29.11.16

A higiene no camping

Requisitos para manter a higiene

Em um camping, sendo principalmente selvagem, você precisa de água e comida para sobreviver e se manter, mas também deve ter e aplicar altos padrões de higiene pessoal.

Higiene pessoal

Em qualquer situação, a limpeza é um fator importante na prevenção de infecções e doenças. Torna-se ainda mais importante em uma situação de sobrevivência. A má higiene pode reduzir em muito as suas chances.
Um banho diário com água quente e sabão é ideal, mas você pode ficar limpo sem esse luxo.
Se o acampamento for próximo a cachoeiras ou riachos, use-as em um horário pré-determinado.
Use um pano e água com sabão para se lavar.

Preste especial atenção aos pés, axilas, entrepernas, mãos e cabelos, pois estas são áreas privilegiadas para infestação e infecção. Caso a água doce não seja possível para o banho, no caso de praia, basta enxugar-se com uma toalha logo que saia da água. Desta forma se tira todo sal do corpo.
Se a água é escassa, tome um banho de "ar". Remova o máximo de sua roupa e prenda e exponha seu corpo ao sol e ao ar por pelo menos 1 hora. Tenha cuidado para não se queimar ao sol.

Se você não tem sabão, use cinzas ou areia, ou faça sabão de gorduras animais e cinzas de madeira, se sua situação permitir:
Para fazer sabão 
Extraia graxa de gordura animal cortando a gordura em pedaços pequenos e cozinhando-os em uma panela; Adicione bastante água a panela para evitar que a gordura se queime enquanto cozinha; Cozinhe a gordura lentamente, mexendo com freqüência; Depois que a gordura é processada, despeje a graxa em um recipiente para endurecer.
Para as cinzas 
Coloque as cinzas em um recipiente, despeje  água sobre as cinzas e junte o líquido que escorre para fora em um recipiente separado. Este líquido é o potássio ou a lixívia. Outra maneira de obter a lixívia é despejar a pasta (a mistura de cinzas e água) através de um pano coador.
Em uma panela de cozinha, misture as duas partes de graxa da gordura para uma parte de potássio.
Coloque esta mistura sobre um fogo e ferva até engrossar.
Após a mistura - o sabão - esfria, você pode usá-lo no estado semi-líquido diretamente do pote. Você também pode despejá-lo em uma panela, permitir que ele endureça e cortá-lo em barras para usá-lo posteriormente.

Mantenha suas mãos limpas
Os germes nas mãos podem infectar alimentos e feridas. Lave as mãos depois de manusear qualquer material que seja susceptível de transportar germes, depois de visitar o banheiro, depois de cuidar de algum doente, e antes de manusear qualquer alimento, utensílios ou beber água. Mantenha suas unhas bem cortadas e limpas, e mantenha seus dedos fora de sua boca.

Mantenha seu cabelo limpo
Seu cabelo pode se tornar um paraíso para bactérias, pulgas, piolhos e outros parasitas. Mantendo seu cabelo limpo, penteado e aparado ajuda a evitar esse perigo.

Mantenha sua roupa limpa
Mantenha sua roupa e roupa de cama tão limpas quanto possível para reduzir a chance de infecção da pele, bem como para diminuir o perigo de infestação parasitária. Limpe sua roupa exterior sempre que estiver suja. Use a roupa interior limpa e meias a cada dia. Se a água for escassa, o "ar" limpa suas roupas agitando, ventilando e tomando sol durante 2 horas. Se você estiver usando um saco de dormir, volte-o para dentro depois de cada uso, esfregue-o e areje-o.

Mantenha seus dentes limpos
Limpe cuidadosamente a boca e os dentes com uma escova de dentes pelo menos uma vez por dia. Se você não tem uma escova de dentes, faça uma vara de mastigação. Encontre um galho de cerca de 20 centímetros de comprimento e 1 centímetro de largura. Mastigue uma extremidade da vara para separar as fibras. Agora escove os dentes completamente. Outra maneira é envolver uma tira limpa de tecido em torno de seus dedos e esfregar os dentes com ela para limpar as partículas de alimentos. Você também pode escovar os dentes com pequenas quantidades de areia, bicarbonato de sódio, sal ou sabão. Em seguida, enxágue a boca com água, água salgada ou chá de casca de salgueiro. Além disso, usar fio dental com corda ou fibra ajuda a higiene bucal.

Cuide dos seus pés
Para evitar sérios problemas no pé em seus sapatos antes de usá-los em qualquer caminhada. Lave e massageie seus pés diariamente. Corte as unhas dos pés e verifique seus pés diariamente por bolhas.
Se você perceber uma pequena bolha, não a abra. Uma bolha intacta está protegida da infecção. Aplique um material de preenchimento ao redor da bolha para aliviar a pressão e reduzir a fricção. Se a bolha explodir, trate-a como uma ferida aberta. Limpe e examine-a diariamente e cubra-a. Deixe grandes bolhas intactas. 

Obtenha descanso o suficiente
Você precisa de uma certa quantidade de descanso para acampar. Planeje períodos regulares de repouso de pelo menos 10 minutos por hora durante suas atividades diárias. Aprenda a se sentir confortável em condições menos do que ideais. Uma mudança da atividade mental para a atividade física ou vice-versa pode ser refrescante quando o tempo ou a situação não permite um relaxamento total.

Mantenha o ambiente do acampamento limpo
Nunca molhe o solo na área do acampamento com urina ou fezes. Use os banheiros, se disponível. Quando os banheiros não estão disponíveis no momento, cave "orifícios de gato" e cubra o lixo. Colete água potável, a qual abasteça suficiente o acampamento. Purifique toda a sua água.

O lixo

Em um acampamento selvagem, o lixo deve ser acondicionado de tal modo, que ao final do acampamento ele deverá ser enterrado, mas o que puder queimar é melhor, pois assim não ficará nenhum vestígio de que você esteve ali. 

É aquele ditado: Olhe bem a área quando você chegar, e deixe exatamente igual quando sair.
Esse é um final de um camping - onde pessoas inescrupulosamente não tinham nenhum senso de higiene e respeito com o meio ambiente.

E também acontece isso - catadores de lixo encontram um local onde pessoas fizeram camping selvagem. 
Porque não fizeram como diz o ditado, o resultado é sempre esse, doloroso para nós campistas conscientes: É proibido acampar; e eles estão errados?
Essa lixeira é uma pequena parte da imundície que vem do mar, demonstrando que além de existirem os maus campistas, há uma população inteira fazendo dos esgotos, rios e mares seus depósitos de porcarias.
Isso ninguém vê, e até mesmo quem critica os campistas jogam o lixo de suas residências no mar.
Até, por incrível que pareça, lugares e ilhas selvagens que o homem nunca pisou se deparam com essa cena.

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar o seu lixo.


O Sanitário 

Nas áreas selvagens faça uma fossa (chamada fossa negra), cercando-a com tecido ou plástico, cubra-a de terra, jogue uma colher de cal vivo (ou outro produto químico) sempre que for usada: isso evita o mau cheiro e o acúmulo de mosquitos.
Essa fossa tem que ficar no mínimo uns 30 a 50 metros de distância do acampamento, e se o terreno for em aclive, não faça ela acima do acampamento por causa das chuvas.
Para quem vai ficar acampado por vários dias ou até meses, alguns campistas mais arrojados e experientes fazem verdadeiros banheiros ao ar livre, só com os expedientes do local (como bambu, folhas grandes, galhos e lenhas diversas), além de lonas plásticas e um pouco de imaginação. Mas isso não é uma norma geral.

Quando for embora, cubra completamente o buraco com terra. 
Ao escolher o local da fossa, tenha o cuidado de não destruir árvores nem plantas.
Há também um tipo de barraca sanitária portátil a venda de apenas 160grs, mas até hoje eu não vi ninguém usando.
Finalmente, para afastar os insetos, além dos repelentes, use o conselho de um campista veterano: espalhe pedras de carbureto em volta da barraca, para a garantia de um sono tranquilo.
Esse campista caprichou na construção do seu banheiro particular.

Material de Higiene Pessoal Para a higiene pessoal  não se esqueça de levar:
sabonete ou sabão de coco, escova e pasta de dentes, xampu e creme, desodorante, papel higiênico, toalha, pente ou escova.

Roupas - O mais importante em se tratando de roupas, não tem mistério, é só o campista olhar a previsão do tempo e a estação.
O erro mais frequente dos campistas de primeira viagem é levar uma mochila lotada de roupas, e isto é impraticável. 
Além de levar muito peso, é incômodo e volumoso.
Um bom estoque de roupas baseia-se nisto:
duas camisetas com mangas, um bom short com bolsos, sunga de praia, calça comprida, pijama de frio (calça e camisa manga longa), duas cuecas, casaco de frio tipo impermeável, meias compridas, par de chinelos (tipo havaianas é melhor), par de chinelos social, coberta fina, manta e travesseiro.
Com esse material, você está apto a acampar em qualquer tempo, exceto em climas de frio rigoroso.



No verão; não tem jeito, é short, sunga, bermuda, biquíni, sunquini... e um bom chapéu.
Em um camping selvagem ou natural, ao contrário que muitos pensam, existe regras importantes em se tratando de higiene; além do mais, é a natureza e você que está em jogo.
Fique atento para isto.

No mercado

Urina Lady Urinal Funil Silicone Suave 

Só para elas - Urina Lady Urinal Funil Silicone Suave - Nunca mais em banheiros sujos ou dentro do mato..
Dispositivo de micção para viagem, ao ar livre, feminino
Fazer xixi em pé, não mais em banheiros sujos, dentro do mato em arbustos, especialmente projetado, feminino urinol é macio e flexível, em silicone, portável e conveniente, para ir a qualquer lugar, e a qualquer hora.

Nunca mais em posições desconfortáveis de cócoras sobre banheiros insalubres, ou quando um não está disponível, você pode contar com este item. 
Ótimo para camping ou festas, totalmente higiênico e fácil de usar, permite que mulheres de todas as idades urinar em uma posição para cima, sentada ou deitada, sem tirar a roupa. Discreto, portátil e re-utilizável. projetado para não fluir de volta, respinga ou derrame.
Importante: ele está a venda em lojas - não divulgaremos nomes de loja, e nem preços - só para artigos exclusivamente femininos. Pesquisem..rsrs..

Leia mais.. As regras do camping selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário