turísticos de Ausentes. 
Se quiser marcar passeios 4x4, há também reservas, além de cavalgadas e outros tours. 
É muito recomendável fazer passeio 4x4 junto com o pessoal deles, foi bom - sem a ajuda, seria difícil encontrar o Cânion Amola Faca, que não é sinalizado.
Você pode passar até uma semana insistindo por uma vaga, pois a pousada às vezes fica lotada (são apenas 8 quartos), mesmo com todas as restrições de viagens da pandemia - já que neste momento só consegue chegar lá quem é gaúcho ou catarinense, e pode ir de carro. Reserve com antecedência quando for.

Aliás, mesmo com lotação máxima, não encontramos outros hóspedes circulando pela pousada, pois todo mundo sai cedinho de manhã e volta somente no fim do dia, exaustos depois dos passeios e trilhas.
Ausentes é de fato um lugar perfeito para fazer distanciamento social e reconexão com a natureza!
 
Os dados móveis do telefone celular não funcionaram no Distrito de Silveira (nem em nenhum outro hotel da região), mas a internet wi-fi da pousada é milagrosamente excelente.

Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário