Menu

6.2.23

Pratos típicos - MG/PA

Pratos típicos - MG/PA - Comida no camping 

Camping Selvagem
Em se tratando de comida, seja em camping selvagem ou campings estruturados, é sempre bom "para os que gostam da boa mesa", saber as especialidades de cada cidade.

É claro que em um camping selvagem você não encontrará um restaurante cinco estrelas à disposição, mas dependendo do lugar há sempre os ribeirinhos "moradores locais" com suas comidas típicas da região, pequenos barzinhos, botecos, que servem pratos ou refeições, próximos do seu acampamento.

Aproveite e delicia-se com esses pratos típicos de nossa culinária, rica em ingredientes só encontrados aqui, com variedades de gostos e prazeres para os apreciadores da boa mesa.

No caso de camping estruturado, é muito mais provável de ter um restaurante/ lanchonete com suas comidas típicas do estado em que você for acampar.
Saiba quais são esses estados e como se pode experimentá-las:


Minas Gerais

Conheça os pratos típicos, ingredientes e quitutes que conquistaram o paladar do Brasil.
Aqui estão os 12 pratos que confirmam que Minas Gerais é o estado mais gostoso do Brasil:

1 - Frango com quiabo 

O frango com quiabo é um verdadeiro clássico da culinária de Minas e está sempre presente no dia a dia do povo mineiro. Esse prato é muito fácil de ser encontrado nos mais diversos restaurantes espalhados pelo estado, sendo servido sempre com arroz, angu e farinha de mandioca.
 
Essa comida mineira tem um sabor diferenciado porque o frango usado no preparo é caipira e, geralmente, servido sem pele, o que proporciona um  gosto ainda mais saboroso ao prato. 

O prato, em geral, refogado na banha de porco, chegou à mesa dos mineiros por influência dos índios. 
O prato também acompanha arroz, pimenta e angu. 
Não esqueça de incluir aquela cachaça que só tem em Minas Gerais.

2 - Pão de queijo

O pão de queijo é encontrado com facilidade no estado onde “nasceu”. 
É feito com polvilho – seja ele doce, azedo, ou uma mistura dos dois – e mescla alguns tipos de queijo para que tenha seu sabor único. 

Se você nunca comeu um pão de queijo mineiro legítimo, ainda não conhece o verdadeiro sabor desse alimento! 
culinária de Minas Gerais presenteou o país com o pão de queijo, quitute que perfuma o ambiente e cai bem a qualquer hora – especialmente quando sai quentinho do forno.

3 - Doce de abóbora cremoso 

Compota, em pasta, com coco...em Minas Gerais, o doce caseiro é preparado sem pressa em várias versões, com ingredientes frescos. 
Entrando nas sobremesas, vale muito a pena experimentar o doce de abóbora mineiro, que entre a população local é muito comum desfrutá-lo com um bom queijo mineiro; com certeza você o encontrará para comprar e trazer um pote dessa delícia para casa.

Basicamente, o que dá o toque diferenciado ao famoso doce é a presença do coco ralado, que, misturado a abóbora e ao açúcar já quentes na panela, pode ser comido tanto quente quanto gelado, vai do gosto de cada um. Uma das mais famosas comidas típicas de Minas Gerais.

4 - Tutu de feijão mineiro 

O feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca pode ser encontrado em diferentes regiões do Brasil. 
Em Minas Gerais, onde a receita é uma das principais atrações da cozinha, costuma-se usar o feijão-roxinho ou o feijão-preto, amassado em forma de purê antes de receber a farinha de mandioca. 
O resultado é um pirão mole, companheiro para o arroz, a couve, o torresmo e a carne de porco frita.

5 - Bambá de couve 

É um caldo à base de fubá e tem origem em Ouro Preto, nos tempos da escravidão. 
Dizem que os escravos aproveitavam o mingau de fubá que sobrava da Casa Grande e incrementavam com as partes de carne que lhes eram dadas, geralmente, pé e orelha, e com a couve, que era rasgada.

Essa, aliás, é uma forma de identificar o legítimo bambá: a couve deve ser rasgada, e não picada. Hoje é bem comum utilizar linguiça como ingrediente. Ainda é bem tradicional em Ouro Preto.
Ideal para os dias frios, o bambá de couve é feito com caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e linguiça.

6 - Feijão-tropeiro mineiro

A receita, uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca e linguiça, era a alimentação básica dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombo de burro.
O feijão tropeiro é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes, principalmente, em Minas Gerais. 

A receita original é composta apenas por feijão, torresmo, farinha e alho, mas como os mineiros gostam de agregar ainda mais sabor às comidas, outros ingredientes como alho, ovo, cebola e linguiça calabresa foram incluídos. Para acompanhar, couve refogada, arroz soltinho e carne de porco.

7 - Ambrosia 

Típica das mesas de Minas Gerais, a ambrosia tem ingredientes simples: leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela levados ao fogo. 
Depois de esfriar, a mistura é levada à geladeira para se transformar numa delícia açucarada. 
Também trazida pelos portugueses, a ambrosia ganhou o coração do mineiro. 

Em tradução livre do grego, ambrosia significa manjar dos deuses do Olimpo, e sua composição leva ovos, leite e açúcar que são cozidos por horas e horas, até chegar à consistência de “gruminhos”, característica principal dessa comida típica de Minas Gerais.


8 - Couve refogada 

Essencial para acompanhar pratos como a feijoada e o tutu de feijão. Na versão à mineira, a couve é cortada bem fininha e refogada um pouco antes de ir à mesa com banha de porco, alho e cebola. Há quem acrescente cubinhos de bacon ao preparo.

9 - Folhas de ora-pro-nóbis

Ou rogai por nós, vegetal rico em fósforo e cálcio - Ingrediente comum na cozinha mineira, as folhas de ora-pro-nóbis podem enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes e tortas, mas seu uso mais frequente é com a galinha caipira. 

O nome vem do latim e quer dizer “orai por nós”. Diz a lenda que os padres colonizadores utilizavam o arbusto como cerca viva ao redor de igrejas. Durante as orações, enquanto os religiosos estavam ocupados, os moradores da cidade aproveitavam para colher as folhas às escondidas.

10 - Frango ao molho pardo

Comidas típicas do Sudeste - Antes de servir, a ave guisada em pedaços é acrescida do próprio sangue, colhido no momento do abate e misturado a vinagre para não coagular. 
O resultado é um molho escuro – daí o nome do prato. 

Em Portugal, onde se originou, a receita ganha o nome de galinha à cabidela e a técnica de empregar o sangue no preparo também é aplicada a outras aves, como pato, ganso e marreco.

11 - Leitão à pururuca 

Essa é uma das grandes tradições do interior e em Minas Gerais não é diferente. Geralmente é servido com arroz, couve, farofa e algumas vezes com batatas; sem esquecer que é sempre um prato acompanhado da boa e velha cachaça mineira.

O leitão à pururuca legítimo é servido inteiro, que fica de molho por cerca de 12 horas e é levado ao forno por uma hora e meia. Cada pessoa tem a sua maneira de “pururucar” (deixar a pele dura e crocante); a mais simples delas é derramar óleo quente a cada 30 minutos enquanto ele é assado. 

A receita trazida pelos portugueses ganhou fama em Minas Gerais pelo sabor e tempero. Em alguns restaurantes, o leitão chega à mesa acompanhado de arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve.

12 - Fabricação de doce de leite

Em Caxambu, Minas Gerais - Preparado em uma panela grande, com leite fresco e açúcar, o doce de leite é umas das sobremesas mais tradicionais de Minas Gerais.

Receitas fáceis, de preferência preparadas no fogão a lenha e temperadas com muito afeto. 
Eis a essência da cozinha mineira, que inclui pão de queijo, tutu de feijão, frango ao molho pardo, doce de leite e outras delícias.

Difundidas em todo o Brasil, cada uma das receitas carrega um pouco de história. Algumas remontam aos hábitos indígenas, outras são frutos da influência dos portugueses atraídos pela riqueza do ouro e do diamante ou da criatividade e apetite dos escravos que trabalhavam nas minas.


Pará

Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará tem a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços das cozinhas portuguesa e africana. Seus ingredientes básicos são obtidos da exuberante Floresta Amazônica, como folhas e ervas, são uma forte herança deixada pelos índios da região.

1 - Maniçoba 

Sobre o seu preparo, a maniçoba é feita com as folhas da maniva/mandioca moídas e cozidas, por aproximadamente "uma semana" (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. 

A maniçoba é servida acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta. 
Tradicionalmente, a maniçoba é um dos pratos principais nas festas de Círios de Nazaré.

2 - Pato no Tucupi

O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca, e por isso é venenoso a princípio, precisando ser cozido durante uma semana para perder sua toxicidade. 

O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. As folhas de jambu são fervidas em água com sal, escorridas e colocadas sobre o pato. 
O prato é servido com arroz branco e farinha de mandioca.

3 - Tacacá 

É uma comida regional muito diferente, preparada com o tucupi (caldo da mandioca, previamente fervido com alho e chicória), goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambu (planta considerada afrodisíaca).

4 - Vatapá 

O vatapá paraense não leva peixe, nem amendoim ou castanha-de-caju. 
Ao caldo da cozedura das cabeças e das cascas de camarão salgado perfumado com alfavaca, chicória, alhos e cheiro verde, adiciona-se farinha de trigo e/ou de arroz, obtendo-se um mingau. 
Acrescenta-se o leite de coco puro, camarões já fervidos e azeite de dendê.

5 - Açaí 

Não dá pra falar em açaí sem logo já associá-lo ao Pará, afinal esse é o Estado mais famoso a produzir o fruto. Mas esqueça aquele açaí com granola, banana e leite condensado. Por aqui ele é consumido de “forma salgada”, normalmente acompanhado de peixe frito e farinha d’água.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário