29.11.16

Equipamentos

Nos campings selvagens, ao contrário das áreas organizadas, você dependerá apenas do que levar e de sua capacidade de improvisação. O principal é acampar junto de alguma fonte de água potável, mas distante de alagadiços ou lamaçais, para evitar o ataque de insetos: o melhor é armar a barraca numa pequena elevação e, mesmo assim, cavar uma valeta em torno dela, para que a água escoe se chover. Ela deve ficar bem presa, com tirantes adicionais para reforçar, como prevenção no caso de ventos fortes. Se acampar em praias desertas, preste atenção na altura da maré para não ser surpreendido à noite com a invasão do mar. E não acampe ao lado de barrancos, que podem cair com as chuvas.

O sucesso de um acampamento se decide antes mesmo de sair de casa, na hora de organizar o material. Por mais desprendido que seja o campista, o esquecimento de algum utensílio ou equipamento, ou mesmo o exagero podem transformar um divertimento fascinante e saudável em alguns dias de irritações.

A melhor forma de evitar possíveis exageros ou esquecimentos é fazer uma lista onde constem desde os equipamentos essenciais até aqueles que, embora não façam tanta falta, podem ser úteis em certos casos ou proporcionar maior conforto.
Após a escolha do local de acampamento, definição do tempo de permanência e meio de transporte a ser utilizado na viagem, o campista tem uma visão mais clara do que deve e pode ser levado, fazendo então uma revisão na lista inicial. Nessa hora, cuidado para não se transformar num carregador de peso, nem de volume, por uma semana, em troca de um pouco mais de conforto.
Para ser prática, a lista deve conter todos os equipamentos e utensílios, separados em colunas, que definem os essenciais, os úteis e os agradáveis, com espaço suficiente para ser "ticada". Ela pode ser usada tanto na hora da compra como depois, para verificar se tudo foi colocado no carro ou na mochila, e mais tarde, para a revisão final ao levantar acampamento.
As listas mágicas são perigosas. O melhor é ter uma própria, feita em conjunto pelo grupo que vai acampar, pois em cada caso as necessidades e o grau de desprendimento diferem. E mesmo quando feita assim, nenhuma lista consegue prever tudo, porque acampamento é também inusitado. No entanto, alguns itens não podem ser rejeitados - improvisar, com o tempo, acaba cansando.

Este é o material básico para um acampamento selvagem. As peças maiores (barraca, saco de dormir, colchão inflável, mesa-copa, churrasqueira) estão desmontadas. 
1) galão de plástico para 20 litros de água; 2) churrasqueira portátil; 3) geladeira de isopor; 4) bacias de plástico; 5) barraca tipo canadense (para duas pessoas); mesa com quatro banquetas; 6) mesa com quatro banquetas; 7) saco de dormir; 8) copa-camping; 9) colchão inflável; 10) pá para dreno; 11) lampião a gás.

Nesta segunda foto são os objetos menores de camping:
12) botijão de gás; 13) fogão a gás; 14) garrafa térmica (3 litros); 15) conjunto de panelas; 16) conjunto de copos, pratos, talheres, coador e concha; 17) alternador de voltagem; 18) lanterna; 19) fio de geladeira; 20) saca-rolha; 21) cabides para camping; 22) jogo de varal e esticadores para camping; 23) jogo de talheres; 24) estojo de pronto-socorro; 25) espeques tamanho normal (vem junto com a barraca); 26) espeques especiais (para montanha); 27) martelo de borracha; 28) espeques especiais para areia (vem junto com a barraca).

Para o campista solitário, tudo se torna mais fácil na hora da programação. A lista pode ser feita a princípio com todos os itens que forem lembrados, e depois, dependendo da forma de viagem escolhida, o excesso é eliminado. Isso porque, na maioria das vezes, campista que viaja sozinho não usa carro. De carona, ônibus ou trem, ele leva a mochila e a preocupação de reduzir o peso da bagagem. Só a barraca, para uma pessoa, pesa em média dois quilos.
O problema maior surge quando é um grupo de amigos que se dispõe a acampar. Na maioria dos casos, pessoas bem relacionadas no ambiente de trabalho ou num papo de bar podem ter reações surpreendentes quando confinadas num pequeno espaço coberto de lona, ou diante de um cardápio não muito variado. Nesses casos, o sucesso do acampamento vai depender muito da programação de reuniões, onde as várias necessidades sejam expressas livremente até que, restringidas ao máximo, se corporifiquem numa lista, a mais unificada possível. 

O equipamento certo

Não pense em levar tudo para a natureza. O essencial, em termos de equipamento, são: barraca, fogão a gás, botijão para camping, pratos, copos, talheres, faca de mato, panelas e lampião com camisas sobressalentes, ou um à querosene. Pratos e copos "podem" ser descartáveis, de preferência de papel.
Abridor de latas e de garrafas, sacarrolhas e canivetes multi-uso, principalmente os de várias lâminas, são objetos muito úteis. No caso de um camping selvagem, uma pá ou pequena machadinha é importante. Ajuda a fazer canaletas, para impedir que a água da chuva entre na barraca, o os buracos para enterrar o lixo de todos os dias. Há modelos pequenos, de cabo dobrável, que não ocupam muito espaço.
Temos aqui alguns equipamentos essenciais, que podem fazer falta, ou possam interessar. Estão à venda nas melhores lojas de artigos para camping:
Fogareiros para camping - existe uma infinidade de modelos a sua disposição, escolha o seu com base no seu tipo "estilo de camping" e preço convidativo. 

Confira os preços e modelos nas lojas Americanas, 

ou então veja este de uma boca, para botijão 2 Kg, acesse 


Lampiões para camping - você não quer ficar no escuro, né? Há uma variedade imensa de lampiões no mercado: a gás, querosene e até elétricos! nacionais e importados.
Nas melhores lojas do ramo, e com preços módicos. Escolha o seu: 

Procure um modelo para você, acesse


Lona impermeável - 5,00x3,00m, plástica, azul, com ilhóses, para camping , barracas, forro, piscina, telhados, etc.. principalmente para fazer um "ranchão " (tipo de cobertura que protege os equipamentos de camping). 

Confira e procure uma lona, acesse aqui


Como montar uma tenda gazebo?

Quem não gosta de passar dias inteiros acampado na praia cercado dos amigos e da família, não é mesmo? E, para garantir o conforto de todos, nada melhor do que uma tenda que comporte todos os seus companheiros de areia. Como muita gente tem dúvida de como montar tenda gazebo na beira da praia, trouxemos algumas dicas.

Separe as peças

Tire todas as peças da tenda da embalagem e separe-as entre tubos pequenos, tubos grandes e tubos com travas, conectores e lona superior, para que você possa conferir se todas os itens necessários estão ali.

Planeje o local

Pense no local que você irá colocar a tenda baseado na largura dela. Para selecionar o espaço, pegue os conectores triplos e conecte 2 tubos com travas em cada um deles, deixando apenas vago o furo do meio. Posicione os 4 conectores com tubos, formando um quadrado no chão, mas sem que eles se encaixem.

Conectando a estrutura 

Pegue os tubos menores e faça a junção entre as conexões triplas, encaixando os tubos menores aos já encaixados na conexões triplas. No final dessa etapa, os 4 lados estarão encaixados.
Concluindo o teto
Com a conexão de 4 pontas em mãos, conecte os tubos pequenos que tinham sobrado até conseguir conectar todos eles a essa conexão de 4 com os tubos dos cantos que ainda estavam soltos.
Levantando do chão
Agora pegue 4 tubos iguais aos que sobraram e coloque um em cada ponto de encaixe livre nas conexões triplas. Assim, a estrutura sairá um pouco do chão, mas ainda não ficará acima da altura da cabeça. Logo após esse processo, você poderá posicionar a lona, que irá cobrir a estrutura, sobre a tenda.

Finalizando

Encaixe os últimos tubos nas colunas para deixar a estrutura na altura correta. Use as amarras e o velcro da lona para prendê-la bem e coloque suas pontas presas abaixo das colunas. E, por último, é só fazer a amarração das estacas para que a estrutura não se solte da areia com facilidade já que o vento pode estar forte.
Aprender como montar a tenda gazebo não é difícil depois que se monta pela primeira vez. Apesar das muitas peças, é um processo simples. Agora que você já sabe como montar tenda, é só se divertir!
Tenda Gazebo Riviera Zaka - para camping, praia, tecido Protecsol emborrachado, 2,30x3,30m. Com preço bem acessível nas lojas de artigos de camping.

Veja essa tenda Gazebo aqui, e confira preço, acesse


Pá dobrável - Palisad - 62cm, para camping, 62x15cm, ideal para fazer drenos em volta da barraca.. 

Confira também outros modelos de pás dobráveis, acesse


Machadinha Decorativo Tenace - verde selva, pintado em tinta automotiva, lâmina com tratamento térmico especial, madeira tratada, 35x15x0,3cm. 

À venda nas melhores lojas Americanas, e confira outras, acesse


Colchões infláveis - atente-se ao tamanho, já que ele precisa caber dentro da sua barraca, outro aspecto é à espessura. Se o uso for feito por crianças, modelos mais finos podem ser utilizados, mas para adultos maiores, é importante ter um mais espesso.
Qualidade é importante na hora de escolher um bom colchão inflável. Invista em materiais bons, já que, em geral, você vai utilizá-los em ocasiões onde você depende do colchão para uma boa noite de sono. Você encontra os melhores colhões infláveis aqui.. 

Confira também preços e outros modelos, acesse aqui


Outros utensílios podem constar da lista, mas geralmente são dispensados pela improvisação. Na falta de um martelo, use pedra para fixar os suportes da barraca no chão. Travesseiro também pode ser substituído por roupa dobrada. Para não ter que carregar um toldo, escolha sempre um local próximo a árvores e coloque a porta da barraca em posição onde não bata o sol direto, na hora dos raios mais fortes. Nunca acampe embaixo de árvores, pois durante uma tempestade elas atraem raios.

As roupas

Mesmo nos campings com infra-estrutura, ninguém faz desfile de modas. Por isso, quanto à roupa, leve só o essencial. Na escolha, lembre-se que não se pode passar o dia todo de maiô nas nossas praias. E na montanha o sol queima ainda mais. Para sete dias fora de casa, bastam uma calça jeans, duas camisetas ou camisas, um para de sapatos e de sandálias.

Para a proteção contra o sol podem ser incluídos ainda um boné ou chapéu, que não ocupem muito espaço, um óculos de sol. Também é bom se prevenir para o caso de o programa não sair como o previsto. Pode haver uma mudança repentina de tempo e um agasalho é sempre aconselhável. Toalha de banho é essencial, mas lençol e cobertor podem ser substituídos pelo saco de dormir.

Sacos de dormir - o bom do saco de dormir é quando a temperatura sobe um pouco, você só precisa transformá-lo em um colchonete e dormir sobre ele. Encontre as melhores marcas e os melhores preços nas lojas.  
Saco De Dormir Guepardo De Emergência - Alumínio - é feito com materiais que controlam a temperatura do corpo e te deixam preparado para enfrentar os dias mais frios.

Confira o preço, e procure outros tipos, acesse


Saco De Dormir Essence - Trilhas E Rumos
Modelo básico, em formato retangular, para uso em dias de temperatura amena ou em conjunto com agasalhos em situações de temperaturas mais baixas.

Os alimentos

A escolha das refeições pode determinar o sucesso de uma semana de férias. Por isso, ao organizar a lista de alimentos, devem ser evitados aqueles que alguns componentes do grupo não suportam, e escolhidos os que com maior ou menor intensidade todos gostem.
Além disso, a comida deve ser de fácil preparação, sem exigir muitos ingredientes, e não deve utilizar muitos utensílios. Em lugar de uma macarronada a quatro queijos pode muito bem ser servido espaguete a alho e óleo. Na organização do menu, para uma semana, deve-se levar em conta o tempo de perecimento dos alimentos levados, programando os de rápida deterioração para os primeiros dias. Também é muito importante verificar a quantidade correta.

Para os que não querem levar muitos alimentos é conveniente saber o que a região escolhida para o acampamento pode oferecer. O campista pode procurar pescadores numa praia próxima, quando ele mesmo não quiser pescar. Outra solução é diminuir o número de refeições, programando um almoço reforçado para mais tarde, e apenas uma refeição ligeira no jantar. Isso exige um bom estoque de pão de forma, patês, frios não perecíveis como salame, mortadela e enlatados como sardinha e atum.
Os enlatados diminuem o tempo na cozinha, e alguns podem ser esquentados no próprio vasilhame. Linguiças e salsichas são outras opções, mas devem ser consumidas na primeira fase da excursão. Embora não muito comuns em acampamentos, os ovos alimentam bem e são fáceis de carregar, desde que conservados em embalagem original, presa por uma fita adesiva. Os queijos são sempre muito apreciados.

Para o café da manhã, não podem faltar o leite em pó, o café solúvel e a margarina, mais resistente que a manteiga. Além disso, o campista deve lembrar sempre que a alimentação deve ser balanceada. Se no local não houver frutas, laranja, limão, abacaxi, banana e maçã devem ser as preferidas, na lista, pois resistem bem.
Algumas bebidas, como a cerveja, ocupam muito espaço e necessitam de gelo. Talvez seja mais conveniente tentar obtê-las próximo à região do camping. Algumas garrafas de aguardente ou vodca, entretanto, possibilitam sempre ótimas batidas.

Medicamentos

Existem caixas de pronto-socorro de urgência, já prontas, bem práticas. Mas num acampamento o essencial mesmo é iodo ou mertiolato, algodão, gaze, pomada para queimadura, esparadrapo ou curativos adesivos e anti-alérgicos. Se o repelente for esquecido, lembre-se que óleo de cozinha é o melhor deles para evitar picadas de insetos.

Higiene

Entre os artigos de higiene, há alguns que podem ser coletivos - sabonete, papel higiênico, pasta de dentes. Mas há outros itens que não podem ser esquecidos, como escova de dentes. 

Na cozinha, o sapólio pode ser substituído por areia. E o sabão, sempre preferível ao detergente, pois quem gosta, prefere e curte a natureza deve evitar tudo que polui.

O Lazer

Algumas excursões são planejadas com objetivos de lazer determinados, como a caça e a pesca. E, nesses casos, os equipamentos e iscas devem ser relacionados de acordo com o tipo de peixe ou animal. Na lista devem constar também alguns objetos como peteca, violão, tamborim ou jogos de frescobol, para as reuniões e brincadeiras diurnas e um jogo de baralho para a noite. Nada impede que se leve também um bom livro. Afinal, se o acampamento durar uma semana, o tempo permite de tudo um pouco.

Para não levar supérfluos

Embora os carros grandes e as peruas tenham espaço suficiente para muita coisa, o melhor é levar o essencial para não complicar. Se você vai acampar pela primeira vez, consulte antes um amigo campista para não levar nada além do necessário. De forma geral é preciso levar caixa de pronto-socorro, jaquetas impermeáveis para chuva, repelentes contra insetos lanternas e pilhas, saco de dormir. Se houver espaço, pequenas mesas desmontáveis, banquinhos e material de lazer como livros, equipamentos de pesca, etc. Se você estiver escolhido um lugar próximo de cidade ou povoado, terá um supermercado ou armazém para suas compras.

Usando os equipamentos

Muitos campistas compram o que há de melhor em lanternas, fogareiros, aquecedores, mas não usam nada disso com medo de provocar acidentes. Os equipamentos modernos não foram feitos para provocar incêndios, mas sempre é bom fazer uma experiência fora da barraca antes de usar qualquer desses aparelhos. Aprenda como se troca um botijão de gás, como montar um fogareiro, ligar um aquecedor, carregar as baterias, colocar o combustível, etc. E com antecedência. Os equipamentos modernos são fáceis de lidar, mas não para um principiante, e ainda mais no escuro. De qualquer forma, leve também velas para emergências. E lembre-se em campings selvagens é praticamente obrigatório o uso de uma boa faca e um facão.

Mercado

Fogareiro Álcool Espiriteira - Roa
Espiriteira a álcool, prática, econômica e segura, tem excelente chama e facílimo transporte, é o quebra-galho do campista aventureiro. Um fogareiro de sobrevivência portátil que não pode faltar em sua mochila. Você pode adquirir a espiriteira baratinho nas lojas de artigos de camping ou também nas lojas de ferragens. 

Confira aqui um nas lojas Americanas, acesse


As refeições cozinhadas não são fáceis quando você está acampando no meio selvagem. Esse fogareiro de sobrevivência é para todos os casos, e deve fazer você desfrutar de refeições cozinhadas apenas um pouco mais fácil. 

Modo de usar: coloque aproximadamente 50 ml de álcool no furo central da espiriteira, com cuidado  para que não caia álcool em sua superfície ou nas laterais, utilize álcool ou gel acima de 65͒ ⁰ (eu não sei se acendo com álcool 46), aproxime um fósforo e jogue no centro, depois de acesa coloque o recipiente que deseja aquecer.
Para apagar use o abafador.

Dimensões aproximadas 0,5x0,20x0,17cm, peso 489gr.
Isso significa que você pode facilmente jogá-la em sua mochila com o cuidado de não perde-la com o resto de sua bagagem.

Matador Pocket Blanket

Um cobertor de bolso de 137 x 110 cm, que pode dobrar menor que sua carteira
A maioria dos cobertores de piquenique e camping são, geralmente, compactos o suficiente, capaz de dobrar em um pacote  que você pode facilmente colocar dentro de um saco. Mas por que não fazê-los dobrar ainda menor? Isso é exatamente o que faz o cobertor de bolso Matador, um cobertor de piquenique funcional você pode colocar em seu bolso jeans dianteiro.

Não estou totalmente seguro de como é capaz de dobrar tão pequeno. Ele é utilizado e avaliado para sentar quatro pessoas (dois, se você está  estabelecido numa praia) e  ainda com tralha  volumosa. Este, no entanto, pode embalar menor do que sua carteira - um feito bastante surpreendente.
O cobertor de bolso Matador não é apenas algum cobertor frágil qualquer. Projetado para uso ao ar livre, ele vem com um lado  repelente de água, até mesmo produtos úmidos não vai estragar o seu camping ou piquenique, com construção resistente a perfurações irá mantê-lo confortável, mesmo quando  colocado sobre galhos e pedras pequenas.

Também tem cantos ponderados, bem como uma bolsa de armazenamento anexado. Em 137 x 110 centímetros, estou um pouco cético sobre a realização para quatro pessoas confortavelmente juntamente com a sua comida (dois ou três  provavelmente seria mais viável), mas ainda é uma solução funcional se você estiver no camping, na praia ou em um terreno de um festival de música ao ar livre.

Requer uma maneira muito específica de dobrar para conseguir um pacote ultra-compacto. Não se preocupe, ele vem com linhas costuradas no tecido de nylon projetado para ajudar os usuários guiar-se em dobrá-lo corretamente.
Você pode obter o Matador Pocket Blanket diretamente do site da empresa.

Armas/ facas

Armas servem a um propósito duplo. Usá-las para obter e preparar alimentos e para fornecer auto-defesa. Uma arma também pode lhe dar uma sensação de segurança e fornecer-lhe a capacidade de caçar em movimento.
Facas de caça são usadas tanto na caça como na preparação de alimentos. O objetivo principal é esfolar o animal, e para cortar a carne. Existem vários tipos de facas de caça no mercado. A maioria das facas de caça tem outras atividades como faca de acampamento.
O foco principal é de conseguir a melhor faca de caça, é que ela tenha que processar a carne adequadamente.

Como escolher a melhor faca de caça

Todos temos as nossas próprias preferências, mas esses pontos precisam ser verificados.
1. Tamanho: Alguns preferem com lâminas longas e alguns pequenas. As pequenas são melhores para transportar e manter.  
2. Lâmina: Ele tem que reta, sem nenhum rombo, com qualidade, o suficiente para o processo de esfola, e de corte de carne tornar-se mais fácil. 
3. Força da faca e robustez, para cortes em madeira também. 
4. Sistema de empunhadura confortável. A faca de caça sem um sistema de aderência e empunhadura não é uma boa faca.


Boas facas de caça

Para ajudar você a escolher a faca de caça perfeita, e que pode ser adquirida com mais facilidade, sem ter que recorrer às grandes marcas, que achamos "equivalentes" com a que encontramos por aqui, indicamos algumas delas com preços mais acessíveis, populares e de bons rendimentos.
Aproveite, e escolha outras, já que existe vários tipos e marcas.
Todas nas melhores lojas de caça e pesca.
Faca Esporte Camping Sp-154 Westernn - lâmina aço inox 15cm, camuflada, com bainha. 

Confira aqui essa faca, acesse

Faca Esportiva Especial - para Bushcraft e Camping, com bainha.

Confira essa faca aqui, acesse

Faca Hunter - Guepardo - um modelo Full Tang com bainha.

Confira, acesse aqui

Faca Mutum Echolife - punho em madeira. 

Para adquirir essa faca, acesse

Procure por mais modelos de facas nas lojas Americanas.. acesse aqui

Faca Esportiva Kampy CB0800 Guepardo - aço inox, cabo em fibra de nylon emborrachado, lâmina clip point, pederneira, dureza rockwell 57HRC e apito de emergência. Legítimo modelo halftang.

Confira nas lojas Americanas, artigos de caça e pesca esportiva, acesse



Tipos de facas de bolso

Uma faca dobrável é uma das ferramentas de corte mais comuns que as pessoas transportam hoje. Existem inúmeras marcas e variações de facas dobráveis de bolso no mercado, e apenas um pequeno grupo seleto pode caber em critérios de avaliação. 
Inúmeras pessoas de muitas partes do mundo usam facas de bolso para uma grande quantidade de postos de trabalho, eles não saem de casa sem uma.Algumas das classificações mais populares incluem: canivetes suíços, lâminas de utilidade, multi-ferramentas ou multi-uso, e canivetes tradicionais com várias lâminas.
Nunca se baseie simplesmente no apelo estético de uma faca. Fazendo a devida investigação e diligência irá permitir-lhe decidir sobre a melhor faca de bolso que é apropriado para suas próprias preferências pessoais de todos os dias de corte necessidades. 
Buck Knives 110BRS Folding Hunter - Melhor faca dobrável de caça: É muito poderosa e pode fazer coisas incríveis. É grande quando aberta e pequena quando dobrada. Você pode facilmente levar esta faca de caça no bolso ou em uma bolsa. Oferece várias finalidades e diversos fins ao ar livre.

Havalon Piranta - Esta faca de caça é feita para esfolar, tem arestas extremamente afiadas que permitem fácil de vestir e esfola, e mudar as lâminas se quiser. Esta faca pode ser facilmente dobrada e tem um clip de bolso, o cabo é de plástico.

OPINEL NO8 - Melhor faca de caça de bolso, como acessório de campismo. É mais do que uma faca de caça, para muitos admiradores oferece uma lâmina de aço de alto carbono. É fácil de usar e vem com um design dobrável. Você pode bloquear o colar para fins de segurança quando não usado. É famosa no uso como faca de bolso no acampamento ou piqueniques. Lâmina de 3,25 polegadas é suficiente para fazer pequenas tarefas. Uma coisa que precisa ser mencionado é que a beleza das Facas Opinel é sempre elogiado por muitas pessoas. Por causa da beleza, algumas dessas facas são ainda apresentados em museus.


Facas de pesca e mergulho

Existem facas de mergulho de vários tamanhos, retas, com escamador de peixes e, são próprias para cortar linhas de náilon. Algumas pequenas que permitem ficar presas ao colete equilibrador, outas médias que normalmente são presas na perna. Facas maiores são para mergulhadores profissionais e especializados.
Faca de camping, caça e pesca (polivalente), própria para mergulho, em estilo militar, aço inox de alta qualidade e outra faca somente para o pescador. 

Para mais detalhes e conferir preços e modelos, acesse


2 comentários:

  1. - Parabéns, pela matéria...
    Obrigado, por colocar tais conhecimentos aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, José.
      Que prazer atendê-lo por aqui. Seja bem-vindo.
      Estes conhecimentos são o máximo (ainda falta mais) que eu posso trazer a todos vocês campistas. Espero melhorar ainda mais.
      Muito obrigado.
      Aguardo à sua visita.

      Excluir