Menu

6.2.23

Ilha Folegandros

Ilha de Folegandros - Grécia

Ilha de Folegandros  localizada na Grécia no mar Egeu, é a mais pequena das Cíclades entre Milos e Sícinos. Você encontra praias, campings, a Panagiria e até mesmo nudismo.
Camping Selvagem
Antes de viajar para Folegandros entre em contato com o camping que fica na praia Livadi, para ter certeza de que ainda está aberto, se for final de temporada, e pegue um barco de Paros até lá.

Geralmente é uma ilha montanhosa, com costas rochosas. A "capital" da ilha, Chora, é construída à beira de um penhasco de 200 metros de altura. O porto de Folegandros é a pequena aldeia de Karavostasis. A aldeia de Ano Meria contém um pequeno mas interessante Museu Ecológico e Folclórico. Entre as praias notáveis ​​em Folegandros é Katergo, acessível apenas a pé ou de barco de Karavostasis.

O Que Fazer na Ilha de Folégandros


Livadi Beach

Hospede-se na praia Livadi, a 1,5km do porto de Folégandros, porque você vai passar a maior parte do tempo no camping.
A praia é maravilhosa, mas não é de areia, e sim de pedras. Não tem muita sombra, mas como está na frente do camping, se refresque no mar e volte pra ficar na sombra das árvores ao lado da sua barraca.

Na praia mais no fim do dia, o paredão de pedra faz um pouco de sombra. No cantinho dela, onde bate a sombra, fica o pessoal nudista de boa, peladão. E isso é bem normal para eles.

Embora a caminhada até o porto seja um pouco pesada, com muitas subidas e descidas, o visual compensa tudo.

Karavostasis

Diferente de Paros e Antiparos, a principal cidade de Folégandros fica no centro da ilha, bem no alto e longe das praias, e não no porto.
A cidade do porto é bem menor e se chama Karavostasis. Ali mesmo tem uma praia bem agradável e com a água supercristalina.

Vardia Beach

Chegando de barco, verá à direita do porto uma praia rodeada por rochas altas num formato bem curioso, ela se chama Vardia, e é realmente muito linda como dizem.

Para acessar a praia, é preciso descer uma escadinha, pois chega-se pelo alto, contornando por trás do porto.

Igreja Panagia

Em um dos dias que ficar em Folégandros, pegue um ônibus e vá até a capital da ilha. A cidade fica no alto, com vistas para os penhascos ao redor. E mais no alto ainda, fica a igreja Panagia. A subida até lá é bastante cansativa, mas não dá pra não ir.

A melhor hora pra subir é logo antes do pôr-do-sol, quando já não faz tanto calor.

O pôr-do-sol lá do alto é indescritível. Fica um monte de gente lá, então é bom chegar um pouquinho antes do começo do espetáculo pra conseguir um bom lugar sem pessoas atrapalhando a vista.

A Capital de Folégandros

A capital da ilha Chora, é linda e charmosa, com vários restaurantes e lojinhas. De qualquer lugar se avista a Panagia, e o visual é incrível. Lembra um pouco a igreja no final do filme Mamma Mia.

Nesse dia, fique por lá até de madrugada, pois vai rolar a Panagiria, uma festa grega muito divertida.

Panagiria

Esse é o nome para as festas das aldeias e vilas gregas que rolam durante o verão. 
Muito diferente dos beach clubs badalados com música eletrônica, a Panagiria é uma festa no meio da rua, que mescla jovens, adultos e idosos, com música típica ao vivo, álcool e comida de graça, e que só termina quando o sol aparece.
É algo divino. 
Às vezes tem santo envolvido, com missa antes de começar a festa; às vezes é só uma festa promovida pelos restaurantes; mas o fato é que é loucura do começo ao fim. 
Todo mundo dançando em roda, os músicos tocando com intensidade e espírito, o ouzo (bebida de anis), a retsina (bebida de resina de pinheiro) e o vinho rolando adoidado.

Se a ilha grega é habitada, é certo que vai ter panagiria em algum momento. Basta uma consulta rápida no Google pra saber as datas. Nas ilhas grandes (Mykonos, Santorini, Creta e Naxos), é bom verificar se a panagiria não é para turistas. Essas são meio artificiais, nada comparado às festas dos locais.

Camping em Folégandros

O clima em setembro é absolutamente perfeito para acampar nas ilhas gregas. 
Não vimos sequer uma gota de chuva em nenhuma das ilhas. Os campings possuem ótima estrutura e sempre são mais econômicos que outros tipos de hospedagem.
Algumas vezes foi difícil encontrar informações sobre camping. 

Nossa pesquisa era basicamente no Google e no Google Maps: é só dar um zoom na ilha e escrever “camping” na caixa de pesquisa, e o Maps vai te mostrar todos os campings que estão naquela área do mapa.
Também é importante ficar atento às datas de funcionamento dos campings, pois alguns encerram a temporada já no meio do mês de setembro. Quase todos os campings tem barracas para alugar.

Camping Livadi

Bastante sombra e vento, por ser localizado num ponto mais alto que a praia. Área de camping bem limpa, com mesas e cadeiras à disposição. Banheiros bons, cozinha muito bem equipada com geladeiras, fogão e acessórios. Possui um restaurante/bar com preços razoáveis e comida bem gostosa.

Fica na praia Livadi, a 1,5km do porto. A caminhada até a cidade é bem bonita, beirando o mar.

A praia Livadi é linda e deliciosa, com uma das pontas frequentada pela galera nudista.

Seguro Viagem Para a Grécia

Em alguns países do mundo a contratação de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Esse é o caso da Grécia.

E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19! Dá para viajar bem mais tranquilo assim.

Nas viagens é bom sempre utilizar o site Seguros Promo, porque ele dá a opção de escolha entre várias seguradoras com cobertura de despesas médicas e de bagagem extraviada. E o preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem.

Saiba o que precisa para viajar para Europa

Muitas pessoas levam anos planejando uma viagem e precisam colocar tudo na ponta do lápis para saber o que precisa para viajar para Europa. Confira o que é obrigatório:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite;
  • Comprovante de capacidade financeira;
  • Seguro viagem;
  • Passagem de retorno.

Não há voo direto do Brasil para a Grécia. Você precisará fazer conexão em uma das cidades da Europa. A maioria das companhias aéreas tem voos saindo do Brasil até Atenas, fazendo conexão em suas capitais. 

Exemplo: São Paulo/Roma/Atenas. Ao chegar em Atenas será preciso pegar um voo interno ou ferries (balsas) até a ilha desejada.

Como se locomover entre as ilhas gregas?

Transporte público: algumas ilhas têm transporte público. Mas são poucos horários de ônibus, que acabam ficando cheios e não exploram muitos locais;

Ferryboat: é possível fazer o passeio entre as ilhas de balsa. As embarcações são bem confortáveis;

Avião: saindo de uma ilha até outra, pode pegar um avião. Porém, é sempre necessário fazer conexão em Atenas;

Cruzeiro: você também pode escolher um cruzeiro marítimo entre as ilhas. Mas o período que ficará em cada uma delas será curto, o que pode tornar o passeio inviável;

Carro: alugar um carro é uma das melhores opções, pois dá bastante liberdade para ir e vir quando quiser e você encontrará preços legais.

Trem: Tem poucas linhas e horários mas atende a quem vai conhecer a parte continental.

Documentos necessários para viajar para a Grécia:

Os turistas brasileiros não precisam de visto para ir à Grécia.

Você pode entrar no país portando o seu passaporte, com prazo válido de, no mínimo, 3 meses depois da saída da Europa e permanecer pelo período de até 90 dias.

É necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter no país como turista no período da sua viagem e levar os comprovantes de hospedagem, que podem ser solicitados.

É preciso fazer a contratação de um seguro viagem para Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para viajar para a Grécia e em quase todo o continente.

A medida é estipulada por conta do Tratado de Schengen, um acordo que permite a livre circulação pela área Schengen, e que tem como um dos seus requisitos o seguro viagem.

Se alugar um carro, a CNH do Brasil é aceita para dirigir por lá!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário