Menu

11.12.23

Destinos imperdíveis

Destinos imperdíveis - Vale a pena conhecer

A viajem de hoje é para você que curte a natureza e aventura, com cenários exuberantes: falaremos sobre os lugares mais incríveis do Brasil. 
Então pegue sua barraca, a mochila e embarque nessa trip com a gente! O seus próximos destinos imperdíveis podem estar bem aqui!
Camping Selvagem
Alguns lugares incríveis que fazem parte desse nosso Brasil, passam despercebidos por alguns, mas para quem acampa e descobre um deles, fica gravado em sua mente para sempre esses destinos imperdíveis, e fica impossível deixar de visitar um. 

Jalapão (TO)

A região, que fica no Tocantins, encanta principalmente pelas dunas alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; característica do cerrado brasileiro. 
Além das águas abundantes - rios e riachos de águas transparentes e potáveis - dos chapadões e serras com clima de savana, dos rios e cachoeiras, nascentes e impressionantes formações rochosas.
 
São 34 mil km² de terra e os principais atrativos estão localizados nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Para os mais aventureiros, a região é ideal para praticar o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e/ou de bicicleta. 
Vale a pena visitar a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos; os Fervedouros, piscinas de água transparente nas quais é impossível – sim, impossível – afundar! 
A pressão exercida pela água faz com que flutuemos, parecido com o efeito do Mar Morto.
Camping Pousada Rio Novo - Mateiros TO. Ainda bem selvagem, mas é bem estruturado. Vale a pena ir e conferir.

Monte Roraima (RR)

Esse é o sétimo ponto mais alto do país e possui nada menos do que 2.875 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento. 
Seu topo é cheio de formações rochosas esculturais, rios, cachoeiras, vales e até fauna e flora próprias. O trekking até lá é uma das melhores experiências para quem visita a região e está disposto a caminhar bastante. 
Essa montanha está localizada na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, então, além do acesso ao local ser mais fácil, existem diversos jeitos de pensar a viagem e no trekking em si. 
O clima varia bastante, e não tem época do ano que o lugar fique completamente sem chuvas.
 
É aconselhável visitar o local de novembro a março, quando a chuva dá uma trégua e fica mais fácil conhecer as atrações do Monte. 
Dentre elas estão a La Ventana, um dos mirantes mais incríveis com uma vista linda da floresta e das quedas d’água; e o Punto Triple, o monumento piramidal que marca a fronteira entre os três países.
As grutas ou hotéis, como são chamados os pontos de acampamentos, são importantes para se abrigar das temperaturas baixas e chuvas constantes do lugar. 
Atualmente é até proibido acampar fora desses locais específicos. Alguns hotéis são pequenos e  comportam algo em torno de cinco barracas. 

Já o maior deles, o Hotel Principal, abriga até sessenta barracas. Em algumas ocasiões em alta temporada, como Réveillon, Carnaval e Semana Santa pode ser mais difícil encontrar vaga nos acampamentos, mas isso é uma exceção.

Acampamento antes do cume:

Acampamento Tek - 11 km depois de Paraitepuy. Temperatura agradável à noite, pontos de água perto do rio, plano com areia e grama, tem um pequeno barzinho.

Acampamento no cume - lado venezuelano:

Hotel El Indio - 5 km depois da chegada ao cume, capacidade 8 barracas. Com linda vista!

Acampamento no cume - lado brasileiro:

Hotel Quati - 13,7 km do ponto de chegada ao cume, capacidade 14 barracas. O melhor de todos, bem protegido dos ventos, embora faz muito frio à noite.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizada no Nordeste de Goiás, a chapada tem 65.514 hectares. Ela é famosa pelas paisagens naturais, pelas dezenas de cachoeiras e pelos enormes paredões rochosos.
 
É um dos destinos imperdíveis que pode incluir desde passeios mais calmos, como observações de pássaros, massagens e meditações, até os mais radicais, como rapel e tirolesa praticados próximos às quedas d’água. 

As alturas das cachoeiras variam muito, mas se tem uma coisa que não muda é a temperatura da água… Se prepare para um banho frio.

Para chegar a algumas delas, é necessário percorrer trilhas que variam de 2 km a 12 km, considerando a ida e a volta. 
Então, é sempre bom pensar em roupas confortáveis para o percurso. E sempre é aconselhável ter um guia para esse tipo de passeio, porque nem sempre as sinalizações das estradas e trilhas costumam ajudar.
Opções de lazer na chapada: Mirante do Jardim de Maitreya, um dos principais cartões-postais da região; o Vale da Lua, um vale rochoso esculpido pelas águas do Rio São Miguel, que recebe esse nome pela aparências das pedras, que lembram o solo lunar; e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros onde é um destino imperdível, uma reserva ambiental de mais de 65 mil hectares que reúne centenas de nascentes e cursos d’água e dezenas de espécies animais. 
Um dos percursos mais escolhidos é a Trilha dos Saltos, da qual é possível ter uma bela visão de uma cachoeira de 120 metros de altura.
 
O percurso tem 9 km contando a ida e a volta. A reserva é aberta de terça-feira a domingo, com entrada permitida das 8h às 12h. Já a saída deve ser feita até as 18h.

Camping PachaMama - Estrada para São Jorge - Alto Paraíso de Goiás - GO. Chapada dos Veadeiros. Além de cozinha completa e informação turística o camping conta com banheiros bem estruturados, água em todas torneiras, observação de pássaros..

Foz do Iguaçu (PR)

De praxe, quando pensamos em Foz do Iguaçu sempre vem as Cataratas à mente. 
Não é à toa que esse é um dos destinos mais visitados, não só da região, mas do Brasil.
 
As Cataratas são o patrimônio do lugar, é uma parada quase que obrigatória para quem visita a região; milhares de pessoas passam por ali. 
Elas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na divisa entre o Brasil e a Argentina.
 
O passeio se resume a trilha, mas não pense que é pouca coisa. A vista para as quedas d’água é possível durante quase todo o trajeto, nas brechas da mata, mas o ponto final (e principal) é a “Garganta do Diabo”, como é conhecido um dos mirantes mais famosos do Brasil.
Ainda nesse município do Paraná, outro lugar incrível para visitar é o Parque das Aves. 
É um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica. 
É um dos maiores da América Latina, cujo principal trabalho é a conservação de 120 espécies de aves da Mata Atlântica que correm algum risco de extinção.
Camping  Internacional - Rua Manêncio Martins - Bairro  Vila Yolanda: área camping, chalés, 20 apartamentos, restaurante, quiosque, piscina.

Ilha de Boipeba (BA)

Um dos melhores lugares para quem busca alinhar o descanso à natureza. 
O ambiente é supercalmo e relaxante, além de ser maravilhoso! 
E foi por essa beleza natural e pela diversidade do seu ecossistema que a região foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.
Localizado no Arquipélago de Tinharé, no sul da Bahia, o destino é perfeito para quem quer simplesmente se desconectar por alguns dias; para isso você pode contar com a ajuda das praias desertas, com as caminhadas e os passeios de lancha ou de canoa.
Camping Recanto dos Pássaros - Rua das Tiriricas (Cairu), Vila da Velha Boipeba: amplo espaço, área para camping.

Serra da Canastra (MG)

O destino mais procurado na região é sem dúvidas o Parque Nacional da Serra da Canastra, que foi criado em 1972 e cobre uma área de mais de 71 mil hectares.
 
O Parque, que fica no sudoeste de Minas Gerais, foi criado para proteger as nascentes do Rio São Francisco e a fauna e flora, ainda desconhecidos por muita gente. 
A vegetação predominante são os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares.
A temperatura lá é bem agradável: no inverno os termômetros ficam na média dos 17 graus e no verão ficam ali nos 23. 
É importante dizer que o período que mais chove é entre os meses de dezembro e fevereiro, então se esse destino estiver no seu roteiro de férias, eu aconselho que a visita seja feita no meio do ano. 

Além da vegetação, tem muitos animais que habitam a região e que vale a pena conhecer, como o lobo-guará, o veado-campeiro e o tamanduá-bandeira.
As principais atrações da Serra são as seguintes: Visita a uma fazenda produtora de queijo canastra mais trilha na RPPN  (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Cachoeira do Cerradão; a Cachoeira Casca D’Anta; a Trilha do Cerradão; o Poço das Orquídeas; e a Gruta do Tesouro; entre outras. 

Camping da Picareta (Fazenda do Chico Chagas) Área na Fazenda do Chico Chagas, a 3 km de São Roque de Minas e a 7 da portaria principal do Parque Nacional da Serra da Canastra (portaria 1, acesso ao chapadão da Canastra, à nascente do Rio São Francisco e à parte alta das cachoeiras Casca D’ Anta e Rolinhos). 

O acampamento fica no início da trilha da Picareta, que sobe margeando o rio do Peixe até o complexo de cachoeiras e piscinas naturais do Capão Forro. 

Área ao ar livre, internet, banheiros (2 femininos e 2 masculinos), com sanitários e chuveiros quentes, pontos de energia: há disponibilidade, porém são limitados e pagos à parte. A casa principal da fazenda fica a poucos metros e é lá que os campistas encontram todo o apoio.


Chapada dos Guimarães (MT)

Cartão-postal de Mato Grosso, a cachoeira Véu de Noiva é um dos lugares mais visitados da Chapada. Além dela, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães também chama a atenção dos turistas. 
É uma das principais atrações da cidade e o melhor: a entrada é gratuita e fica aberta todos os dias (incluindo finais de semana e feriados).
 
Esse é um dos melhores locais da região para fazer caminhadas, ciclismo, se banhar nas cachoeiras e nos rios, além de contemplar a natureza e a fauna maravilhosa de mais um espaço do cerrado brasileiro!

Outro passeio incrível para fazer na Chapada é o trekking até o Morro de São Jerônimo. 
Com mais de 800 metros de altitude, é um dos pontos mais elevados do parque. A trilha tem 16 km; o percurso leva sete horas – ida e volta.
 
E por último, não deixem de visitar a Caverna Aroe Jari e a Gruta da Lagoa Azul – a maior gruta de arenito do Brasil, com 1550 metros de extensão!

Camping Recanto dos Pássaros - R. Santo Antonio, 49 - Chapada dos Guimarães, MT. Lugar para motorhome e barracas, área de hostel, boa infraestrutura, internet..

Lençóis Maranhenses (MA)

As dunas e a temperatura elevada talvez sejam as únicas coisas que de fato fazem jus a ideia de deserto. Nada além disso. 
Chove bastante no primeiro semestre, que é quando as lagoas enchem. 
Em outubro, elas já começam a secar, então é preciso programar bem sua viagem para não perder essa visão maravilhosa que são as águas doces maranhenses. Julho, Agosto e Setembro são os melhores meses para visitar o lugar.

O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é pelo município de Barreirinhas. 
Vale lembrar que para alcançar os pontos mais bonitos da região é preciso estar com um carro com tração nas quatro rodas e muita perna. 
A caminhada para chegar aos lagos é grande; muitas vezes você vai precisar enfrentar as subidas de mais de 30 metros das dunas. 
Mas todo o esforço vale a pena.

Hostel e Camping do Caiçara - Rua Estrela - Centro, Santo Amaro do Maranhão - MA. 
A pousada tem um quarto privativo com uma cama de casal e uma cama de solteiro, ideal para famílias, com ar-condicionado. 
Tem outro quarto com beliches, para estadia estilo hostel. Cozinha disponível para uso compartilhado. Café da manhã...

Chapada Diamantina (BA)

São mais de 1.500 km² cheios de grutas com grandes salões subterrâneos, cânions gigantes e cachoeiras. 
A Chapada Diamantina, na Bahia, "é um dos melhores lugares do mundo" para quem curte esportes de aventura, como escalada, rapel, tirolesa, flutuação, mountain bike, arvorismo, quadriciclo, canoagem, stand up e até voo livre.
Para aqueles que gostam de uma boa caminhada, tem o trekking pelo Vale do Pati. 
Uma curiosidade bem legal é que o lugar já chegou a abrigar centenas de famílias. 
Antigamente, essas trilhas do Vale eram utilizadas para escoar o café que era plantado na região.

Existem diversos roteiros para turistas atualmente  e os percursos variam de dois a cinco dias. 
Para quem busca um passeio ainda mais calmo, eu aconselho optar pelo turismo rural: roteiros que envolvem passeios a fazendas, muitas delas de agricultura familiar.
Camping Mucugê -  Rua Caetité, 207 - Centro, Mucugê - BA. Boa infraestrutura, banheiros limpíssimos, cozinha show, wi-fi ótimo..

Pantanal (MS)

O Pantanal é sem dúvida um dos lugares mais incríveis para explorar a fauna e flora brasileira. 
Um dos passeios mais tradicionais para quem quer conhecer a região é a cavalgada e a melhor época do ano pra isso é na estação da seca, de abril a setembro, que é quando dá para observar melhor os animais.
Com um carro, obviamente você também consegue ter uma ótima visão e convenhamos que em alguns casos é até mais seguro. 
Dentro do veículo você percorre grandes distâncias, além de chegar mais próximo de jacarés, capivaras, veados, tucanos, tuiuiús, tamanduás e até uma onça-pintada pode chegar a aparecer. 

São muitas opções de passeio e o aconselhável é que todos sejam feitos com supervisão de um guia ou alguém que conheça a área. 
No roteiro ainda cabe: passeio de canoa e de barco, trilhas, passeio de bicicleta, pescaria, mergulho em águas transparentes. 

Não esqueça de passar pelo Projeto Arara Azul, que funciona desde 1990 e já ajudou a aumentar a população da espécie de 1.500 para mais de 5.000. Para finalizar, também dá para fazer uma paradinha estratégica em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Pousada e Camping Santa Clara - km22 da Estrada Parque - Zona Rural - Corumbá MS: camping ou redário… comida de fazenda… muita sombra, piscina, passeios de barco Rio Abobral, safari fotográfico de camionete pela Estrada Parque, saída noturna para focagem de animais, pescaria, caminhadas e cavalgadas. 

Informe-se na pousada a possibilidade de uma expedição ao Pantanal, se esta for sua intenção de um camping selvagem.

Atenção: O blog Camping Selvagem não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário