Menu

6.2.23

Ben-Hur existiu

Ben-Hur realmente existiu?

Judah Ben-Hur, abreviado para Ben-Hur, é um personagem fictício, o personagem-título e principal protagonista do romance de Lew Wallace, de 1880, Ben-Hur: A Tale of the Christ.
Camping Selvagem
O livro cobre as aventuras do personagem e sua luta contra o Império Romano enquanto ele tenta restaurar a honra ao nome de sua família após ser falsamente acusado de atacar o governador romano. Judah encontra Jesus Cristo e se torna cristão.
Como filme Ben-Hur foi indicado para doze Oscars e venceu um recorde de onze!.
O filme também venceu três Prêmios Globo de Ouro nas categorias de Melhor filme-drama.

Quem foi Ben-Hur na vida real?

Ben-Hur não é uma figura real e muito menos bíblica, mas fruto do romance do mesmo nome escrito pelo advogado, estadista, diplomata e general do Exército norte-americano Lewis (ou simplesmente Lew) Wallace, publicado em 1880.
Lew Wallace

Quem foi Ben-Hur na Bíblia?

Judah Ben-Hur é um príncipe judeu de Jerusalém, descendente de uma família real da Judeia; filho de Ithamar; escravizado pelos romanos e libertado por Quintus Arrius, um comandante de navio de guerra romano, que também adota Judah como seu filho.

O escritor Lew Wallace escreveu o livro Ben-Hur: A Tale of the Christ em 1880. 
Na época, ele disse para sua esposa que esperava conseguir receber até 100 dólares em royalties pela obra. 
Ele recusou-se por anos a vender os direitos de adaptação do livro para o teatro ou cinema. Wallace morreu em 1905, aos 77 anos de idade.

A primeira versão cinematográfica do livro foi feita em 1907, e foi dirigida por Sidney Olcott. 
O filme tem apenas 15 minutos de duração, dos quais a maior parte foi usada pelas corridas de bigas. 
Herman Rottger interpretou Ben-Hur, e William S. Hart deu vida a Messala. 
A viúva de Wallace processou o estúdio, que fez o filme sem autorização, e a empresa foi condenada a indenizá-la.

Sem dúvida, a versão de 1959 do mesmo estúdio é a mais conhecida (na foto abaixo, da esquerda para a direita, Stephen Boyd como Messala e Charlton Heston como Ben-Hur). 
O seu roteiro embutiu uma relação homoafetiva entre os personagens Ben-Hur e Messala, algo que só foi revelado anos depois pelo escritor Gore Vidal (um dos roteiristas, mas que não recebeu os créditos).

Um livro concebido a partir de uma discussão que colocava em xeque a veracidade do conteúdo das Sagradas Escrituras. 
Uma história passada nos tempos de Cristo que surgiu no velho oeste americano, cujo autor conheceu de perto ladrões, bandidos e foras da lei. 
Lew Wallace pareceu crer na transformação pela via espiritual e na doutrina cristã, embora tenha participado de guerras e batalhas sangrentas como comandante militar, da mesma forma que o seu personagem Messala. 
Eis os caminhos tortuosos para se chegar a um livro que ajudou a divulgar os valores cristãos na América e no mundo...

Criação

O Conde de Monte Cristo foi a inspiração para Ben-Hur; o personagem principal Edmond Dantès é falsamente acusado, escapa de sua prisão e busca vingança contra os responsáveis ​​por sua prisão.

Biografia fictícia

Judah Ben-Hur é um príncipe judeu de Jerusalém, descendente de uma família real da Judeia; filho de Ithamar; escravizado pelos romanos e libertado por Quintus Arrius, um comandante de navio de guerra romano, que também adota Judah como seu filho. 
Judah mais tarde se torna um cocheiro treinado com a intenção de derrotar Messala como vingança por acusá-lo falsamente e sua família de atacar o governador romano durante um desfile militar no início do livro.

Messala é o amigo de infância de Judah que se torna seu rival mais tarde na carruagem do Sheik Ilderim em Antioquia. 
Depois disso, Judah se torna seguidor de Cristo e o reconhece como o homem que lhe ofereceu água ao ser enviado para a galé.

Ele o observa fazer milagres, testemunha a Crucificação e percebe que Ele é um Rei celestial, não um rei terreno. 
Seus encontros com Jesus ao longo de sua jornada acabam mudando sua perspectiva de vida - percebendo que o perdão é mais importante do que a vingança. 
Esther torna-se sua esposa e mãe de seus filhos.
Ava Gardner foi a segunda opção para o papel de Esther, mas a atriz também recusou. 
Por fim, a israelense Haya Harareet foi escalada. Nascida em Haifa, em 20 de setembro de 1931, Haya começou sua carreira participando de concursos de beleza. 
A atriz israelense Haya Harareet, ficou mais conhecida pelo papel de Esther no clássico Ben Hur.
 Haya Harareet 

Cinco anos depois da corrida de carruagem, Judah fica sabendo por Iras que ela matou Messala. Aproximadamente em 64 d.C. (sendo o décimo ano do reinado de Nero), Judah descobriu o sofrimento de seus irmãos cristãos. 
Ele dá sua fortuna para ajudar a construir a Catacumba de Calisto e uma igreja subterrânea dentro das catacumbas.

Ben-Hur é um nome patronímico que tem origem hebraica. Significa “filho de Hur” uma vez que é formado pela partícula ben, que significa “filho”. 
Wallace escreveu que escolheu o nome Ben-Hur "porque era bíblico e facilmente soletrado, impresso e pronunciado". 
O nome aparece uma vez na Bíblia (em hebraico:  como o nome de um dos doze governadores de distrito do rei Salomão (1 Reis 4:8). 
Se esse era um nome próprio ou se a pessoa estava sendo chamada de "filho de Hur", não está claro. 
O significado específico de "Hur" também não é claro; entre outras possibilidades, pode significar "algo branco" ou "terreno oco ou deprimido".






Nenhum comentário:

Postar um comentário